TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação Saudável

Trabalho Universitário: Alimentação Saudável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Estes passos podem ser e devem ser seguidos por todas as pessoas da família por mais de 20 anos de idade e menos de 60 anos.

Não precisa seguir a ordem dos números para iniciar a escolha daquela orientação que lhe pareça mais fácil, interessante ou desafiadora e procure segui-la todos os dias. Caso em algum dia você não consiga, não desanime; tente novamente no dia seguinte quando sentir que o passo escolhido já faz parte da sua rotina, então acrescente um novo

1. Faça pelo 3 refeições ( café da manhã,almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições e não exagere na quantidade.

2. Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais como arroz, milho e trigo; tubérculos como as batatas; raízes como mandiocas/macaxeira /aipim; pães e massas e nas refeições dê preferências aos pães integrais e os alimentos na sua forma mais natural.

3. Coma diariamente pelo menos 2 porções de verduras e legumes como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches. Frutas, legumes e verduras são ricos em minerais e fibras, e devem estar presentes diariamente nas refeições, pois contribuem para a proteção à saúde e diminuição do risco de ocorrências de varias doenças.

4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e um bom para saúde.

5. Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeites, manteiga ou margarina. Use azeite de oliva para temperar saladas, sem exagerar na quantidade.

7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. Coma-os, no máximo 2 vezes por semana.

8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa a quantidade de sal por dia deve ser no máximo, 1 colher de chá rasa, por pessoa, distribuí-la em todas as refeições do dia

9. Beba pelo menos dois litros (6 a 8 copos) de água por dia de preferência ao consumo de água entre as refeições.

A água é muito importante para o bom funcionamento do organismo das pessoas em todas as idades. O intestino funciona melhor, a boca se mantém úmido e o corpo hidratado.

10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

Além da alimentação saudável, atividade física regular é importante para manter um peso saudável.

Movimente-se! Descubra um tipo de atividade física saudável, o prazer também é fundamental para a saúde. Mantenha seu peso dento dos limites saudáveis.

Índice de massa corporal – IMC

Se você tem entre 20 e 60 anos, veja no quadro a baixo o seu IMC (índice de massa corporal) que mostra se o peso estar adequado para a altura. Para calcular, divida seu peso, em quilogramas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com