TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Grandes Catastrofes

Ensaios: As Grandes Catastrofes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

: Descreva cada uma das Fontes Alternativas de Energia sucintamente. Ordene-as levando em consideração sua importância e viabilidade (vantagens e desvantagens em relação aos fatores econômicos e ambientais) para o Brasil. Justifique sua ordenação.

R.: Energia Solar

É a fonte de energia obtida a partir da energia solar. Pode ser obtida por vários processos, como: Espelhos coletores de raios solares, que aquecem a água, transformando-a em vapor d’água, que aciona geradores de energia elétrica; células solares ou fotoelétricas, para a conversão direta de energia solar em eletricidade (Efeito Fotovoltaico); nanotecnologia solar, que embora ainda alvo de muitas pesquisas, tem substituindo as placas fotovoltaicas, por placas com esta nova tecnologia, por serem mais finas, baratas, pequenas e eficientes. Contudo, por serem partículas muito pequenas, podem entrar nas células dos seres vivos, podendo causar efeitos que ainda são desconhecidos.

A energia solar é bastante acessível, que pode ser captada em qualquer lugar que tenha acesso a raios solares. Além disso, é barata, limpa, sem causar nenhum dano à natureza, como o efeito estufa, e é altamente abundante. Estima-se que a quantidade de energia irradiada por ano pelo Sol seja dez mil vezes a energia consumida pela população mundial neste mesmo período. Outra vantagem desta fonte de energia é o fato de poder ser aplicada em lugares em que, por exemplo, a energia elétrica convencional não pode ser implantada. Em contrapartida, para obtê-la em larga escala é necessária a disponibilidade de uma grande área livre, além de depender de altos investimentos em aparelhagem para o seu aproveitamento.

No Brasil, ainda se encontra grandes dificuldades para a implantação desta forma de energia em grandes quantidades pela falta de investimentos, embora crescentes. Ultimamente, alguns projetos privados e governamentais vêm sendo criados, como um Projeto de Iluminação Pública na Região do Pantanal, no estado do Mato Grosso.

Energia Eólica

É proveniente de moinhos aperfeiçoados que, através do vento, geram energia elétrica. É uma forma de energia renovável, mais limpa, barata e possível de produzir em larga escala em qualquer lugar, desde que tenha as condições favoráveis. Para adquirir este tipo de energia é necessário avaliar alguns fatores físicos, como a disponibilidade de áreas livres para a construção dos moinhos, e ambientais, como a freqüência e a velocidade dos ventos. Outra desvantagem desta forma de energia é que a implantação das fazendas eólicas pode alterar a paisagem, além do fato de que podem atrapalhar as rotas de migração dos pássaros e as transmissões de televisão. Porém, por ser uma fonte de energia inesgotável, mesmo que exija altos investimentos para implantação dos moinhos, há um rápido retorno financeiro.

O Brasil é um país com grande potencial eólico, onde as principais áreas com condições favoráveis e que já possuem usinas eólicas estão localizadas na Região Norte e Nordeste.

Energia dos Oceanos

É um tipo de energia ainda pouco utilizada e com muitas pesquisas relacionadas com a obtenção desta energia em larga escala. Dentre os principais processos de captação desta energia renovável estão: reservatórios com turbinas que são acionadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com