TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Assimetrias informativas, comportamento estratégico e organização industrial

Por:   •  19/7/2017  •  Resenha  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 5

Bibliografia:

MILGROM, P. ROBERTS, J. Informational asymmetries, strategic behavior and industrial organization. American Economic Review 77(2):184-93 · February 1987.

RESENHA

Milgrom e Roberts discutem neste estudo o Asymmetric Information Games (AIG), abordando esta questão associada ao comportamento estratégico que as partes das organizações adotarão em cada cenário. Eles mostram uma analogia com a teoria dos jogos, usando a ideia de um jogo de cartas, comparando três situações em que todos os jogadores têm informações completas, têm informações incompletas e a terceira onde há assimetria de informações. O último reflete modelos de jogos de informação assimétricos usados ​​na maioria das aplicações, e esta situação se aproxima do mundo real e faz com que as partes tenham um comportamento estratégico interessante.

Eles discutem os métodos e aplicativos da AIG, ligando a ideia do exemplo do jogo com a assimetria de informações e espaço para entender o comportamento estratégico, sendo a grande vantagem desses métodos, pois eles possibilitam modelar e entender fenômenos complexos com relação a completar Analisa informações ou baseia-se em informações incompletas, que envolvem a incerteza do meio ambiente. Alinhados a isso, eles apontam para o exemplo de preços predatórios, onde as proibições legais visam proteger as empresas ineficientes das desvantagens da concorrência desleal e essas idéias começaram a lançar as bases para uma teoria consolidada.

Os autores explanam os casos mais recente dos jogos com informações assimétricas, que incluem modelos de sinalização de preços predatórios, no que se refere ao equilíbrio nesses modelos, as propriedades de dividir o equilíbrio levam a um cenário positivo, tanto porque o preço baixou no evento predatório, bem como não há mais saída ou restrição. Porém, também implica empecilhos como o impedimento de entrada, e o resguardo legal continuará sendo justificado. Ainda é considerada interessante pelos autores, para estudar concorrência imperfeita e as guerras de preços. Defendem que as teorias da contratação na presença de assimetrias informacionais, têm sido mais fundamentadas na metodologia da teoria incompleta dos jogos de informação, e auxiliam profundamente na compreensão das instituições como um todo. Além de que permitem modelar formalmente a riqueza do comportamento notado.

No que se refere às perguntas sobre a metodologia AIG, Milgrom e Robert apresentam questões cruciais relacionadas que se apresentam sobre estes métodos. Inicialmente apontam como indispensável na teoria econômica a análise de equilíbrio, assim, assumem um comportamento de equilíbrio para que as previsões possam ser feitas. Em que há mais de um modelo, com dois motivos para sua formação, um é a especificidade relativa dos dois tipos de modelos, já o segundo motivo refere-se à complexidade do problema de coordenação nesses modelos. A assunção da descoberta dos agentes e a adoção de um comportamento de equilíbrio torna-se muito mais implausível. Neste contexto, parece-lhes que um teste apropriado dos pressupostos de racionalidade e equilíbrio é o padrão, todavia, a precisão descritiva do pressuposto de super-racionalidade parece mínima, e essa falta de precisão descritiva é preocupante.

Em seguida, discorrem sobre a base de conhecimento comum assumida, comumente assume que informação privada é de pequeno alcance, bem como tudo mais no modelo, é de conhecimento comum. Sobre isso, pode-se argumentar que qualquer método de teoria dos jogos para analisar comportamento racional em problemas de decisão com várias pessoas devem começar a partir de um pressuposto de que é conhecimento comum entre os agentes. Por conseguinte, os modelos AIG não são diferenciados em relação a isso, mostra-se clara a precisão mais geral de tais pressupostos. Os autores afirmam também que é importante estudar até que ponto este é oportuno no momento em que passa a uma suposição de racionalidade limitada.

Seguem para o terceiro ponto de discussão, a robustez dos resultados, no qual Milgrom e Robert afirmam que a inserção no modelo de um algumas poucas informações privadas possibilita gerar resultados consideravelmente diferentes de equilíbrio conforme o panorama finito passa a ser extenso. Destacam que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com