TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Areas De Atuação

Trabalho Escolar: Areas De Atuação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  2.794 Palavras (12 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 12

Sistema de Ensino Presencial Conectado

Ciências Contábeis

Marilene Maria da Silva

Produção textual interdiciplinar individual

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Palmares

2013

Marilene Maria da Silva

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral as disciplinas de Controladorai, Auditoria ,Perícia Contábil, Planejamento Tributário e Tópicos avançados em contabilidade do 7º Semestre.

Palmares

2013

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO 3

2- DESENVOLVIMENTO 4

2.1.1 Perícia contábil 4

2.1.2 Principais Procedimentos Periciais 4

3- AUDITORIA 6

3.1.1 Auditoria Interna 6

3.1.2 Auditoria Interna 7

4- controladoria 8

5- Planejamento Tributário 9

5.1.1 Impostos cumulativos e não cumulativos 9

5.1.2 Tributação, Presumido e Arbitrado 10

6- CIÊCIAS ATUARIAS 12

6.1.1 O que é atuária ? 12

6.1.2 Ciências atuariais estuda o que e objetiva o que? 12

6.1.3 O profissional atuário? 13

6.1.4 Quais as principais características do profissional atuário? 13

6.1.5 O mercado para esse profissional está em crescimento? 13

7- SUSEP 14

7.1.1 Para que serve o SUSEP ? 14

7.1.2 Qual a relacão do SUSEP com o trabalho do atuário? 14

8- CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

INTRODUÇÃO

Nesta Produção textual, veremos que contabilidade, como ciencias, possui diversas subdivisões, também conhecidas como especialidades, que tem como objetivo uma determinada área de atuação, dentre essas áreas específicas da ciencia contábeis, podemos citar a auditoria, a pericia, a consultoria, entre outras.A pericia contabil constitui um dos campos de atuação do contador que apresenta maior contribuição à sociedade, uma vez que a mesma atua, na pericia judicial, servindo assim como auxiliar da justiça, exercendo um papel de grande relevância social. Pois tem também a importancia na função de virificar os registros contábeis para evitar ou combater fraudes dentro de uma empresa. A Controladoria por sua vez é responsável pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão entre outras que transcorreremos na apresentação que se segui.

DESENVOLVIMENTO

Perícia contábil

Perícia (do latim peritia) é o conhecimento proveniente da experiência; habilidade, talento; espécie de prova consistente no parecer técnico de pessoa habilitada a formulá-lo. A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinado a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil, e ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente. (Item 2 da NBC TP 01 – Normas Brasileiras de Contabilidade). Portanto, a perícia contábil tem sua amplitude relacionada à causa que a deu origem. Assim, uma perícia que envolva questões tributárias levará em conta não somente a contabilidade em si, como também a legislação fiscal que rege a matéria relacionada aos exames.

Principais Procedimentos Periciais

Os procedimentos de perícia contábil visam fundamentar as conclusões que serão levadas ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil. Tais procedimentosabrangem, total ou parcialmente, segundo a natureza e a complexidade da matéria: exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação.

EXAME – consiste na análise de livros, dos registros das transações e confrontação com todos os documentos disponíveis sobre o fato tácito.

VISTORIA – é uma ou mais diligências que objetivam a verificação e a constatação da situação, coisa ou fato, de forma circunstancial, podendo ser utilizada como comprovação do fato.

INDAGAÇÃO – é a busca de informações mediante entrevista com conhecedores do objeto da perícia, de preferência efetuadas com as pessoas mais próximas do objeto possível.

INVESTIGAÇÃO – consiste na pesquisa que busca trazer ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil o que está oculto por quaisquer circunstâncias.

ARBITRAMENTO – é a determinação de valores ou a solução de controvérsia por critério técnico e objetivo, sem deixar nenhuma sombra de duvidas que aquele é o melhor para a lide.

MENSURAÇÃO – é o ato de quantificação física de coisas, bens, direitos e obrigações, fazendo com que o mesmos sejam sempre a expressão da realidade.

AVALIAÇÃO – é o ato de estabelecer o valor de coisas, bens, direitos, obrigações, despesas e receitas, sempre levando em consideração as diversas variáveis que fazem parte do processo.

CERTIFICAÇÃO – é o ato de atestar a informação trazida ao laudo pericial contábil pelo perito-contador conferindo-lhe caráter de autenticidade pela fé pública atribuída a este profissional.

Assim, numa perícia contábil, o perito pode utilizar-se de um ou mais procedimentos, buscando fundamentar as conclusões a quechegará, fazendo com que o seu trabalho tenha sempre condições de ser provado e demonstrado em qualquer situação

AUDITORIA

A Auditória Contábil é ramo da contabilidade que tem a função de verificar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com