TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento Global

Seminário: Aquecimento Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Seminário  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

AQUECIMENTO GLOBAL:

O aquecimento global é a denominação para o aumento da temperatura do planeta, possuindo duas principais versões distintas, uma delas diz que a causa do aumento da temperatura global é a poluição produzida pelo homem e, outra versão que trata o aumento da temperatura como um fenômeno natural do planeta.

A maioria dos pesquisadores, porém não todos, concordam que a temperatura média do planeta está aumentando gradualmente desde a era industrial, o grande questionamento é sobre se esse aumento é causado por humanos, com a poluição industrial ou por efeitos naturais.

Na primeira versão, o culpado deste aumento gradual da temperatura é o homem, pois logo após o homem descobrir o fogo ele passou a produzir mais gás carbônico (CO2), sabemos que as plantas produzem oxigênio a partir do CO2, no processo da fotossíntese. Porém com a revolução industrial, as fábricas que produziam diversos produtos para a população eram alimentadas pela queima de combustíveis, como madeira e carvão mineral, criando um excesso de CO2 no ambiente, alterando a qualidade do ar, por ser uma substância tóxica e que contribui para o efeito estufa, causando a maior retenção de calor na atmosfera terrestre. No século XX a maioria dos países já estavam industrializados, incluindo o Brasil, também criaram os carros que queimam combustível fóssil, e com isso mais gás carbônico. Todo esse gás sobe até a atmosfera formando uma camada de poluentes, que comprometem a camada de Ozônio (a camada de Ozônio serve para filtrar os raios ultravioletas), os raios ultravioletas chegam a terra e são refletidos ao espaço, muitas vezes refletidos pela camada de ozônio e pela superfície da terra, mas com essa camada de poluentes eles não conseguem voltar ao espaço.

Por isso grandes metrópoles, muitas vezes sofrem com a poluição do ar e baixas taxas de oxigênio por não possuirem um número de plantas que absorvam essa enorme quantidade de gás carbônico produzido, a Amazônia tem um papel importante nesta renovação do ar, porém fazendeiros e produtores rurais muitas vezes queimam a mata nativa para a produção agro-pecuária, reduzindo o potencial da floresta.

As conseqüências do aquecimento global são:

• O planeta Terra irá ficar mais quente;

• O calor fará as geleiras dos pólos sul e norte derreterem, aumentando o nível do mar, que irá invadir os litorais;

• A água doce ficará escassa, pois a mesma será evaporada, formando nuvens com água ácida, porque os gases poluentes misturarão-se com a água. Essa água é prejudicial à as plantas e aos animais;

• Extinção de espécies de animais e vegetais;

• Desertificações de florestas e propagação de desertos secos;

• Doenças de pele provocadas pelos efeitos do sol, principalmente em pessoas de pele clara.

Os países que mais poluem são a China, os Estados Unidos, Índia, Rússia, Japão, Alemanha, Coréia do Sul e, o Brasil ocupa a posição 12 deste ranking, emitindo, em 2011, 488 milhões de toneladas de CO2.

Na segunda versão, uma parcela da comunidade científica que estuda atribui esse fenômeno do aquecimento global como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com