TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Areas De Atuação Da Contabilidade

Trabalho Universitário: Areas De Atuação Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Existem diversos campos de atuação no ramo da contabilidade, sendo que estarei abordando alguns destes campos trazendo suas definições, abordando sua importância, o mercado profissional e os ramos de atuação.

Antes da escolha de qualquer uma das áreas abordadas é preciso ter o conhecimento de todas as informação relacionadas a mesma, para termos certeza de que estamos seguindo o caminho certo.

2 DESENVOLVIMENTO

Através desta produção textual estaremos tendo um embasamento maior sobre algumas áreas de atuação do profissional contábil.

2.1 CONTROLADORIA

A Controladoria teve sua origem em empresas americanas que estabeleceram suas filiais em nosso país, trazendo junto consigo departamentos para controles de suas operações.

A Controladoria segundo Mosimann, Alves e Fisch (1993, p.85):

[...] a controladoria consiste em corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica. Pode ser visualizada sob dois enfoques:

a. Como um órgão administrativo, com uma missão, função e princípios norteadores definidos no modelo de gestão e sistema empresa e,

b. Como uma área de conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos oriundos de outra ciência.

Podemos conceituar a controladoria como o conjunto de princípios, procedimentos e métodos que se originaram das ciências da Administração, Economia, Psicologia, Estatística e principalmente da Contabilidade, que tem como atividade a gestão econômica das empresas, com a intenção de orienta-las para produção de determinados efeitos esperados.

A contabilidade e a controladoria tem o mesmo campo de atuação e estudam os mesmo fenômenos.

É possível conceituar que a Controladoria é uma ciência e, na realidade, é o atual estágio evolutivo da Ciência Contábil, visto apresentar as seguintes características:

• Ter objetivo de estudo próprio;

• Utilizar-se de métodos racionais;

• Estabelecer relações entre os elementos patrimoniais;

• Está em constante evolução;

• Ser o conhecimento contábil embasado em leis, normas e princípios;

• Ter caráter de antecipação aos eventos.

A controladoria é o ramo da ciência que cuida do patrimônio empresarial, através da identificação, mensuração, comunicação e decisão sobre os eventos econômicos, portanto, é igual à contabilidade.

Como é possível observar, a controladoria é uma unidade administrativa baseada nas Ciências Contábeis e nas Finanças e possui a obrigação de coordenar a gestão econômica do complexo empresarial, deve está se esforçar para garantir o cumprimento da missão, bem como a continuidade da organização.

Missão: garantir a eficácia da empresa por meio da otimização dos seus resultados econômicos, portanto, garantir sua continuidade, través da integração do dos esforços das diversas áreas.

2.1.1 Controller

O profissional é denominado de Controller, é recrutado para exercer está função, pois tem o conhecimento de toda a estrutura organizacional o que possibilita visualizar todas as possíveis dificuldades existentes e as devidas soluções, estando sempre à frente de possíveis problemas. Este deve auxiliar as áreas afetadas devendo ser claro e objetivo em suas instruções e relatórios. É essencial que este profissional tenha domínio dos princípios e procedimentos contábeis.

O controller auxilia diretamente a alta administração e contribui nas execuções de planejamento e controle, sendo o gestor do sistema de informação.

Este profissional precisa ser dinâmico, pratico e versátil, pois há uma necessidade de distribuição das responsabilidades para os gestores da empresa e não somente aos executivos das empresas.

O controller deve se ater as mais algumas qualidades, como por exemplo, ter perfil para orientação e auxilio sob os mais variados aspectos, pois além de um colaborador este deve se portar como um consultor empresarial, passando a ser o “fornecedor de informações” confiáveis e precisas para direcionar o caminho pelo qual a empresa deve seguir.

Quadro 1.1 - Hierarquização

Fonte: França (2012, p.36).

Podemos concluir que a controladoria vem a ser um conglomerado de diversas funções, com diversas finalidades, dentre as quais podemos destacar as funções de controlar, informar, opinar e influenciar quando solicitado nas ações administrativas. Ela vai além das rotinas diárias da contabilidade e trabalha de forma mais generalizada e de grandeza incontestável, domina diversos tipos de controles, trabalha com os mais variados tipos de informação gerencial, focando sempre nos objetivos da empresa como um todo.

2.2 AUDITORIA CONTÁBIL

A Auditoria pode ser definida como o levantamento, o estudo e a avaliação sistemática de transações, procedimentos, rotinas e demonstrações contábeis de uma entidade, e tem como principal objetivo fornecer aos seus usuários uma opinião imparcial e fundamentada em normas e princípios sobre sua adequação.

A auditoria pode ser classificada em dois tipos:

Auditoria Operacional, que utiliza de métodos específicos para a revisão de programas, organizações, atividades ou segmentos operacionais dos setores público e privado, com a finalidade de avaliar e comunicar se os recursos da organização estão sendo usados eficientemente e se os objetivos operacionais estão sendo alcançados.

Auditoria contábil, que por sua vez, pode ser definida como o levantamento, o estudo e a avaliação sistemática de transações, procedimentos, rotinas e demonstrações contábeis de uma entidade, e tem como objetivo fornecer aos seus usuários uma opinião imparcial e fundamentada em normas e princípios sobre sua adequação.

Existem duas formas de auditoria, sendo elas:

2.2.1 Auditoria Interna

É uma atividade de avaliação independente e contínua dentro de uma organização, para a revisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com