TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Assimetria Informacional

Por:   •  28/11/2017  •  Resenha  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 5

Assimetria informacional é um fenômeno econômico que ocorre quando, em uma negociação, uma parte tem mais, ou melhor, informação do que a outra, e com isso obtém vantagens na negociação. Ou seja, os agentes da negociação dispõem cada um de informações diferentes sobre o mesmo bem a ser negociado. Existem dois tipos de informações:

- Informação Perfeita: os participantes no mercado têm informação completa sobre os bens comprados e vendidos, e os agentes conhecem as ações dos outros.

- Informação Imperfeita: os participantes no mercado não têm informação completa sobre os bens comprados e vendidos e a informação pode ser manipulada, e os agentes não conhecem as ações dos outros.

O mercado de carros usados relata bem esse assunto. Quando o preço de carros usados cai, um número maior de carros bons é retirado do mercado, pois os donos decidem mantê-los. A qualidade média dos carros usados cai, dizemos que há um efeito de seleção adversa.  A situação que acabamos de descrever se caracteriza pela informação assimétrica entre vendedores e compradores. Isto é, o vendedor do carro usado tem mais informações sobre o produto do que o comprador. Os compradores podem saber que há alguns compradores legítimos, aqueles que por uma razão ou outra sempre querem dirigir um carro novo. Mas misturados com eles há as pessoas que querem se livrar se seus “abacaxis”.

Outro sinal que os compradores usam para julgar a qualidade do que pretendem comprar é o preço. No exemplo dos carros vimos que, quando os preços sobem, normalmente aumenta a qualidade dos carros colocados no mercado. Mas se as firmas acham que o cliente pensa que quando o carro está sendo vendido a baixo preço é porque está com defeitos, que a qualidade deteriora mais que a queda nos preços, então elas não reduzirão os preços, porque iriam amedrontar os consumidores com a percepção de que essas “pechinchas” significam que os carros são “abacaxis”.

Quando os consumidores julgam a qualidade pelo preço pode existir um preço que oferece o melhor custo-benefício. Firmas não terão incentivo para baixar preços para menos que este preço de “custo-benefício ideal”, mesmo quando, a esse preço, a qualidade que estão dispostos a ofertar exceda a demanda. O resultado é que o mercado pode permanecer em um equilíbrio em que há excesso de oferta de bens. Além da propriedade privado e dos preços, a economia de mercado tem outras soluções parciais para os problemas de incentivo, que podem ser classificadas de maneira geral em soluções de contrato e soluções de reputação.

As soluções de contrato dar aos fornecedores um incentivo para violar os termos de contrato, apenas quando de fato valha a pena financeiramente, a maioria dos contratos permite atrasos, mas sujeitos a multas. A multa da ao fornecedor o incentivo para fazer a entrega a tempo, mas não de forma exageradamente dispendiosa. As soluções de reputação é o que da às firmas o incentivo de produzir bens de qualidade. Da a construtora o incentivo para terminar a casa na data prometida ou perto dela. Para que a reputação seja um mecanismo de incentivo eficaz é preciso que as firmas percam algo quando sua reputação sofre. Esse “algo”, obviamente, é o lucro. Para que a reputação funcione como incentivo é preciso haver lucros a perder.

A dispersão de preços, junto com as variações de qualidade, significa que famílias e firmas têm de dedicar energias consideráveis a busca. Os trabalhadores buscam um bom emprego. As firmas procuram bons trabalhadores. O consumidor pesquisa para encontrar os preços mais baixos e a melhor relação preço qualidade. O processo pelo qual esse tipo de informação é coletado chama-se busca.  Como a busca é dispendiosa, pode ocorrer dispersão de preços e imperfeição da competição, pois cada firma se defronta com uma curva de demanda.

Outra conseqüência da informação imperfeita é a publicidade. Para mudar a inclinação da curva de demanda, as firmas criam percepção de diferença do produto. Assim a publicidade tenta mudar o comportamento dos consumidores, seja dando informação relevante sobre preços ou características, seja persuasão ou ambas as coisas.

Grande parte da discussão a respeito das firmas é aplicável às organizações em geral. A contabilidade é um aspecto essencial da atuação de organizações governamentais, sem fins lucrativos, e mesmo religiosas.

Para entender a contabilidade, a firma pode ser vista como um conjunto de contratos entre agentes racionais. Os agentes aderem aos contratos a fim de melhorarem a sua participação. Os contratos obrigam cada agente a contribuir com recursos: capital, habilidades ou informação, para um fundo comum da organização e, em retorno, outorgam a cada agente o direito de receber recursos do fundo comum. Os agentes são pessoas com preferências pessoais e recursos econômicos. A cooperação mútua e automotivada entre esse agentes fazem com que a firma seja possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com