TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistencia De Enfermagem As Doenças Do Sistema Respiratório

Casos: Assistencia De Enfermagem As Doenças Do Sistema Respiratório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  6.805 Palavras (28 Páginas)  •  2.382 Visualizações

Página 1 de 28

INTRODUÇÃO

Os distúrbios do sistema respiratório são comuns, sendo encontrados por enfermeiras em todos os ambientes, desde a comunidade até a Unidade de Terapia Intensiva. Para avaliar o sistema respiratório, a enfermeira deve estar habilitada a diferenciar os achados normais dos anormais que se apresentam no histórico. As habilidades de avaliação adequadas devem ser desenvolvidas e usadas quando se cuida de pacientes com problemas respiratórios agudos e crônicos. É essencial uma compreensão da função respiratória e do significado dos resultados dos exames diagnósticos anormais. (Brunner e Suddarth, 2009)

O Sistema Respiratório é composto dos tratos respiratório superior e inferior. Em conjunto os dois tratos são responsáveis pela ventilação (movimento de ar para dentro e para fora das vias aéreas). O trato superior, conhecido como via aérea superior, aquece e filtra o ar infiltrado, de tal modo que o trato respiratório inferior (os pulmões) possa realizar a troca gasosa. A troca gasosa envolve liberar o oxigênio para os tecidos, através da corrente sanguínea, e a expulsão dos gases residuais, como dióxido de carbono, durante a expiração. O sistema respiratório trabalha em conjunto com o sistema cardiovascular; o sistema respiratório é responsável pela ventilação e difusão, e o, sistema cardiovascular, pela perfusão. (Farquhae e Fantasia, 2005)

As estruturas da via aérea superior consistem no nariz, seios paranasais e passagens nasais, faringe, tonsilas e adenoides, laringe e traqueia. O trato respiratório inferior é representado pelos pulmões, que contem as estruturas brônquicas e alveolares necessárias para troca gasosa. (Brunner e Suddarth,2009)

As células do corpo retiram a energia de que precisam da oxidação de carboidratos, lipídios e proteínas. Da mesma forma que ocorre com qualquer tipo de combustão, esse processo requer oxigênio. Determinados tecidos vitais, como os do cérebro e do coração, não podem sobreviver por longo tempo sem um suprimento continuo de oxigênio. No entanto, em consequência da oxidação nos tecidos corporais, o dióxido de carbono é produzido e deve ser removido das células para impedir o acumulo de produtos residuais ácidos. O sistema respiratório realiza essa função facilitando os processos vitais, como o transporte de oxigênio, respiração e ventilação, e as trocas gasosas. (Brunner e Suddarth,2009)

REVISÃO DA LITERATURA

O sistema respiratório é formado por um conjunto de órgãos que são responsáveis pela absorção de oxigênio do meio ambiente e a eliminação de dióxido de carbono para o meio ambiente. (Evanisa Maria,2007)

São eles:

Vias aéreas superiores: nariz, fossas nasais, boca, faringe.

Vias aéreas inferiores: laringe, traqueia, brônquios, pulmões.

Além do fornecimento de oxigênio aos tecidos e remoção do dióxido de carbono, está presente em interações entre as funções respiratórias e não respiratórias, como por exemplo, vocalização, deglutição, regulação térmica, vômito, micção, defecação, parto, sono e emoções. (Evanisa Maria,2007)

A maioria das células de nosso corpo utilizam O2 na realização de suas funções metabólicas, este processo tem como resultado final a liberação de CO2. O excesso de dióxido de carbono tem efeito tóxico em nosso corpo, por esta razão, ele deve ser eliminado. Isto é feito de forma rápida e eficiente pelo sistema respiratório. Dessa forma, o sistema respiratório ajuda a controlar o pH do sangue, ou seja, sua acidez. Ele também é o responsável por nosso olfato, por filtrar o ar que inspiramos, por aquecer e umedecer o ar inspirado, pela retirada de água e calor do organismo e também pela produção de sons. (Brunner e Suddarth, 2009)

FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

Ventilação Pulmonar: o ar entra pelo nariz e boca e é levado até os pulmões.

Respiração externa: onde ocorre a troca de oxigênio e dióxido de carbono entre pulmões e sangue.

Respiração Interna: troca de oxigênio e dióxido de carbono entre sangue e células.

Respiração Celular: utilização do oxigênio para produção de energia, o qual produz dióxido de carbono como subproduto. (Marina Martinez, 2005)

O Sistema Respiratório é constituído por: Nariz, fossas nasais, Faringe, Laringe, Traqueia, Brônquios, Bronquíolos, Alvéolos, Pulmões.

Nariz: Possui duas aberturas chamadas narinas, que encontram-se separadas pelo septo nasal. Tem como função comunicar o meio externo com a cavidade nasal.

Fossas Nasais: Câmara de entrada de ar. É coberta por pelos que filtram o ar, retirando as partículas de poeira. Têm também muitos vasos sanguíneos, onde o calor do sangue aquece o ar.

Faringe: Cavidade que se comunica com a boca. É por isso que também podemos respirar pela boca quando necessário.

Laringe: Câmara cartilaginosa onde estão as cordas vocais. As funções da Laringe são: Umedecer, aquecer e filtrar o ar, retendo partículas de substâncias estranhas através do muco secretado por sua mucosa.

Traqueia: É um tubo reforçado por anéis de cartilagem. Se mantém aberta para a passagem do ar, seu revestimento interno produz um material viscoso que gruda finas partículas de poeira e até mesmo bactérias. A traqueia permite que o ar chegue até os alvéolos pulmonares uniformemente úmido, aquecido e isento de corpos estranhos.

Brônquios e Bronquíolos: A traqueia se divide em dois tubos mais finos, os brônquios. No interior dos pulmões, os brônquios se ramificam em tubos cujo diâmetro vai diminuindo à medida que eles se subdividem, reduzindo-se a finíssimos canais denominados bronquíolos. Estes terminam em pequenas câmaras, os alvéolos pulmonares.

Alvéolos: Cada bronquíolo termina em um “saco” pequeníssimo chamado alvéolo. O pulmão tem milhões de alvéolos e cada um fica envolvido numa rede de finos capilares. As paredes dos alvéolos são tão finas que o oxigênio pode passar para o sangue, enquanto o gás carbônico passa do sangue para o interior dos alvéolos.

Pulmões: Têm uma consistência esponjosa e são formados pela reunião de cerca de 300 milhões de alvéolos. São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com