TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alcool Ou Gasolina

Monografias: Alcool Ou Gasolina. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

ÁLCOOL OU GASOLINA?

Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:

• Substâncias polares e apolares;

• Interações intermoleculares entre substâncias polares.

Recursos educacionais:

• 200.189.113.123/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/objetos_de_aprendizagem/QUIMICA/sim_qui_gasolinaadulterada.swf.

• Clique no link para visualizar a animação presente no site do LabVirt;

• www2.fc.unesp.br/lvq/exp02.htm. Clique no link para visualizar o experimento.

Preparando a aula:

Na aula anterior, peça para que os alunos façam uma pesquisa sobre qual o teor de álcool permitido na gasolina de acordo com a legislação vigente.

Introduzindo a aula: (5 min.)

Para introduzir a aula faça a seguinte pergunta aos alunos: Como saber se a gasolina do posto de combustível está adulterada?

Desenvolvendo a aula: (30 min.)

Após as respostas dos alunos, explique que eles irão executar uma simulação que se baseia na polaridade das moléculas para determinar o teor de álcool na gasolina e irão comparar com o teor encontrado nas especificações da lei.

De acordo com a disponibilidade de computadores e com a quantidade de alunos, caso necessite, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Execute simulação do LabVirt sempre orientando os alunos. Depois disso, peça para os alunos abrir o roteiro experimental e observarem a figura 1 e a figura 2, em seguida peça para eles responderem as seguintes perguntas:

https://www.google.com.br/#q=1.%09Por+que+ap%C3%B3s+a+mistura+a+gasolina+ficou+acima+da+solu%C3%A7%C3%A3o+salina

1 – A figura 1 representa o início do experimento no qual é adicionado 50 ml de água acima da gasolina. Observe que nesta representação apenas indica que foi colocado a água sobre a gasolina, porém na prática durante a adição a água não ficaria acima da gasolina e sim abaixo. Explique por quê? (Densidade)

2 – Ao observar a figura 2, o que aconteceu com o volume da fase aquosa? Explique o que ocorreu.

Depois das respostas dos alunos, explique que a densidade da água é maior do que a densidade da gasolina, por isso quando misturamos os dois materiais a água fica em baixo da gasolina.

Além disso, quando misturamos os dois materiais ocorreu um aumento do volume da fase aquosa. Isso ocorreu porque a o álcool dissolvido na gasolina, por possuir uma maior afinidade com a água em função da polaridade, foi solubilizado n a água. Explique aos alunos que esse fato é provocado por:

As cargas elétricas não são distribuídas de uma forma homogênea, fazendo com que partes distintas das moléculas fiquem positivas e outras negativas. As moléculas que possuem cargas elétricas deslocadas são denominadas polares e as que não possuem são apolares. Substâncias polares podem interagir entre si, já que suas extremidades polares podem atrair as extremidades de cargas opostas das moléculas de outras substâncias. Já moléculas apolares não interagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com