TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alcool e drogas

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Fluminense

Escola de Serviço Social

Ana Beatriz Mattos

Fichamento - Drogas E Drogadição No Brasil

Niterói/Rio de Janeiro

2014

Ana Beatriz Mattos

Fichamento - Drogas E Drogadição No Brasil

        

Trabalho apresentado na disciplina “Saúde Mental”, ministrada pela professora Tatiana Reis como pré-requisito parcial para aprovação.

Niterói / Rio de Janeiro

2014

1. A Evolução Histórica Recente Do Consumo De Drogas

“Consumir drogas corresponde a uma prática humana milenar e universal. Não existe sociedade sem drogas, ao ponto do padrão de consumo, os seus modos, especies e frequências, representarem um importante revelador antropológico.” (p.27)

“... no caso da ampliação da crise social, atingindo não só os valores culturais, mas também a estruturação sócio-econômica, desencadeando um pauperismo crescente de amplas faixas da população, esta coesão secundária desmantela; o consumo de drogas atinge então todas as parcelas fragilizadas do corpo social e se propaga com rapidez inclusive entre os menos favorecidos. Isto evidencia-se com particular clareza nos países em desenvolvimento ou do “terceiro mundo”.” (p.28)

2. O Drogado De Hoje

“Dentro do panorama global do uso e abuso de drogas nas sociedades modernas, recorrer a elas pode, dependendo do contexto sócio-econômico , ter um sentido diferente daqueles evocados até agora – a saber o de “tapar a fome”. “ (p.30)

“Aí pois, o consumo de drogas – mesclado muitas vezes com álcool – faz parte do contexto global da subnutrição, do desemprego, da falta de infra-estrutura sanitária e habitacional que, no Brasil como em outros países de “terceiro mundo”, mergulharam amplas faixas da população na miséria. Ele não pode ser considerado como um fator isolado, tampouco que os “menores de rua” possam ser abordados como simples usuários de cola de sapateiro: eles não são meras “vítimas da droga”, mas agentes que tentam – ás vezes desastrosamente – participar de um processo de socialização, apesar de quase tudo contribuir para excluí-los, em particular a violência do seu “habitat natural”, a rua.” (p.30)

“Mas eis ai a ambiguidade da presença das drogas na sociedade e dos valores que representam: a legalidade ou não de um produto num determinado contexto sociocultural não é função da gravidade dos problemas sociais ou de saúde que suscita, mas obedece a critérios econômicos e políticos” (p.31)

3. A Juventude E A Transgressão

“À construção da turma incumbe assim uma função importante na procura da verdade que impregna o jovem. Desiludido quanto à possibilidade de de descobrir a verdade pelos outros, pais e autoridades extra-familiares (que sempre acha despreparados e autoritários, senão mentirosos), ele almeja assegurar-se de sua verdade, perscrutando todas aquelas formações do espírito humano das quais consegue inteirar-se.” (p.34)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (287.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com