TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Bibliográfica

Por:   •  12/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Análise Bibliográfica[pic 2]

Nome acadêmico (a) –Itaciene Soares Sousa RA: 9910154915

Nome do Professor Tutor à Distância-

                     Ana Maria Espindola                    

 São Luís - MA

[pic 3]

2017


[pic 4]

Análise Bibliográfica[pic 5]

Bibliografia

Justificativa

Roque, E. M. S. T.; Ferriani, M. G. C. Desvendando a violência doméstica conta crianças e adolescentes sob a ótica dos operadores do direito da comarca de Jardinópolis-SP. Rev Latino-am Enfermagem, 10(3):334-44 (2002);

     O estudo foi desenvolvido no Fórum da Comarca de Jardinópolis-SP-Brasil. Os resultados foram obtidos por meio de análise de conteúdo, modalidade temática. Os operadores do direito atribuem os aspectos desencadeadores da violência doméstica à desestruturação familiar, precárias condições socioeconômicas, instabilidade conjugal, doença mental, alcoolismo e ausência de políticas sociais às demandas. Este artigo tem por objetivo identificar e analisar as percepções dos operadores do direito (promotor de justiça, assistente de promotoria, serventuários de justiça e juiz de direito) sobre os aspectos desencadeadores da violência doméstica em crianças e adolescentes.

Utilizando-se de uma abordagem qualitativa e considerando-a como aquela capaz de aprofundar a complexidade de fenômenos, fatos, processos particulares e específicos de grupos mais ou menos delimitados em extensão e capazes de serem atingidos intensamente

   

Pires, A. L. D.; Miyazaki, M. C. O. S. Maus-tratos contra crianças e adolescentes: revisão da literatura para profissionais da saúde. Arq Ciênc. Saúde, 12(1):42-9 (2005);

 

Neste estudo o autor traz uma revisão da literatura de Maus-tratos na infância e adolescência.

Elaborado a partir das publicações nacionais, internacionais, banco de dados teses, dissertavas leves e legislação incluindo sites de instituições reconhecidas, é um breve histórico desse tipo de violência e como seu impacto discorre na vida das crianças e adolescentes onde se desencadeiam outros tipos de problemas em virtude desses episódios na vida, podendo trazer complições as vítimas. Como objetivo final de orientar profissionais da saúde para identificar e atuar de forma certa nos casos suspeitos ou casos confirmados de maus tratos contra crianças e

Adolescentes contra crianças e adolescentes.

Este estudo vai ser de grande importância para orientação e construção do meu artigo cientifico.

Habigzang, L. F.; ET AL. Fatores de risco e de proteção na rede de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(3):379-386 (2006);

   

Neste artigo o autor traz um modelo de avaliação psicológico para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual intrafamiliar. As vítimas são meninas entre 10 e 13 anos se foram clinicamente avaliadas em três encontros individuais.

Como objetivo final o modelo de avaliação se apresentou eficaz possibilitando o reconhecimento de sintomas de estresse pó - traumáticos, depressão e ansiedade. O reconhecimento da história do abuso sexual. O material será muito útil, pois o modelo de avaliação poderá ser utilizado por muitos profissionais da área e terá grande valia para a confecção do meu artigo cientifico.

 Ivana Lima Verde GomesIV Rev. Gaúcha Enferm. vol.34 no.4 Porto Alegre Dec. 2013"Maus tratos infantis: significados e experiências de profissionais de saúde"

 

Neste artigo traz uma pesquisa feita na emergência pediátrica de Fortaleza em 2010, trata- se de pesquisa quantitativa com 14 profissionais, para que pode ser avaliado os significados dos cuidados dado por eles as vítimas das violências ocorridas, as entrevistas foram feitas no período de março junho.

Foi possível identificar duas categorias nos profissionais que lidavam com os casos que chegavam na emergência: sentimento e sofrimento do profissional e limitações a pratica profissional no cuidado de crianças violentadas, podendo ser diferentes sentimentos como: compaixão com as que sofreram maus tratos e ira, raiva com os que praticaram a violência.

Como objetivo final a pesquisa tem grande êxito pois apresenta um material que poderá servi de pesquisa para outros profissionais. Em relação a conclusão da pesquisa mostrou que os profissionais passam por desafios constantes, envolve aspectos biopsicossocial três esferas que abrangem o ser humano e fazem com que envolva- se além do profissionalismo.

Esta pesquisa servira para os profissionais de saúde possam entender o seu misto de sentimentos quando se depararem com situações parecidas.

Servira também para a construção do meu artigo cientifico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (457.2 Kb)   docx (608.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com