TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Politicas Públicas

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.168 Palavras (9 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Eliene Alves dos Santos

Gilcleide Lucena Dantas

Nathyane da Silva Almeida

Itamar

Políticas Públicas

 Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD)

                                                   

 

[pic 2]

Eliene Alves dos Santos

Gilcleide Lucena Dantas

Nathyane da Silva Almeida

Políticas Públicas

 Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD)

                                           

                                                     Trabalho apresentado ao curso de                           Técnico em Serviços Públicos do

 Instituto Federal de Brasília

                                                                 

Sumário

1.  Introdução…………………………………………………………….

 2.  Desenvolvimento………………………………………………………

3.  Conclusão……………………………………………………………..

4. Referencias…………………………………………………………….

Introdução

 O trabalho apresentado tem como objetivo informar o que só politicas públicas e citar um exemplo no ambito educacional.

 Políticas Públicas são diretrizes, princípios norteadores de ação do poder público que se apresenta através dos programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou não, com a participação de entes públicos ou privados, para garantir um direito de cidadania.

Neste trabalho vamos falar sobre políticas públicas que propõem intervenção no ambiente escolar voltada para a prevenção. Procuramos inicialmente entender de que forma as escolas trabalha a questão das drogas no sentido de dizer não aos convites oferecidos pelos colegas. Assim conhecemos o projeto que vem sendo desenvolvido pela policia militar ao programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que foi criado pela professora Rutty Hellen junto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Estados Unidos da América em 1989 e que hoje está presente em 58 países.

No Brasil o programa chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, mas só a partir de 2002 foi possível encontrar o PROERD em todo o Estado Brasileiro nas escolas para pais e educadores.

Para participar deverá ser firmado um convenio entre prefeitura, secretaria estadual de segurança pública, secretaria da educação.

O programa consiste em uma ação conjunta entre policiais militares, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influencias diárias que contribuem ao uso de drogas e á prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. O proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pela policia militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz. Que iniciou com a ideia de usar uma figura de um leão Daren por ser o animal mais corajoso e também ser uma forma mais lúdica de ensinar esse publico a dizer não as drogas. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, enriquecida com uma entrevista por telefone pelo batalhão da patrulha escolar de Brasília.

                        Desenvolvimento

No Brasil estima-se que o índice de adolescentes envolvidos com drogas cresceu em 2009 para 2012, a pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística relatou isso, e segundo a pesquisa nacional de saúde escolar (Pense) em 2012, chegou a 9,9% o número de adolescentes que vivem nas capitais que já usaram drogas o que equivale a pouco mais de 312 mil jovens. A pesquisa foi realizada com a entrega de equipamentos eletrônicos aos próprios adolescentes, que responderam com privacidade, sobre hábitos e comportamentos, isso consolidou ainda mais o que o (IBGE) apresentou.

            O Departamento de Polícia de Los Angeles (L.A.P. D) estava lidando com cidadãos infratores cujos pais e avós haviam sido julgados na esfera criminal, repetidas vezes devido ao abuso de drogas, e no Brasil não é muito diferente, basta fazer uma leve pesquisa no youtube, e com facilidade encontrara vídeos de violência nas escolas do nosso país.

A Polícia Militar acolheu o PROERD adaptando-o para prevenir o uso abusivo de drogas e a violência entre crianças/adolescentes e adultos. O PROERD tem como objetivo prevenir o uso e o tráfico de entorpecentes entre adolescentes e jovens por meio da prevenção nas escolas com a finalidade de evitar que o uso indevido de drogas se instale na sociedade.

Os principais resultados são satisfatórios tanto de curto, médio e longo prazo porque a forma com que os policiais aproximam dessas crianças acabam criando certos vínculos aos quais os mesmo vão pedindo ajudas ou direcionando as demandas encontradas. No intuito de trabalhar com prevenção os serviços mais utilizados são as palestras e filmes aos quais ambos gostam e acabam se identificando com tal situação uma vez que os participantes são alunos e alguns pais que já ate vivenciam estas questões.

Enfim como o tema tem uma procura muito grande e os policiais mais antigos preocupam com a oferta da demanda, pois não existe profissional qualificado par atuarem na área uma vez que o profissional tem que ser voluntario e os mais antigos estão se aposentando. Nessa perspectiva é de fundamental importância do Proerd para compreender os alunos e atuar sobre as influencias dos aspectos sociais, econômicos, culturais, intelectuais que afetam as relações familiares e a qualidade de ensino dos alunos no seu âmbito escolar. Intervir na oportunizará de trabalhos nas escolas e na socialização do conhecimento, no estabelecimento de alianças e parcerias, que, aliados ao proerd contribuem com melhores resultados no atendimento a essa situação podendo evitar o uso indevido de drogas Assim, fazer um trabalho de prevenção é preciso do apoio de politicas publicas com estes jovens para juntos podermos compreender esse mal e as suas consequências que engloba o jovem, a família, a equipe de saúde, os serviços de políticas publicas e a sociedade como um todo. Para melhor compreender o tema o Proerd visa solucionar sobre um mal que já impregnou nossa sociedade e que o Estado tenta, através de políticas públicas, diminuir o número de novos usuários para que não destruam, mas famílias. As drogas ilícitas representam a maior causa de mortes violentas, desvios de conduta, violência doméstica e evasão escolar; além de financiarem quadrilhas motivam os furtos e roubos de pequenos valores, e a prostituição. Ante a ausência, no Estado, de programas permanentes de prevenção e a inexistência de estabelecimentos públicos especializados para o tratamento de dependentes de drogas ilícitas, faz-se necessária à implantação deste programa, sob a prevenção como foi dito o objetivo do programa é combater a chegada das drogas ás crianças/adolescentes por meio de informações como palestras, cartilhas e educadores da rede (pública e privada) de ensino Educação para valores: divulgação dos 10 valores morais universais (felicidade, honestidade, humildade, liberdade, paz, respeito, responsabilidade, simplicidade, tolerância e união), princípios que a Organização das Nações Unidas (ONU) defende o programa visa solucionar um mal que já impregnou nossa sociedade e que o Estado tenta, através de políticas públicas, diminuir o número de novos usuários, combater grande numera de evasão escolar enfim reestruturar famílias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (86.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com