TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Origens e Objectivos

Por:   •  25/2/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

A UNICEF

ORIGENS DA UNICEF

[pic 1]

A UNICEF surgiu há 75 anos. No final da II Guerra Mundial, mais concretamente em 1946, numa altura em que a fome e as doenças ameaçavam as crianças da Europa. É então que a 11 de Dezembro de 1946 e para combater essa ameaça e prestar ajuda de emergência a essas crianças, que a ONU vai criar uma nova entidade, o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para as Crianças – UNICEF

A MISSÃO DA UNICEF

[pic 2]

A UNICEF rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança que visa reconhecer às crianças um conjunto de direitos para que possam viver, crescer, aprender num ambiente seguro e protector, e participar na vida em sociedade.

A UNICEF existe como o garante para que estes direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta internacionais para as crianças, sendo a sua missão a de defender e promover os direitos da criança e criar condições duradouras para o seu desenvolvimento.

ÁREAS DE ACTUAÇÃO

[pic 3]

SOBREVIVÊNCIA E DESENVOLVIMENTO

Para a UNICEF, é crucial assegurar alimentação e saúde adequadas
às crianças, bem como o acesso a água potável, saneamento, promover hábitos saudáveis que previnam e tratem as principais causas de mortalidade infantil, como a pneumonia, a diarreia e a malária, garantindo a todas as crianças a oportunidade de crescer de forma saudável.

EDUCAÇÃO

A educação é um direito humano fundamental. Assegurar que essas crianças possam desfrutar do direito a uma educação gratuita e de qualidade é uma prioridade para a UNICEF.

PROTEÇÃO INFANTIL

Muitas crianças em todo o mundo estão expostas a diferentes formas de exploração, abuso, violência ou exclusão e precisam urgentemente de proteção.

Ao proteger as crianças mais vulneráveis e desfavorecidas, dando-lhes uma oportunidade justa, a UNICEF ajuda-as a romper o ciclo da pobreza extrema em que vivem.

EQUIDADE

Todas as crianças merecem de forma equitativa a oportunidade de serem felizes e saudáveis, de explorar o mundo de uma forma segura e alcançarem o seu máximo potencial e essa é uma das grandes prioridades da UNICEF.

ALTERACÕES CLIMÁTICAS

As alterações climáticas têm consequências a curto e longo prazo na sociedade e ameaçam o desenvolvimento sustentável, relacionando-se com outros problemas como a pobreza, as desigualdades, o acesso à educação e à saúde, assim como a escassez de recursos.

Assim, o objetivo da UNICEF vai centrar-se na mitigação das consequências destas alterações climáticas na vida das crianças umas vez que vão pôr em risco os seus direitos, desde a sua sobrevivência, ao seu bem-estar, ao acesso à água, alimentação e educação. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (540 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com