TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas operativas do serviço social

Por:   •  3/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

ERIK JHONATAS DE OLIVEIRA SILVA

TÉCNICAS OPERATIVAS DO SERVIÇO SOCIAL I

[pic 1]

                                       

 

                                                            Caruaru

                                                              2018


Ao iniciarmos os estudos podemos nos deparar com a objetividade que todo CRAS deve possuir, pois o mesmo é a porta de entrada da atenção social básica, onde será responsável por trazer serviços às famílias, grupos e indivíduos, trabalhando para se prevenir os riscos e fortalecer os vínculos com as famílias e comunidades. O CRAS trabalha na prevenção de situações de vulnerabilidade e riscos sociais territorialmente, e vem com o objetivo de desenvolver potencialidades e aquisições, e também ampliar o acesso aos direitos da cidadania. O território do CRAS será delimitado através dos locais de residência das famílias atendidas pelo o próprio.

Como qualquer profissional os assistentes também tem seus instrumentos de trabalho, como sendo um profissional que está inserido na divisão social e técnica do trabalho, tem a necessidade de bases teóricas, metodológicas, técnicas, e o uso da ética política para o seu agir profissional dos instrumentais técnicos operativos, pode ser notado como uma busca da realização de uma ação na pratica profissional, onde o instrumental e a técnica irão estar presentes em uma unidade dialética. Podemos citar como algumas técnicas dos profissionais de serviço social a folha de produção diária, a observação, as visitas domiciliares, o acompanhamento social, as entrevistas, os relatórios, os encaminhamentos, e as fichas de cadastro.

O trabalho do assistente social será baseado de acordo com o direcionamento da política social local, enquanto direito do cidadão e é dever do Estado, detectando e priorizando as necessidades como o atendimento à saúde, educação, habitação, lazer, saneamento básico. O assistente social vai em busca de uma maior participação das comunidades, vai buscar parcerias com órgãos de diversos âmbitos, criando com isso condições para suprir as necessidades sociais, também vai em busca de programas que venham trazer uma melhoria na vida social dos atendidos e minimizando o número dos dependentes dos atendimentos prestados pela assistência social, colocando em pratica programas que gerem renda para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

REFERÊNCIAS

MENEZES, Maria Ione Vasconcelos. Técnicas Operativas do Serviço Social I. Aracaju: UNIT,2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com