TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação De Experimentos Em Escolas Publicas

Artigos Científicos: Aplicação De Experimentos Em Escolas Publicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 2

O USO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE ROSÁRIO

Alexciane Valéria Martins Calvet (1), Isnana Ferreira e FERREIRA (1),

Mauricio Cantanhede Vieira, (1) Wallisson Sousa COSTA (1), Nayara Barbosa SANTOS (2)

(1) UEMA, Graduandos em ciências licenciatura com habilitação em Física, Programa Darcy Ribeiro, Pólo Rosário. End.: UEMA, Campus Rosário, Rua 3 s/n, Vila Ivar Saldanha, Rosário Maranhão Tel: (98), e-mail: wallissoncb600@hotmail.com

(2) UEMA, Professora substituta, Departamento de Química e Biologia. E-mail: nayarabs@yahoo.com.br

INTRODUÇÃO

O método de experimentos no ensino de Ciências, principalmente nas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental II, onde se torna necessário seu uso, infelizmente não é trabalhado. O motivo pelo qual isso acontece é a insegurança por parte dos professores (REVISTA ESCOLA, 2009). Percebendo a grande dificuldade por parte dos alunos em entender questões do cotidiano com base cientifica em que se destaca a física constatou-se que a grande evasão se da a esse fato, por isso foi proporcionado o uso de experimentos para a ampliação dos conhecimentos dos alunos do 9º ano. O presente estudo objetivou ampliar os conhecimentos já adquiridos pelos mesmos sobre questões que envolvem ciências, para facilitar o desenvolvimento acadêmico dos alunos.

OBJETIVO

O presente estudo objetivou ampliar os conhecimentos já adquiridos pelos mesmos sobre questões que envolvem ciências, para facilitar o desenvolvimento acadêmico dos alunos.

METODOLOGIA

A metodologia usada na escola será aplicação de experimentos de física com o propósito de ampliar o conhecimento dos alunos com relação a questões do cotidiano e mostrar que as aulas de Ciências também são interessantes e divertidas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados serão analisados de acordo com os dados colhidos nos questionários com perguntas sobre energias serão apenas 4 perguntas em cada questionário

CONCLUSÃO

Freqüentemente, as dúvidas nas salas de aula são frutos da falta de conceitos físicos, da falta de conhecimento matemático e da dificuldade de associar um tópico a outro. Em uma aula em que os conhecimentos físicos são trabalhados de forma fragmentada, os alunos não conseguem estabelecer a rede de significados, o que os levam a não compreensão desses conhecimentos, bem como das equações que os constituem. A introdução da física no ensino fundamental pode facilitar e também contribuindo para a aprendizagem significativa dos alunos.

Referências

(REVISTA ESCOLA, 2009)

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »