TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Custos

Trabalho Universitário: Analise De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  4.625 Palavras (19 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

ANÁLISE CUSTO VOLUME LUCRO EM EMPRESAS COMERCIAIS

PORTO ALEGRE, ABRIL 2012

Análise Custo Volume Lucro em Empresas Comerciais

Sumário

1. Introdução

2. Embasamento teórico

2. 1. Margem de Contribuição

2. 2. Ponto de Equilíbrio

2. 3. Margem de Segurança

3. Estudo de Caso

3. 1. Fases do Estudo de Caso

3. 2. Dados Coletados

3. 3. Margem de Contribuição

3. 4. Custos e Despesas fixas

3. 5. Ponto de Equilíbrio

3. 6. Margem de Segurança

3. 7. Resultado Mensal – Projetado

4. Conclusão

1. INTRODUÇÃO

Os conceitos de Custo / Volume / Lucro (ou Análise CVL) têm sido utilizados por vários anos para avaliar ou simular os resultados operacionais de empresas em diversos setores ou segmentos de mercado. Isto porque são diversificados os benefícios informativos fornecidas, possibilitando apoio técnico as decisões cotidianas com que os administradores se deparam.

Neste sentido, a literatura contábil tem sido especialmente rica em exemplos de aplicações de análise de CVL em ambientes industriais. No entanto, trabalhos enfatizando a utilização desse instrumento de gestão na atividade comercial e de serviços são muito menos numerosos. Essa escassez de textos voltados para estes tipos de empresas é mais perceptível quando se olha para as obras relacionadas a tipos específicos de segmentos, como é o caso do comércio de combustíveis e pescados. Por esta razão, optou-se por este relatório de pesquisa um estudo de caso onde foi aplicado ao custo / volume / lucro para uma empresa que vende este tipo de produto.

O principal objetivo deste estudo foi fornecer aos gestores da empresa conhecimentos focados nas informações de rentabilidade dos produtos vendidos, o resultado do período, o ponto de equilíbrio (em unidades e valor), a margem de segurança das operações e a possibilidade de simular cenários mensais que envolvem mudanças nos fatores envolvidos (custos, preços e volumes de vendas).

Para este fim, inicialmente é uma revisão da literatura sobre os principais conceitos relacionados ao custo / volume / lucro. Iremos discorrer sobre a pesquisa, descrevendo o contexto em que foi delineado o estudo de caso, apresentadas em detalhe as medidas tomadas e as informações de natureza gerencial obtidas. Finalmente, são citadas algumas limitações inerentes à metodologia e as conclusões derivadas são mencionadas na pesquisa.

2. EMBASAMENTO TEÓRICO

2.1. Margem de Contribuição

Uma das ferramentas que disponibilizam informações gerenciais importantes é a Margem de Contribuição que, no entendimento de Atkinson et al. (2000), consiste na diferença entre o preço de venda unitário e o custo variável por unidade vendida.

Martins (2003, p.179) considera que a margem de contribuição por unidade “é a diferença entre o preço de venda e o custo variável de cada produto; é o valor que cada unidade efetivamente traz à empresa de sobra entre a sua receita e o custo que de fato provocou e que pode lhe ser imputado sem erro.”

Leone (2000) aduz que a Contribuição Marginal é calculada subtraindo-se do valor de venda de cada unidade os seus custos variáveis, resultando num valor dedicado à cobertura dos custos fixos.

Perez Júnior et al (1999) registram que a Margem de Contribuição Unitária é dada pela fórmula: MC = PV – (CV + DV), onde MC = margem de contribuição; PV = preço de venda; CV = soma dos custos variáveis e DV = soma das despesas variáveis. Tais autores exemplificam o cálculo da Margem de Contribuição supondo um produto X cujo preço de venda unitário seja $ 15,00 e cujos custos variáveis sejam $ 3,00 de matéria-prima e $ 4,00 de mão-de-obra direta. Além desses custos variáveis, a empresa, por ocasião da venda, incorre no pagamento de comissões aos vendedores, à base de 5% do preço de venda e impostos, à base de 15% do preço de venda. Nesse exemplo, tem-se a margem de contribuição de $ 5,00. Ou seja: MC = 15,00 – (3,00 + 4,00) – (2,25 + 0,75) = 5,00.

O estudo da Margem de Contribuição, na opinião de Padoveze (1994), é elemento fundamental para decisões de curto prazo. Além disso, o cálculo da Margem de Contribuição rotineiramente possibilita inúmeras análises objetivando a redução dos custos, bem como políticas de incremento de quantidade de vendas e redução dos preços unitários de venda de produtos ou mercadorias.

Santos (1990) aduz que dentre as vantagens do conhecimento das Margens de Contribuição em valor (R$) e em percentual (%) das divisões (ou setores comerciais), linhas de produção (ou linhas de comercialização) e de produtos (ou de mercadorias) podem ser elencadas as seguintes:

- Ajuda a administração a decidir que produtos devem merecer maior esforço de venda ou ser colocados em plano secundário ou simplesmente tolerados pelos benefícios de vendas que possam trazer a outros produtos;

- É essencial para auxiliar os administradores a decidirem se um segmento produtivo (ou de comercialização) deve ser abandonado ou não;

- Pode ser usado para avaliar alternativas que se criam com respeito às reduções de preços, concessões de descontos específicos, campanhas publicitárias especiais e uso de prêmios para aumentar o volume de vendas, dentre outras possibilidades. As decisões deste tipo são realmente determinadas por uma comparação dos custos adicionais visando ao aumento na receita de venda. Normalmente, quanto maior for o índice

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com