TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aluminio

Trabalho Universitário: Aluminio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

Após ser retirada de suas reservas naturais, a bauxita - matéria-prima de onde se origina o alumínio -, é submetida a um processo chamado refino, no qual é obtida uma substância denominada alumina, base da produção do alumínio metálico. À exemplo de todas as etapas que compõem o ciclo de vida do metal, o refino também pode ser trabalhado de acordo com os mais modernos preceitos de respeito ao meio-ambiente e aos valores sociais e éticos. Assim mostra esta, que é a segunda matéria da série desenvolvida pela revista Alumínio para mostrar a preocupação com a sustentabilidade hoje existente em todas as etapas do processo de produção de alumínio, da extração da bauxita à reciclagem.

Materializa essa possibilidade a operação da Alunorte, refinaria de produção de alumina localizada no município de Barcarena, no Pará. Com capacidade produtiva de 6,26 milhões de toneladas por ano, é a maior produtora de alumina do mundo, e destina 85% de sua produção ao mercado interno.

Na Alunorte, a chamada 'lama vermelha' - principal resíduo do processo de obtenção da alumina - é trabalhada por meio de uma tecnologia de deposição denominada dry stacking. que, ao utilizar o conceito de 'depósito', em vez do conceito mais comum de 'lago', proporciona melhores condições de segurança e estabilidade na operação. "Essa tecnologia também permite sensível redução no consumo de soda cáustica, e tem segurança ambiental proporcionada pelo sistema de revestimento com manta de polietileno de alta densidade", esclarece Daryush Albuquerque Khoshneviss, diretor industrial da Alunorte.

Além disso, toda a água presente na polpa de bauxita enviada através do mineroduto - em torno de 1.000 metros cúbicos por hora - é reutilizada no processo produtivo da Alunorte, que trabalha ainda seus efluentes industriais através de um aparato com capacidade de tratamento de 6.500 metros cúbicos por hora. "A qualidade desses efluentes segue padrões rígidos de controle ambiental", afirma Khoshneviss.

Na unidade de refino mantida pela CBA no município paulista de Alumínio, com capacidade para processamento de 1 milhão de toneladas anuais de óxido de alumínio (nome técnico da Alumina), são tratadas todas as fontes de poluição atmosférica. A energia elétrica consumida é integralmente proveniente de usinas hidrelétricas, sendo que cerca de 70% dessa energia provém de sistemas próprios de geração.

Lá existe, ainda, um circuito fechado apto a reaproveitar toda a água - Capaz, inclusive, de captar água de chuva, sempre que necessário. "Na gestão de seus resíduos, a CBA busca oferecer-lhes destinação mais nobre, seja no aproveitamento como insumo energético, matéria-prima em outros processos, ou via reciclagem", conta Saulo Moreira, gerente-geral da Sala Fornos e Tecnologia da fábrica da CBA. "A empresa utiliza equipamentos de alta tecnologia, com baixo consumo específico de matérias-primas e insumos como água, combustíveis e energia elétrica", complementa.

Cidadania e conscientização

As estratégias das empresas dedicadas ao refino da bauxita não abrangem apenas os aspectos ambientais da sustentabilidade: também englobam valores associados à cidadania e à responsabilidade social. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com