TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Das Demonstrações Contabeis

Exames: Análise Das Demonstrações Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 8

Web aula 1

O aspecto gerencial da análise1

Meu caro aluno, nesta primeira web aula vamos abordar os aspectos gerenciais da análise das demonstrações contábeis, ou seja, como a análise contribui para a gestão de uma empresa.

Normalmente, o analista das demonstrações parte das demonstrações publicadas, e estas são elaboradas de acordo com as normas contábeis que tem aspectos mais de seguir a legislação do que gerenciais.

Tanto para os relatórios gerenciais quanto para a análise das demonstrações, não se estabeleceu um padrão obrigatório, isto faz com que o analista tenha liberdade de análise.

Antes de abordarmos a análise para fins gerenciais, vamos ver um quadro comparativo entre algumas características principais da contabilidade financeira e contabilidade gerencial evidenciando as diferenças.

CONTABILIDADE FINANCEIRA X CONTABILIDADE GERENCIAL

CARACTERÍSTICAS CONTABILIDADE

FINANCEIRA CONTABILIDADE

GERENCIAL

CLIENTELA Externa: acionistas, credores, autoridades tributárias. Interna: funcionários, administradores, executivos.

PROPOSITO Reportar o desempenho passado às partes externas; contratos com proprietários e credores. Informar decisões internas tomadas pelos funcionários e gerentes; feedback e controle sobre desempenho operacional; contratos com proprietários e credores.

DATA Histórica, atrasada. Atual, orientada para o futuro.

RESTRIÇÕES Regulamentada: dirigida por regras e princípios fundamentais da contabilidade e por autoridades governamentais. Desregulamentada: sistemas e informações determinadas pela administração para satisfazer necessidades estratégicas e operacionais.

TIPO DE INFORMAÇÃO Somente para mensuração financeira Mensuração física e operacional dos processos, tecnologia, fornecedores e competidores.

NATUREZA DA INFORMAÇÃO Objetiva, auditável, confiável, consistente e precisa. Mais subjetiva e sujeita a juízo de valores, válida, relevante, acurada.

ESCOPO Muito agregada; reporta toda a empresa. Desagregada; informa as decisões e ações locais.

Percebemos, então, nesta comparação que a contabilidade gerencial enfoca a empresa diferentemente da financeira.

Para o administrador financeiro, referente à empresa em que é gestor, interessa analisar as demonstrações com dois objetivos distintos: eficiência e eficácia de sua gestão.

O enfoque destes indicadores está na avaliação da gestão e nos meios utilizados para gerenciamento dos recursos. A empresa deve ter um planejamento estratégico que determina as ações para curto e longo prazo, de acordo com este planejamento estratégico o administrador financeiro tem estabelecido suas metas, principalmente quanto ao ciclo de caixa, ou ciclo financeiro.

Este grupo de indicadores é de grande interesse dos gerentes financeiros e alta gestão da empresa, pois mostram a realização da gestão para ser comparado com o planejado.

Também é área de atuação do profissional contábil o cálculo e demonstração destes índices.

O profissional contábil pode exercer sua capacidade interpretativa ao analisar as demonstrações contábeis da empresa. As demonstrações por si só trazem informações importantes, contudo é necessário verificar também os documentos que complementam essas divulgações, como as notas explicativas, que trazem importantes tópicos sobre os demonstrativos contábeis.

Um ponto de grande relevância para análise das demonstrações contábeis é analisar o relatório de auditoria (ou parecer da auditoria), pois lá aparece a informação mais primordial para análise das demonstrações contábeis, que é se as demonstrações estão ou não de acordo com as normas contábeis.

Caso haja algum problema na contabilização dos fatos, os auditores irão alertar em seu parecer, desta forma, saberemos se poderemos confiar nas demonstrações contábeis, ou se há algum ponto a ser ajustado nas demonstrações contábeis antes de iniciarmos a análise.

Além das notas explicativas, temos também os relatórios de administração, que trazem dados e perspectivas dos gestores da empresa em relação ao futuro, podendo essas informações influenciar na tomada de decisões por parte dos investidores ou acionistas.

A análise de demonstrativos contábeis apresenta, de certa forma, uma possibilidade de atuar de forma gerencial, ou seja, ajudando a empresa na tomada de decisões internas. Aplicando os conhecimentos de análise dos demonstrativos contábeis aos demonstrativos internos da empresa.

Em grandes empresas, que tem diversas filiais instaladas ou grandes departamentos que atuam em separado, a empresa pode gerar demonstrativos de resultado para cada uma dessas filiais ou departamentos, e assim, fazer uma análise dos demonstrativos de cada unidade. Sendo essa análise voltada mais para verificar o desempenho individual de cada filial ou departamento, e em seguida, podemos também fazer a análise dos demonstrativos da empresa que são divulgados ao mercado externo, que são os diversos demonstrativos de filiais e departamentos consolidados em uma só demonstração.

Essa análise gerencial individualizada proporcionará à empresa informação útil para tomada de decisão, como por exemplo, incentivar ou não as vendas em determinada filial, comprar ou não novas máquinas para o departamento X, ou então até mesmo verificar se é viável manter uma filial aberta, caso esta não esteja apresentando resultados positivos.

Todas essas decisões gerenciais visam permitir que a empresa sobreviva no mercado, contudo, algumas empresas, mesmo sendo grandes, acabam por fechar as portas. Para sabermos mais sobre isso, vamos para nossa próxima web-aula que abordará sobre esse assunto.

As decisões do gestor influenciam no resultado da empresa e conseqüentemente na estrutura patrimonial da mesma. Quando enfocamos a análise empresarial o grupo de indicadores que medem a eficiência desta gestão é o que trata dos prazos médios e giro de recursos.

Você deve ter estudado no livro da disciplina sobre os indicadores da Gestão de Recursos que:

O giro dos recursos é o grau de utilização dos ativos na geração das receitas é refletido na rotação ou giros dos recursos, quanto mais eficiente o uso dos ativos maior benefício trará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com