TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Políticas Públicas e Sociais

Por:   •  30/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3


Políticas Públicas e Sociais, Um problema vivenciado no campo de estágio

RESUMO

Este artigo tem por objetivo analisar de forma crítica a falta de Políticas Públicas e equipamentos públicos para darem conta da demanda produzida pelas pessoas em situação de rua, atendidos pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do município, discutir maneiras de viabilizar o trabalho desses profissionais, dando a eles ferramentas de trabalho para que possam ter eficiência no enfrentamento dessa violação de direito na qual esse segmento da população sofre, como o desrespeito a fome e as doenças. Esta, por sua vez, compreende uma grande parcela dos usuários atendidos por assistentes sociais no nosso município. As denominadas “pessoas em situação de rua” é um grupo bastante heterogêneo e complexo, que apresenta uma especificidade da questão social multifatorial como os conflitos familiares, desemprego, violência doméstica e/ou na comunidade, uso abusivo de substâncias psicoativas, entre outros.

 Palavras-chave: Serviço Social. Políticas Públicas. Desemprego. Precarização.

ABSTRACT


This article aims to critically analyze the lack of Public Policies and public facilities to cope with the demand produced by people on the street, served by CREAS (Specialized Reference Center for Social Assistance) in the municipality of Ibitinga / SP, to discuss ways to make the work of these professionals viable, giving them work tools so that they can be efficient in facing this violation of rights in which this segment of the population suffers, such as disrespect to hunger and diseases. This, in turn, comprises a large portion of the users served by social workers in our municipality. The so-called “homeless people” is a very heterogeneous and complex group, which presents a specificity of the multifactorial social issue such as family conflicts, unemployment, domestic and / or community violence, abuse of psychoactive substances, among others.

Keywords: Social Work. Public policy. Unemployment. Precariousness.

 

É importante afirmar a necessidade de aprofundamento da capacidade protetiva do Estado para orientar o trabalho social com famílias. Neste sentido, a SSASDG propõe um conjunto de ações articuladas para garantir a qualidade do trabalho no acompanhamento das famílias em nosso estado.

O campo da “instrumentalidade profissional” é entendido como a unidade das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, é forjada pelos trabalhadores, em seu acúmulo histórico, em sua cultura profissional, como também pela dinâmica da sociedade em que se insere. O mercado de trabalho não é o único, nem deve ter exclusividade na sua definição, mas é um forte mediador da instrumentalidade, que materializa as requisições feitas aos técnicos de referência responsáveis pelo acompanhamento familiar no PAIF e PAEFI.

Em 05 de dezembro de 2011, a SEASDH pactuou na CIB a Metodologia de Acompanhamento Familiar no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Estado do Rio de Janeiro e estabeleceu uma Metodologia de Acompanhamento Familiar como diretriz. Para implementar essa medida, propôs uma reflexão sobre a metodologia e sua operacionalização por meio do uso do Instrumental Metodológico, entendido como um conjunto de documentos padronizados, ordenados e concisos, destinados ao estudo social e ao acompanhamento das famílias, a ser implantado nos 92 municípios do estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com