TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alavancagem

Casos: Alavancagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 7

O que é Alavanca?

É uma barra que deve ser apoiada em uma base, na qual por meio de uma força pequena na parte maior da alavanca, é possível move um peso muito maior na parte menor da alavanca. Veja imagem a seguir:

Nesta imagem vemos que com uma força aplicada de 1kg na parte da alavanca de 10m, é possível levantar um peso de 10kg que está na parte da alavanca de 1m.

A alavancagem resulta do uso de ativos ou fundos a custo fixo para multiplicar os retornos aos proprietários da empresa. De modo geral, aumentá-la resulta em maior retorno e risco, ao passo que reduzi-la, diminui ambos. O volume de alavancagem na estrutura de capital da empresa pode afetar seu valor de maneira significativa ao afetar o retorno e o risco. Ao contrário de algumas fontes de risco, a administração tem controle quase total sobre o risco introduzido pelo uso da alavancagem. Em virtude de seu efeito sobre o valor, o administrador financeiro deve saber como medir e avaliá-la, especialmente ao tomar decisões referentes à estrutura de capital.

A alavancagem sobre os resultados somente poderá ser entendida a partir dos conceitos de custos e despesas variáveis e fixos. A ação de uma alavanca (leverage) faz com que os resultados sejam maximizados em decorrência dos custos fixos.

Como os custos fixos não se alteram em função da variação no volume de produção podem ser considerados custos do período e não da produção, por este motivo, para efeito de apuração do resultado para fins administrativos os custos fixos são levados ao resultado e não acompanham o produto, passando pelos estoques para somente após vendidos refletir no resultado da empresa.

Aqui vemos a ilustração do efeito da variação das vendas no resultado, para cada 1% de aumento nas vendas, temos uma variação de 10% nas vendas.

A alavancagem operacional é o reflexo do volume de vendas com o mesmo gasto em custo fixo do período, assim podemos dizer que somente haverá alavancagem operacional caso exista custo fixo.

A alavancagem financeira é o reflexo que as despesas financeiras causam no resultado líquido, quanto maior o volume de despesas financeiras, maior será a alavancagem financeira, considerando que as mesmas permaneçam fixas.

A alavancagem combinada ou total é a combinação ou junção da alavancagem operacional com a alavancagem financeira, desta forma teremos o reflexo no das Vendas ou da Margem de Contribuição Total no Lucro Líquido por Ação.

VIDEO 1

Get Microsoft Silverlight

Os três tipos básicos de alavancagens podem ser definidos da melhor maneira usando-se a demonstração do resultado da empresa, como se pode ver na demonstração genérica apresentada na tabela abaixo e da demonstração de resultados administrativa apresentada a seguir .

Esta projeção de resultado depende do trabalho conjunto do administrador financeiro e do economista, pois os cenários dependem de possíveis alterações econômicas tanto na micro quanto na macroeconomia.

PARA REFLETIR :

A DRE “contábil” deve ser ajustada para calcular a as Alavancagens?

Cenários que foram considerados para projeção de resultados da Demonstração a seguir:

Previsão do aumento de vendas em 30%;

Os percentuais dos impostos sobre venda permanecerão inalterados;

Os custos e despesas fixos permanecerão fixos até este volume de operações projetado;

As despesas financeiras também permanecerão fixas;

Os impostos sobre lucros permanecerão estáveis no percentual de 25,18%;

As participações distribuídas são de 2,491% e permanecerão estáveis percentualmente.

ALAVANCAGEM OPERACIONAL

A alavancagem operacional ocorre quando os custos e despesas fixos permanecem inalterados para um volume diferente de vendas, pois como os custos e despesas fixos deverão ser distribuídos pelas unidades vendidas, quanto maior a venda menor será o custo e despesas fixos imputados por unidade vendida, isto provoca uma variação percentual maior no Lucro Antes das despesas financeiras (Juros) e Impostos – LAJIR do que nas Receitas Totais de Vendas – RTV.

Os gastos fixos do Ativo motivam a Alavancagem Operacional, pois representam custos e despesas decorrentes da estrutura empresarial, a composição desta estrutura está nos ativos da empresa.

Segundo Braga (1995) a forma de medir a alavancagem operacional é através do Grau de Alavancagem Operacional – GAO, que medirá os efeitos provocados no LAJIR em função das variações nas vendas.

O GAO expressa o número de vezes que as variações percentuais do RTV expressa no LAJIR e poderá ser calculado com a utilização das fórmulas seguintes:

Calculando pelas variações percentuais entre o período apurado e o período projetado

ou calculando pelos valores demonstrados no período apurado

De acordo com a Demonstração do Resultado do Exercício Administrativa com Projeção o GAO seria apurado da seguinte forma:

Calculando pelas variações percentuais entre o período apurado e o período projetado

ou calculando pelos valores demonstrados no período apurado

A cada ponto percentual adicionado na Receita representará 2,79 pontos percentuais adicionados no Resultado antes das Despesas Financeiras e Impostos sobre Lucro.

Segundo Braga (1995, p. 205) “o GAO pressupõe que permanecem inalterados os preços de venda, os custos variáveis unitários e os custos operacionais fixos”.

A alavancagem operacional resulta da existência de custos operacionais fixos na estrutura de resultados na empresa. Usando a estrutura apresentada na tabela abaixo, podemos definir a alavancagem operacional como o uso potencial de custos operacionais fixos para ampliar os efeitos de variações nas vendas sobre o lucro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com