TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Bibliográfica

Por:   •  19/8/2016  •  Bibliografia  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 7

            CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA ZONA LESTE

                       CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

                         ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

Adriana Santana Barbosa – RA 6749359306

Luiza Aparecida de Faria – RA 7157494081

Maria Odenir Dias Faust – RA 6748350238

                     Nome do Professor Tutor Presencial - Mirian Meneghini Rodrigues                                                                        

                     Nome do Professor Tutor à Distância- Julio Cesar da Silva Oliva ou

Glaucia Lequize Matos

        

OSASCO

2016

Análise Bibliográfica

Bibliografia

Justificativa

ABREU, Marina Maciel;

Serviço Social e a Organização da Cultura: perfis pedagógicos da prática profissional; 4. ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

Essa obra destaca os perfis pedagógicos da prática do Assistente Social ao longo de sua trajetória na sociedade e o processo de organização da cultura. Trata a cultura como modo de vida, maneira de pensar e agir sob a hegemonia de uma classe. Inspirada na obra de Antônio Gramsci, a autora direciona sua análise para a função pedagógica do Assistente Social na sociedade brasileira. A obra debate peculiaridades e tendências pedagógicas atuais do Serviço Social no Brasil, apontando as transformações das pedagogias da 'ajuda' e da 'participação' e desafios da construção de uma pedagogia emancipatória. Esse livro terá grande contribuição, pois para falar sobre o Serviço Social nas Organizações não governamentais é preciso falar da organização cultural, dos perfis pedagógicos do Assistente Social e de todas as transformações ocorridas na sociedade nas ultimas décadas.

BEHRING, Elaine Rossetti.; BOSCHETTI, Ivanete,

Política Social: fundamentos e história, (Biblioteca Básica de Serviço Social, Vol. 2,) 9ªº Edição, São Paulo, Editora Cortes. 2011.

O objetivo das autoras do livro e apresentar a política social na história, de como ela esta relacionada com a questão social, e às respostas das classes sociais e do Estado, uma vez que alguns conceitos, como sociedade civil, cidadania e reforma, têm passado por transformações, tornando-se lugar comum tanto nos programas, quanto nas políticas da esquerda e da direita. E fundamental esse material, pois podemos compreender o desenvolvimento e as transformações ocorridas politicamente, socialmente e economicamente dos países centrais. Pelas expressões dos embates entre as classes, da trajetória das lutas principalmente dos trabalhadores pelos direitos universais de cidadania, do surgimento da questão social e das políticas sociais, que é foco principal das demandas que o profissional de Serviço Social tem enfrentado no contexto atual.

BRASIL. Código de ética do/a Assistente Social.

Lei nº 8.662/93 de regulamentação da profissão. 9. ed. rev. e atual. [Brasília]: Conselho Federal de Serviço Social, [2011]. 60 páginas “Atualizado em 13.3.1993, com alterações introduzidas pelas Resoluções CFESS n.290/94, 293/94, 333/96 e 594/11”.

O código de Ética do/a Assistente Social nos traz a historia do Serviço Social por décadas de lutas e conquistas, com construções e mudanças em seus 30 anos para a materialização do Projeto Ético-Politico, fortalecendo as ações profissionais na direção de um projeto em defesa dos interesses da classe trabalhadora, que se articula com outros sujeitos sociais na construção de uma sociedade anticapitalista. Este material será útil, porque define a pratica profissional do Serviço Social, pois institui o Código de Ética Profissional/Assistente Social e de outras providências, relata as lutas e conquistas de décadas dos profissionais e regulamenta Lei 8662/93 da profissão, trazendo em seus artigos maior definição das competências e atribuições dos Assistentes Sociais, quanto aos seus direitos, deveres, relações com outros profissionais e com os usuários.

CAMPOS, Nelson Renato Papaia Ribeiro.

Noções Essenciais de direito/ Nelson Papaia. Ed. Especial Anhanguera – São Paulo: saraiva 2011.

Esta obra traz os fundamentos mais importantes da área jurídica de forma simples, mas sem deixar de lado o esclarecimento necessário. Traz os principais conceitos jurídicos, suas definições e divisões. Todos os profissionais e estudantes precisam conhecer esses conceitos de direitos, pois fornece uma revisão completa das mais recentes mudanças na legislação brasileira.  E o Serviço Social é uma profissão que trabalha o tempo todo na defesa dos direitos, ou seja, o direito é parte integrante do cotidiano do profissional. Neste sentido esta obra será extremamente importante, pois o direito a dar respaldo em todas as áreas é um fenômeno da vida cotidiana, pois defende, auxilia e da direção ao individuo em todas as ocasiões.

FORTI, Valéria; GUERRA, Yolanda.

Ética e Direitos: Ensaios Críticos, (Coletânea Nova de Serviço Social), 3ª Ed. Rio de Janeiro, Editora Lumen Juris. 2013.

O livro aborda a questão dos direitos e a discussão do 'ser' e do 'dever ser' numa realidade caracterizada pela mundialização financeira, pela crise do capital e por prejuízos ao trabalho e à satisfação das necessidades sociais. O conjunto de artigos que compõem este livro não é importante apenas para o debate sobre direito (humano), mas um instrumento para serem utilizados por estudiosos, professores e em atividades sociais. O contexto apresenta um grave retrocesso tanto no campo de direitos sociais, econômicos e culturais, quanto nos direitos individuais, civis e políticos o que coloca a necessidade de reflexão critica sobre a realidade e desafios de formular propostas alternativas libertárias e emancipatórias. É importante este livro, porque além da perspectiva na área do Serviço Social, abrange a área de direito, pois traz uma abordagem da ética entrelaçada com a economia e com o direito e como ela se encaixa no dia a dia, em uma sociedade em que tem direito a ter direitos, mas não temos acesso a eles, o que gera demandas para o Serviço Social que tem como principio lutar pelos direitos, igualdade e justiça na sociedade.

MARTINELLI, Maria Lucia;

Serviço social Identidade e Alienação; 16º ed., São Paulo, Cortez .2011

Obra critica e madura dos primeiros estudos de natureza hermenêutica sobre o Serviço Social existente entre si e suas relações com a sociedade capitalista, onde teve sua origem e desenvolvimento. Sua reprodução aborda questões originais e complexas no Serviço Social como a identidade profissional, a alienação, o fetiche da pratica e a consciência da classe da categoria profissional. Este material será muito útil para podermos compreender a origem da profissão e sua relação com a sociedade capitalista, mostrando as contradições antagonistas que marcaram a pratica do Serviço Social no Brasil, por ser contraditória, tal prática abre espaços para alcançar a totalização com o nível de desenvolvimento das contradições sociais, com desejo de liberdade, e democracia da sociedade brasileira.

MONTAÑO, Carlos;

Terceiro Setor e Questão Social: Critica ao patrão emergente de intervenção social, 6ª Edição, São Paulo, Editora Cortez, 2010.

A obra possui características marcantes, que se trata de um texto de combate: com uma argumentação forte e articulada, que sustentam que o capitalismo já não é mais o mesmo, que a sociedade civil autônoma deve substituir o Estado nas suas atribuições fundamentais e que o "Terceiro Setor" é uma das alternativas à crise contemporânea. O autor não se limita a mostrar o equivoco teórico deste conceito de terceiro setor, mas também aponta as perigosas implicações políticas. Esse material será útil para podermos compreender de como se deu a formação  do terceiro setor, já que é um tema atual,  das criticas do autor, da intervenção sócio política nos tempos atuais onde a ordem  burguesa se manifesta, das crises, e da ocupação que o Assistente  Social tem nesse âmbito que é no enfrentamento da questão social.

Teixeira, Ana Claudia Chaves;

Identidades em construção: organizações não governamentais no processo brasileiro de democratização – Campinas, SP. (s.n.), 2000.

Esta obra destaca qual o papel que teve parte das organizações não governamentais no processo da democratização brasileira, e também os impactos que esse processo trouxe para as relações entre estado, terceiro setor e os movimentos sociais. Esta analise privilegia por um lado, o contexto de democratização brasileiro com a perspectiva de construção e ampliação de espaços autônomos, e ao mesmo tempo criação de espaços co-gestão com setores do estado. Contudo todo esse contexto foi acompanhado pelas ideologias do neoliberalismo, causando impacto em todos os setores da sociedade. Afetou s relações entre as organizações não governamentais, a cooperação internacional, os movimentos sociais e o Estado. Destacando as três formas que as ONGS se relacionam com o estado Brasileiro: pressão, prestação de serviço e participativo. Esta obra será muito útil para construção do nosso trabalho, pois para falar sobre a atuação do Assistente Social nas ONGS, é preciso conhecer toda sua trajetória.

Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais: Disponível em http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao

/assistencia_social/Normativas/tipificacao.pdf

Aprovado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) por meio da resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009, da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Esta normativa possibilitou a padronização em todo território nacional dos serviços de proteção básica e especial estabelecendo seus conteúdos essenciais, público a ser atendido, propósito de cada um deles e os resultados esperados para a garantia dos direitos socioassistenciais. Além das provisões, aquisições, condições e formas de acesso, unidades de referência para a sua realização, período de funcionamento, abrangência, a articulação em rede, o impacto esperado e suas regulamentações específicas e gerais. Essa aprovação da tipificação nacional de serviços socioassistenciais e importante, pois foi uma conquista para a assistência social alcançando um novo patamar, estabelecendo tipologias que colaboram com oferta e garantias do direito socioassistencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com