TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise o Posicionamento Profissional dos Assistentes Sociais

Por:   •  20/3/2023  •  Dissertação  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

Analisando o posicionamento profissional dos assistentes sociais sob a influência norte-americana concluo que, os profissionais agiam de acordo com o que o Estado pedia. Eles não tinham um pensamento crítico das questões existentes e tinham foco em resolver o problema de forma generalizada, com padrões.

No final dos anos 70 aconteceu o Congresso da Virada, fazendo a renovação da profissão, desvinculando-se dos modelos antigos de intervenção e adotando um estudo crítico, que fosse ético, teórico e técnico, diante dos problemas contraditórios da sociedade. Mudando totalmente o rumo inicial e definindo a longa luta dos Assistentes Sociais.

O Assistente Social contemporâneo atua com mais experiência e pensamento crítico voltado às expressões sociais. Deve haver posicionamento em prol da equidade e justiça social, tendo princípios contrários ao do início da profissão. Tendo um foco voltado para a busca de igualdade, busca em defesa aos trabalhadores e busca em direitos de cidadania, passando por processos longos para uma sociedade mais democrática. E com isso, os Assistentes sociais foram ganhando mais espaço, novas pesquisas e projetos sendo feitas com base na tradição Marxista. E a questão social foi reconfigurada, havendo mudanças nas intervenções.

Agora há um planejamento e execução de políticas públicas nas áreas de educação, saúde, previdência, Assistência Social, habitação e meio ambiente. Minimizando as politicas publicas.

ROCHA, Rebecca. Aula 2 - A Influência europeia e norte americana no Serviço Social brasileiro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2nhxjWupCHI. Acesso em: 3 mar. 2023.

MAPAS MENTAIS SOCIAL. Serviço Social na década de 80 no Brasil -A ruptura da Virada. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YlYUVTOSN0o. Acesso em: 3 mar. 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com