TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assimetria

Resenha: Assimetria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Resenha  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  218 Visualizações

A síntese assimétrica é um dos campos de maior importância na síntese orgânica. A estereoquímica de muitos substratos interfere grandemente em suas propriedades químicas, e o controle deste parâmetro durante a síntese é essencial para qualquer química sintético. Neste aspecto, existem diversas formas de promover uma síntese estereosseletiva, em geral com uso de catalisadores, sendo, em sua maioria, metais do bloco de transição.

Uma área de pesquisa bem recente em síntese orgânica é o uso de pequenas moléculas orgânicas como catalisadores em diversos tipos de reação – a organocatálise. Desde 1971, com a publicação de Hajos-Parrish, observou-se o uso esporádico de pequenas moléculas orgânicas como catalisadores de reações. Entretanto, este tipo de ativação não era visto como algo geral, mas sim como particularidades de cada reação. Foi apenas na última década que este campo ganhou força e se tornou uma das mais potentes e recentes áreas de pesquisa em síntese orgânica.

O crescente número de publicações envolvendo a área mostra seu potencial, alçado pelo grande número de vantagens que o uso de catalisadores orgânicos em detrimento aos metálicos possui. Em geral, os organocatalisadores são moléculas de fácil síntese, e não apresentam problemas de estabilidade em contato com ar e umidade, ou seja, não são necessários elaborados procedimentos para condução de reações anidras. Além disso, grande parte pode ser derivada de produtos naturais encontrados amplamente para venda no mercado, como aminoácidos e carboidratos, de modo que o material de partida já apresenta-se enantiomericamente puro.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com