TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Serviço Social

Por:   •  12/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.718 Palavras (11 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA

[pic 1]

ANÁLISE ORGANIZACIONAL

Trabalho Acadêmico da disciplina de Estágio  em Serviço Social I

Professora Regente: Ângela Maria Pereira

Professora Tutora Virtual: Elisângela Neves Leal

Professor(a) Tutor(a) Presencial: ______________________

Educanda: Dayane Paula dos Santos

Minas Gerais

Maio de 2016

1 - IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO INSTITUCIONAL

Nome da Instituição: Secretaria Municipal de Assistênica Social

Endereço Completo: Rua Castro Alves, nº 29 - Bairro Centro - Dores de Guanhães- MG, CEP: 35894 000

Contato telefônico e e-mail: (33) 3426 1212 smas.doresdeguanhães@gmail.com

Responsável: Cristina Aparecida Silva Soares

Supervisor(a) de Campo / número do CRESS: Chênia Pereira Barroso - CRESS 7080

Missão: Contribuir para efetivação dos direitos sociais, promover o desenvolvimento social de todos os segmentos da população.

Visão: Concretizar a proteção social das famílias.

2 – DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A secretaria municipal de assistência social de Dores de Guanhães é uma instituição pública responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Única de Assistente Social (SUAS). Essa instituição existe para atender as famílias do municipio que estão fragilizadas e em vulnerabilidade social, devido ao desemprego e outras desordens famíliares, orientando as famílias de seus direitos e deveres.

3 - BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO 

Antes a secretaria de assistência social era vinculada com a saúde, a partir de 2003 a mesma foi ser uma instituição própria para atender melhor as demandas dos usuários, seguindo os parâmetros nacionais da lei. A assistência social veio a ser uma secretaria para melhor atender as demandas do município que cresceu muito nos últimos 13 anos, com isso veio a necessidade de dividir a secretaria de educação do CRASS, mais com tudo as duas ainda trabalham juntas sempre uma ajudando a outra, para atender melhor os seus usuários. A Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8.742/93 - LOAS) e o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) acreditam a toda pessoa 10 direitos socioassistenciais, aos quais se somam outros, para segmentos específicos, estabelecidos por legislação esparsa.

A atuação da Assistência Social ocorre em base a princípios e diretrizes tendo como objetivo garantir o atendimento às necessidades básicas e proporcionar o desenvolvimento pessoal, familiar e social, bem como, oportunizar a capacitação, facilitando a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.

Dentre seus princípios destacam-se o da universalização dos direitos sociais; o respeito à dignidade do cidadão; o direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar. As balizas para ocorrência destes atendimentos devem respeitar a descentralização político-administrativa e a participação da população, tendo a centralidade das ações na família.

 4 - OBJETIVO DA INSTITUIÇÃO –

O objetivo da secretaria de assistência social de Dores de Guanhães é prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção especial básica, para famílias que delas necessitarem e contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários e grupos especificos, ampliando acesso aos bens e serviços socioassistencias básicos e especiais em áreas urbanas e rurais, garantido a convivência familiar e comunitária. A assistente social me descreveu que o objetivo da instituição mudou significativamente de acordo com o tempo, especialmente na questão da demanda e foco de trabalho.

Antigamente a busca dos usuários era na grande maioria por inscrições em cursos profissionalizantes, como forma de se aperfeiçoar na área de trabalho e conquistar novos espaços. Hoje em dia a procura maior está sendo para inserção em benefícios assistências do governo (Bolsa Família), devido ao grande número de desempregados e a falta de oportunidades, gerando a busca dessa renda mínima para sustento familiar.

Com tudo isso a população carente hoje, busca os atendimentos do assistente social para uma ajuda até que tudo se resolve, ate que volte o emprego e sua renda mínima melhore. A ética é engrenada historicamente e determinada pela cultura, porém, cabe a ela construir novos valores em virtude do posicionamento crítico e da realidade.

Uma profissão que luta pela igualdade não poderia de maneira alguma ser conivente com uma situação de discriminação, seja ela social ética ou racial. Sabemos que no Brasil, grande parte dos problemas sociais, como a marginalização dos negros, é fruto da escravidão, e o preconceito racial, se estende até hoje. Nada seria mais correto do que reverter esse quadro, adotando uma política de se empenhar em eliminar os preconceitos, tendo como principais integrantes grupos socialmente discriminados.

Para que se lute contra o preconceito, é preciso inicialmente não ceder aos argumentos preconcebidos, além de confiar em ideias que ultrapassam a nossa opinião individual. Cabe ao assistente social, esclarecer sobre a diversidade.

"É dever do assistente social devolver as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos usuários, no sentido de que estes possam visá-los para o fortalecimento dos seus interesses" 

5 -  POLÍTICA(S) SOCIAL(S) QUE ESSE CAMPO DE ESTÁGIO SE RELACIONA 

Meu campo de estágio que é a assistência social, um lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial. Desempenha papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico deve ser compatível com o trabalho social com famílias que vivem no seu território de abrangência e conta com uma equipe profissional de referência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (277.2 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com