TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IDEB NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Artigo: O IDEB NAS ESCOLAS PÚBLICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 5

O IDEB NAS ESCOLAS PÚBLICAS

O IDEB foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep /MEC) e exibe as condições de ensino no Brasil para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. Com o Ideb, os Sistemas Municipais, Estaduais e Federais de ensino têm metas de qualidade para atingir.

com o diagnóstico dos indicadores do Ideb, o MEC proporcionou ajuda técnica ou financeira aos municípios com índices insuficientes de qualidade de ensino. A contribuição de recursos se deu com da união ao Compromisso Todos pela Educação e da elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR). No ano de 2008, os 5.563 municípios brasileiros aderiram ao compromisso. Assim, os municípios e estados brasileiros se envolveram em atingir metas como a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, oito anos de idade. O MEC dispõe de recursos adicionais do Fundeb para investir nas ações de melhoria do Ideb. O Compromisso Todos pela Educação recomenda diretrizes e institui metas para o Ideb das escolas e das redes municipais e estaduais de ensino.

É fato que, o IDEB possibilita acompanhar a evolução dos desempenhos das unidades escolares e redes de ensino. O resultado da Prova Brasil, por sua vez, que implica o IDEB, tem potencial para contribuir com os gestores escolares sobre a realidade de cada escola e, consequentemente, aperfeiçoar a aplicação de recursos nas áreas prioritárias.

Atendimento da Rede e Índices do IBEB

Rio Verde: Anos iniciais: 5,7 - Anos Finais: 4,6

Goiás: Anos iniciais: 4,9 - Anos Finais: 3,6

Brasil: Anos iniciais: 4,6 - Anos Finais: 4,0

Segundo o Censo Escolar 2011, a rede municipal e atendeu 21.170 alunos matriculados em 72 unidades escolares, incluindo zona rural e distritos. De acordo com a pesquisa realizada pelo, por meio do IDEB, as escolas municipais de Rio Verde obtiveram, em 2009, a média inicial de 5,7 e para os anos finais do Ensino Fundamental foi 4,6. Estes índices comprovam a qualidade da educação oferecida p

elo Município de Rio Verde – Goiás, pois a cidade de Rio Verde é referência nacional em qualidade de ensino.

O IDEB de Goiás para os anos iniciais foi de 4,9 e para os anos finais do Ensino Fundamental foi de 3,6. O IDEB Nacional para os anos iniciais foi de 4,6 e para os anos finais do Ensino Fundamental foi de 4,0.

Quando se fala em aprendizagem, não se pode relacionar o problema simplesmente com o aluno, pois, a aprendizagem não é um processo individual, ou seja, não depende só do esforço de quem aprende, mas sim de um processo coletivo. Na EMEF Antônio Gomes De Lima, a nota do Ideb foi 4,4 sendo considerado pela gestora, um bom resultado, de acordo com outros anteriores. Cita ainda que a nota está de acordo com a realidade em que a escola vive e ainda há outros fatores que influenciam muito. Na gestão anterior, a exigência da execução dos planos e metas também eram intensas, bem como o incentivo à capacitação dos professores.

Incentivar a continuação da formação dos profissionais é outro ponto fundamental. "Uma quadro estável, alcança adaptar as propostas à sua realidade e pode praticar um planejamento em um tempo mais extenso”, defende a diretora. Em sua gestão, há um trabalho corpo a corpo, desde o primeiro dia de aula, como: simulados mensais, atividades extras, gincanas, sempre com o objetivo de motivar os alunos. Destaca, ainda, a importância de acompanhar os alunos com muitas faltas, oferecer reforço e apoio aos que precisam de atendimento especializado.

Vasconcelos (2002) afirma que,

[...] alterar a realidade é um grande desafio, e uma transformação mais substancial que pode depender da acumulação de uma série de pequenas transformações na mesma direção. Tenta-se hoje uma mudança durante uma semana, se não funciona já não pratica mais. É preciso persistir, ter a impaciente paciência histórica para conseguir os resultados almejados. (2002, p.102)

Trabalhar com metas necessita levar em consideração a circunstância social e econômica da sociedade para estipular resultados de acordo com a realidade e com as perspectivas visíveis de enfrentamento dos problemas e superação das dificuldades. De tal modo, é importante um olhar crítico sobre a sociedade e com os embasamentos teóricos e práticos que ajudem na formação completa do cidadão.

Já na Escola Adelor Quintiliano Da Silva (EMEF), que teve como nota 6,0,

nos anos iniciais em 2011, a gestora considera que a escola realizou um excelente trabalho. Relata que a escola atingiu a meta prevista para 2011

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com