TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Gilbues

Artigo: Artigo Gilbues. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 7

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA E DA VELOCIDADE INFILTRAÇÃO DA ÁGUA EM UM ARGISSOLO VERMELHO AMARELO EM GILBUÉS – PI *

Marcos Emanuel da Costa Veloso1; Luiz Fernando Carvalho Leite1; Eugênio Celso Emérito Araújo1, Agenor Francisco Rocha Junior2, Milcíades Gadelha de Lima3 e Adeodato Ari Cavalcante Salviano3.

*Projeto de pesquisa financiado com recursos do CNPq – Processo nº 577.137-5.

1Pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Email: marcos@cpamn.embrapa.br; luizf@cpamn.embrapa.br; emerito@cpamn.embrapa.br. 2 Mestrando do Curso de Pós-Graduação em Agronomia - UFPI, agenorrochabsbpi@hotmail.com; 3Professor Asssociado, Doutor , UFPI, Email: gadelhaenator@gmail.com; asalviano@uol.com.br

Resumo - O presente trabalho teve por objetivo, avaliar a granulometria e a velocidade de infiltração básica (VIB) de um Argissolo Vermelho Amarelo em área degradada no município de Gilbués - PI. A área na qual a pesquisa foi realizada possui terreno plano, ilhado por voçorocas em estado bastante avançado de degradação. Foram coletadas amostras de 13 (treze) pontos, sendo realizadas nas profundidades de 0-10 e 10-20cm.As amostras para determinação da estabilidade de agregados foram coletadas e acondicionadas de tal forma, que pudessem sofrer o mínimo de deformação. Utilizou-se para a realização dessa análise o material que passava na peneira de 4,76mm e que ficava retido na peneira de malha 2,0 mm. Através do método de tamisamento a úmido, desenvolvido por Yoder (1936) após pré-umedecimento por capilaridade das amostras, foram calculados: o diâmetro médio ponderado (DMP), a porcentagem de agregados estáveis (% de agregados) e o índice de estabilidade de agregados (IEA).

INTRODUÇÃO

O nordeste brasileiro possui aproximadamente 1.156.000 km2 de área, e se encontra inserido na faixa climática do semi-árido, constituindo, portanto, uma área suscetível aos processos erosivos e de degradação do solo que levam à desertificação (LOPES, 2005). Szilagyi (2004) afirma que os neossolos litólicos são os de maior abundância no nordeste brasileiro.

Na região de Gilbués, no sudoeste do Estado do Piauí, ocorre um tipo de degradação ambiental que, há muito tempo, vem despertando o interesse da comunidade acadêmica e de ambientalistas. A população local queixa-se da diminuição da produção agropecuária e do ressecamento dos brejos e olhos-d’água que fornecem água para diversas atividades ali desenvolvidas. (SALES, 1997).

A alta incidência de raios solares, com conseqüentes altas temperaturas aumento do índice de evapotranspiração, variabilidade climática, assim como os períodos de seca, a intensidade das chuvas, a erodibilidade dos solos, o escoamento superficial e a derivação antropogênica como o desmatamento indiscriminado, as queimadas e o pastoreio de caprinos e ovinos acima da capacidade de suporte do ambiente, são fatores que aceleram e agravam o processo de desertificação na região do município de Gilbués (BARROS, I.R.; SILVA, I.A.S.; SILVA, J.C.B.; SILVA, K.A., 2010).

A erodibilidade do solo representa o efeito integrado dos processos que regulam a infiltração de água e a resistência do solo à desagregação e transporte de partículas (LAL, 1988); portanto, refere-se à sua predisposição à erosão. É o fator que tem despertado o maior interesse na pesquisa de erosão, por ser governado pelos atributos intrínsecos do solo, os quais podem variar de solo para solo e com o tipo de manejo (SILVA et al., 2000).

O estudo dos efeitos da degradação é relevante por estar intimamente relacionados com o desenvolvimento da economia local, pois o solo desta região é usado na bovinocultura de corte. Além disso, a degradação compromete o meio ambiente afetando a população local.

O presente trabalho teve por objetivo, avaliar a granulometria e a velocidade de infiltração básica (VIB) de um Argissolo Vermelho Amarelo em área degradada no município de Gilbués - PI.

MATERIAL E MÉTODOS

A pesquisa foi realizada no município de Gilbués- PI (9o 45’ 55” S e 45o 21’ 00” W ), região Sul do estado do Piauí, em uma área de terreno plano, com aproximadamente 4 ha, ilhado por voçorocas em estado bastante avançado de degradação, denominado pelos nativos da região, de malhada.

O clima da região é do tipo Aw no sistema de Koppen, com temperatura média de 26,5° C, precipitação anual de 1200 mm, com estação chuvosa nos meses de outubro a abril, sendo o trimestre mais chuvoso concentrado entre janeiro e março (MEDEIROS, 2006).

Para procederem às coletas, foram escolhidos 13 (treze) pontos, sendo os pontos 1, 2, 3, 4 distanciados a cada dez metros; os pontos 4, 5, e 6 distanciados a cada 5 metros; e os pontos 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, e 13 a cada dez metros. A área experimental foi dividida em quatro áreas menores de aproximadamente 1 ha, onde: os pontos 1, 2, e 3 correspondem a área 1 (A1), os pontos 4, 5 e 6 à área 2 (A2), os pontos 7, 8, e 9 à área 3 (A3) e os pontos 10, 11, 12 e 13 correspondentes a área 4 (A4).

Em cada ponto, foi aberta uma mine-trincheira de 30 cm de comprimento, 30 cm de largura, e 20 cm de profundidade, para que pudesse ser realizada as coletas nas profundidades de 0-0,05, 0,05-0,10, 0,10-0,20 e 0,20-0,40 m. Logo em seguida, as amostras foram armazenadas e identificadas em sacos plásticos e levadas ao Laboratório de Solos e Água da Embrapa Meio Norte (Parnaíba-PI).

A análise granulométrica e a classificação textural foram feitas seguindo a metodologia da Embrapa, 1997.

A velocidade de infiltração básica (VIB) foi determinada em campo com a utilização do infiltrômetro de anel em seis pontos distribuídos ao longo da área de maneira uniforme.

Após a obtenção dos dados calculou-se as médias dos pontos de cada área em suas respectivas profundidades para cada fração do solo (Tabela 1.)

RESULTADOS

Na tabela 1 encontram-se os dados relativos à granulometria e a classificação textural para as quatro áreas (A1, A2, A3 e A4), nas profundidades de 0,0-0,05, 0,05-0,10, 0,10-0,20 e 0,20-0,40 m, bem como suas respectivas médias.

Como podem ser observadas, as quatro áreas apresentam valores elevados de silte seguidos por areia grossa.

Observa-se ainda que à medida que aumenta a profundidade da amostra, os valores de silte diminuem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com