TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tempestades - Al Gore

Trabalho Escolar: As Tempestades - Al Gore. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Neste módulo dos trabalhos, trataremos das variações climáticas, sentidas e registradas em nosso planeta. Estas variações climáticas, tem alterado de forma gradual as temperaturas do planeta, em todos os continentes.

Atualmente, temos sentido em todo o planeta, temperaturas nunca antes vistas, tendo em vista que, as alterações provocadas pelo homem ao longo do tempo, tem sido sentida, mais precisamente em nossos dias. Essas percepções são tanto pelo aquecimento global, como em várias de suas consequências, sendo a que abordaremos neste trabalho são as tempestades.

CAPITULO I – AS TEMPESTADES

Um dos efeitos colaterais causados pelo aquecimento do planeta, são as grandes formações e fortes tempestades e consequentes furacões extraordinariamente violentos.1

Em sua Obra, Uma Verdade Inconveniente2, Al Gore, relata que, estudos científicos confirmam que a água mais aquecida gera mais energia de convecção e por este motivo alimenta furacões mais poderosos. Além disso, relata que, há acordos entre cientistas, afirmando que há uma relação diretamente proporcional entre o aumento na formação de furações em detrimento do aquecimento global.

Abaixo descrevemos o texto de Gore, Al em Uma Verdade Inconveniente:

“Novos estudos científicos confirmam que a água mais aquecida na camada superior do oceano gera mais energia de convecção, alimentando furacões mais poderosos.

Há menos acordo entre cientistas quando à relação entre o aquecimento global e o número anual de furacões, pois existe um padrão natural, que abrange várias décadas, com forte influência sobre a frequência dos furacões. Hoje, porém surge um novo e forte consenso de que o aquecimento global está, de fato, ligado a um aumento significativo tanto na duração como na intensidade dos furacões.

As provas mais recentes estão fazendo alguns cientistas afirmarem que o aquecimento global está aumentando também a frequência dos furacões – um fato mais forte do que a variabilidade que sempre se considerou parte dos ciclos naturais das correntes oceânicas profundas.” Gore, Al – Uma Verdade Inconveniente – p.81.

CAPITULO II – A RECENTE EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS TEMPESTADES

Outra preocupação que se tem em mente, é quanto a força dessas tempestades, pois a destruição causada, diretamente ao homem é de ordem catastróficas.

Uma tempestade pode ser interpretada das seguintes formas, sendo: Formação de ventos fortes (tornados e ciclones tropicais), trovoadas e precipitação forte – geralmente chuva, ou, ema alguns casos, granizo, ou neve.

Nos últimos anos, especificamente de 2004 a frente, as formações de fortes tempestades tem sido intensificada, como são os relatos, descritos por Al Gore em sua obra, Uma Verdade Inconveniente. Algo tão importante relatada nesta obra foram os acontecimentos ocorrido no Japão, naquele mesmo ano, algo praticamente inédito, mas que pouco chamou a atenção da mídia. Veja a seguir, os relatos de Al Gore:

“(...) contudo, nesse mesmo ano (2004), o Japão quebrou seu recorde histórico. O Recorde anterior marcava sete tufões em um só ano. Em 2004, dez tufões atingiram o Japão. Tufões, furações e ciclones são o mesmo fenômeno climático, a nomenclatura é dada dependendo do oceano onde se originam.” Gore, Al – Uma Verdade Inconveniente – p.82.

O ano de 2004 foi tão marcante, pois até então era acreditava-se ser impossível haver furacões no Atlântico Sul, mas neste ano, pela primeira vez um furacão atingiu o Brasil3.

No verão de, 2005, vários furacões, cuja categoria de intensidades marcaram entre 4 e 5, atingiram o Caribe e o Golfo do México. Esse fato, fez com que NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica) efetuasse e divulgasse novas pesquisas, acerca dos recentes acontecimentos. Veja a seguir:

“(...) Quando a temperatura do mar sobe, aumentam também a velocidade do vento e a condensação da umidade da tempestade” Gore, Al – Uma Verdade Inconveniente – p.89.

Em suma, a intensidade dos furacões aumenta, em virtude do aquecimento dos oceanos.

Com base nos estudos do MIT (Massachussets Institute Technology), 2005, historicamente, pode se afirmar que: “As grandes tempestades, tanto no atlântico como no pacífico, aumentaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com