TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTRUMENTOS BÁSICOS PARA O CUIDAR: Um desafio para a qualidade de assistência

Por:   •  1/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  3.207 Visualizações

Página 1 de 5

Referência:

CIANCIARULLO, Tamara Iwanow. INSTRUMENTOS BÁSICOS PARA O CUIDAR: Um Desafio para a Qualidade de Assistência. –São Paulo: Editora Atheneu, 2003.

Citações:

“Instrumentos são recursos empregados para se alcançar um objetivo ou conseguir um resultado.” (p.1)

Para (Cianciarullo, 2003), o termo instrumento básico é usado como uma forma de mostrar desempenhos, habilidades e conhecimentos específicos que devem ser usados pelos profissionais de enfermagem.

“Adequação e eficiência das intervenções dos enfermeiros dependem nestas instituições da apropriada utilização do processo de enfermagem, o qual se constitui de cinco componentes dinâmicos: levantamento de dados, diagnóstico, prescrição, implementação e evolução.” (p.3)

A observação ao paciente é o primeiro passo para a execução de todos os cuidados de enfermagem, existem vários tipos de observações e entre elas está a assistemática, aquela que é feita espontaneamente sem realizar meios técnicos ou palavras especificas. (CIANCIARULLO, 2003)

“O ato de observar é indispensável para que nos tornemos conscientes do nosso cotidiano, da realidade em que estamos inseridos, do mundo em que vivemos.” (p.5)

Para (Cianciarullo, 2003) as atividades profissionais deve se utilizar de um conjunto de conhecimentos e habilidades fundamentais, os quais são denominados instrumentos básicos.

“A investigação científica produz um corpo de conhecimentos que possibilita ao homem um melhor controle do ambiente e um conjunto de procedimentos.” (p.26)

O uso da criatividade na área assistencial, o qual dinamiza o desenvolvimento da enfermagem como ciência e confere ao ser humano a possibilidade de crescimento constante. (CIANCIARULLO, 2003)

“O desempenhar do processo de enfermagem envolve a utilização do potencial criador do enfermeiro, de forma a firmar-se como uma prática estimulante a esse profissional.” (p.51)

A enfermagem é um trabalho humano que tem a finalidade de cuidar, e no trabalho é preciso haver equipe e isso é vital, pois o homem não trabalha só, uma equipe bem intencionada em um objetivo consegue a obtenção de seus resultados. ( CIANCIARULLO, 2003)

Texto Dissertativo:

          O livro de instrumentos básicos traz ao leitor métodos dos quais um profissional de enfermagem deve trazer em sua bagagem durante sua vida profissional, são eles instrumentos básicos e como usá-los, observação em enfermagem, método científico, princípios científicos como instrumento básico em enfermagem, a criatividade como instrumento básico de enfermagem e comunicação como instrumento básico em enfermagem. “Instrumentos são recursos empregados para se alcançar um objetivo ou conseguir um resultado.”  (p.1). Entre os instrumentos básicos científicos, tem como por exemplo, a observação, a comunicação, os princípios científicos e a destreza manual entre outros. Para (Cianciarullo, 2003), o termo instrumento básico é usado como uma forma de mostrar desempenhos, habilidades e conhecimentos específicos que devem ser usados pelos profissionais de enfermagem. E o resultado decorrente da utilização dos mesmos deve estar vinculado á qualidade das ações profissionais executada por cada enfermeiro. “Adequação e eficiência das intervenções dos enfermeiros dependem nestas instituições da apropriada utilização do processo de enfermagem, o qual se constitui de cinco componentes dinâmicos: levantamento de dados, diagnóstico, prescrição, implementação e evolução.” (p.3).

           Esses dados geralmente são obtidos por meio de históricos aplicados, entrevistas, exame físico, e todos dependem da colaboração de cada profissional. A observação ao paciente é o primeiro passo para a execução de todos os cuidados de enfermagem, existem vários tipos de observações e entre elas está a assistemática, aquela que é feita espontaneamente sem realizar meios técnicos ou palavras especificas. (CIANCIARULLO, 2003). Já a observação sistemática ou programada é aquela na qual o profissional usa palavras especificas, questionários prontos e meios técnicos, a observação é o princípio do cuidado ao paciente, através de suas reações sentimentais, como um olhar, um gesto e os dados subjetivos. “O ato de observar é indispensável para que nos tornemos conscientes do nosso cotidiano, da realidade em que estamos inseridos, do mundo em que vivemos.” (p.5). O olhar com atenção nos faz entender o que se passa com o paciente, o observar implica em percepção de estímulos internos e externos e podem se tornarem fidedignos dependendo da experiência que o enfermeiro possui. Para (Cianciarullo, 2003) as atividades profissionais deve se ultilizar de um conjunto de conhecimentos e habilidades fundamentais, os quais são denominados instrumentos básicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com