TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Bibliográfica

Por:   •  14/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Análise Bibliográfica[pic 2]

Evelin Glienke Nobre – RA 1299151007

Simone Carvalho (Tutora à Distância)

Tatiane Timm ( Tutora Presencial)

-

Porto Alegre

[pic 3]

2018


[pic 4]

Análise Bibliográfica[pic 5]

Bibliografia

Justificativa

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Manual de Gestão do Programa Bolsa Família. 2ª edição. Brasília, 2013.

Neste manual os autores conceituam o Programa Bolsa Família bem como suas formas de acesso, condicionalidades e como deve ser realizado o trabalho social com as famílias beneficiárias. Este manual pretende auxiliar os gestores e técnicos a compreender o programa e auxiliá-los nas práticas para a implementação e aperfeiçoamento do mesmo.

Este material será útil pois permitirá conceituar o Programa Bolsa Família e definir a importância do trabalho do Assistente Social com as famílias beneficiárias, e que serão abordados na construção de nosso artigo cientifico.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Tipificação Nacional dos Serviços Socioassitenciais. Brasília, 2014.

Nesta Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social temos a orientação de como executar os serviços da Proteção Social Básica bem como da Especial, identificando o público a ser atendido em cada serviço, os objetivos e resultados esperados com as diferentes intervenções.

É de suma importância essa normativa para a construção do trabalho de conclusão pois nos auxilia na compreensão dos serviços que devem ser executados juntos as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

BRONZO, Carla.Vulnerabilidadde, empoderamento

e metodologias centradas na família: conexões e uma experiência

para reflexão. In: BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. Brasilia: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, UNESCO, 2009. p. 171-201.

Neste capitulo a autora traz os conceitos de pobreza, risco, vulnerabilidade, empoderamento, incorporação e inserção social dos indivíduos e famílias.

A finalidade desse artigo é mostrar a importância das intervenções integrais e particularizas bem como papel dos agentes públicos no processo de alterações nas condições de pobreza e vulnerabilidade.

Este material será útil pois permitirá relacionar teoria e prática que envolvem o trabalho do Assistente Social que serão abordados ao longo da construção de nosso artigo cientifico

IAMAMOTO, Marilda Villela. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social. Ensaios Críticos. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2011

Neste livro a autora nos traz um resgate histórico sobre o Serviço Social e temas como a divisão social do trabalho em Marx, a questão social bem como a formação e prática profissional.

Este livro nos auxiliará na compreensão da prática do fazer profissional do assistente social frente as demandas impostas pelo capital.

KLEBA, M.E; WENDAUSEN, A. Empoderamento: processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política. Saúde e Sociedade, vol.18, n.4, pp.733-743, 2009. Disponível em: <>. Acesso em 30 mar.2018.

O artigo conceitua o empoderamento para a participação social dos indivíduos como forma de superar os conflitos e dar novo significado para as suas relações sociais. Nele também encontramos o papel do técnico como mediador para o processo de empoderamento individual e coletivo.

Este material será importante pois nos auxilia na conceituação e apropriação do categoria empoderamento.

MAGALHÃES, Edgar Pontes de. Combatendo a pobreza e enfrentando as vulnerabilidades: desafios para a articulação entre o Programa Bolsa Família e a Proteção Social Básica. In: BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, UNESCO, 2009. p. 171-201.

Neste capítulo o autor faz articulações entre os conceitos de pobreza e vulnerabilidade com o Programa Bolsa Família e a Proteção Social Básica.

A finalidade desse artigo é desenvolver o debate sobre como a proteção social pode atuar junto a indivíduos e famílias para enfrentarem as situações de vulnerabilidade.

Este material será muito proveitoso pois nos auxiliará na compreensão da articulação do Programa Bolsa Família com os trabalhos socioassistenciais focalizados nas famílias mais pobres ou vulneráveis.

STECHI, Tatiana de Oliveira. O Programa Bolsa Família a partir do território: o trabalho social com as famílias beneficiária. Serviço Social em revista, v. 16, n. 1, jul.2013. Disponível em: < http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/16179> Acesso em: 30 mar.2018

Neste artigo a autora conceitua o Programa Bolsa Família e o trabalho social com as famílias beneficiárias do programa que é realizado nos Centros de Referência de Assistência Social e preconizado pela Política Nacional de Assistência Social

Este material auxiliará na construção do artigo pois nos esclarece a importância da intervenção qualificada do Assistente Social junto as famílias para que atendam as demandas do território.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (460.8 Kb)   docx (609 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com