TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSIMETRIA E A ESTRUTURA DE CAPITAL DAS EMPRESAS

Por:   •  8/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA

DISCIPLINA: GESTÃO FINANCEIRA

PROFESSOR: MÁRIO LEITÃO

ALUNA: THARLYA ALVES                    

ASSIMETRIA E A ESTRUTURA DE CAPITAL DAS EMPRESAS

ALBANEZ, Tatiana; VALLE, Maurício Ribeiro do. Impactos da assimetria de informação na estrutura de capital de empresas brasileiras abertas.  Revista Contabilidade & Finanças, v. 20, n. 51, p. 6-27, 2009. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2018.  

ESPEJO, Márcia Maria dos Santos Bortolocci; DACIÊ, Franciele do Prado. Redução da assimetria informacional sob a ótica do controle gerencial: discussão sobre práticas em empresas transparentes. Revista Contabilidade & Finanças, v. 27, n. 72, p. 378-392, 2016. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2018.

O artigo de Albanez e Valle (2009) trata da assimetria de informação como elemento determinante da estrutura de capital de empresas brasileiras abertas. Os autores discutem se a assimetria de informação é um fator impactante ou não na estrutura de capital das empresas.

Já o artigo de Espejo e Daciê (2016) demonstra que a essência da contabilidade é prestar informações financeiras e gerenciais atendendo à demanda interna e externa da empresa.

Quando se analisam a literatura e os resultados empíricos a respeito do mercado brasileiro, no qual altas taxas de juros coexistem com linhas diferenciadas de financiamento, a dúvida que surge é quanto ao que é mais viável: a utilização de recursos internos ou de dívidas, conforme preconiza a pecking order. A fim de elucidar esta questão, Albanez e Valle (2009) indicam que foram realizados muitos trabalhos e desenvolvidas várias teorias para se explicar os critérios e as vantagens da utilização de recursos próprios ou de terceiros.

Por outro ângulo, Espejo e Daciê (2016) comentam o potencial da divulgação de informações sobre o desempenho financeiro na criação de valor para a empresa, especialmente no que se refere à transparência das práticas de gestão adotadas pela instituição.

Segundo Albanez e Valle (20090, a teoria de pecking order não se baseia em um nível alto ou ótimo de capital mas se refere à preferência das empresas por determinado tipo de financiamento, sendo que a utilização de recursos internos vem em primeiro lugar, depois a captação de recursos por meio de dívidas e, por último, por emissão de ações. São preferíveis os títulos menos sensíveis à informação.

Os autores refletem que a emissão de novas dívidas provoca uma informação mais positiva sobre a empresa, pois sinaliza crescimento e investimentos, além de não ter que oferecer muitas informações, pois os credores exigem um número grande de dados sobre a empresa antes de liberar o crédito. Ao contrário, a emissão de ações sinaliza informação negativa, podendo dar a entender que as novas ações estão superavaliadas fazendo o valor delas cair após o anúncio da emissão.  

        Um outro ponto a favor da captação de recursos internos é o custo zero de transação. A teoria de pecking order deixa claro que as empresas mais lucrativas são menos endividadas porque possuem mais recursos internos, enquanto as menos lucrativas dependem de financiamentos externos.

        Espejo e Daciê (2016) ponderam que a transparência das informações pode ser o diferencial para atrair investimentos no mercado financeiro e destacam o papel da Contabilidade intermediando a comunicação entre os atores internos e externos da organização.

Albanez e Valle (2009) exemplificam apontando vários estudos sobre a relevância da assimetria de informação na estrutura de capital das empresas, tornando a compreensão mais fácil para o leitor, enquanto Espejo e Daciê (2016) dão exemplos a partir da indicação à premiação do Troféu Transparência.

Estudos empíricos internacionais mostram que a redução na assimetria de informação aumenta a maturidade das empresas de baixo risco além de exercer um papel importante na determinação da maturidade da dívida, conforme Albanez e Valle (2009). Quem obtém vantagem adquirindo informações das empresas são os bancos, ao renegociarem dívidas.

Entende-se que o termo “melhores informações” engloba tanto a área financeira como a gerencial, considerando-se que as companhias premiadas atendem a estes critérios, comentam Espejo e Daciê (2016).

         Regulamentar a informação contábil é importante para agregar valor às empresas e deixar o mercado mais informado, comentam os autores. No entanto, tem-se duvidado da eficácia desta prática pois, ao expor as informações, a empresa pode estar dando subsídios para os seus concorrentes.

        Albanez e Valle (2009) apontam que outro estudo indicou a influência da informação assimétrica, embora não seja a única determinante para a alavancagem de empresas americanas. Em outra pesquisa, os autores apontam que a dívida emitida hoje torna as emissões futuras de títulos mais sensíveis ao grau de informação assimétrica. E outro estudo aponta distinção entre assimetria de informação intrínseca e extrínseca e verificam o impacto da última na estrutura de capital das empresas.

        Os resultados dos estudos parecem indicar que o mais provável seja a relação entre alavancagem positiva com a assimetria: quanto maior a assimetria extrínseca, maior a utilização de dívida pelas empresas, denotando maior sensibilidade das ações à informação possuída por investimentos externos.

No artigo de Espeto e Daciê (2017) consta que a divulgação das informações corporativas têm potencial para alterar o valor da empresa e influenciar o fluxo de caixa futuro.

Estudos indicam que compartilhar as informações reduz as ineficiências do mercado e algumas pesquisas mostram que quanto mais informação for divulgada menor será a assimetria informacional e mais equânime será o acesso à informação por parte dos investidores (ESPEJO; DACIÊ, 2016). Entretanto, outros estudos indicam que o fato que provoca a assimetria é exógeno, pois grandes investidores possuem meios de adquirir informações que serão úteis no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com