TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Assistencias Em Enfermagem

Trabalho Escolar: Tecnologia Assistencias Em Enfermagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 2

EVOLUÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO

Florence Nightingale foi a precursora da enfermagem, escolhia enfermeiras para efetuar cuidados aos doentes. A enfermagem para Florence exigia treinamento não só prático, como científico.

Com o capitalismo, ocorreram mudanças no século XVI a XVIII, o hospital demandava das enfermeiras um preparo evidente, passando assim, a ser uma profissão cientificamente com pesquisas.

As enfermeiras passaram a ter o processo de formação em 1923, objetivando a melhoria à saúde no Brasil, estando ligadas ao controle do ambiente e, em seguida, desenvolvendo procedimentos científicos.

Até 1940 as enfermeiras eram focadas e centradas nas atuações, não intelectuais, mas por uma forma técnica. Tiveram uma redução na jornada de trabalho de 12 horas para 8 horas, em que o paciente poderia ser cuidado por apenas uma enfermeira ao invés de um grupo.

Na década de 50, havia preconceito diante as enfermeiras que passavam a ter dificuldades na aceitação da profissão perante a família e os familiares, sentindo assim desprotegidas, pois não possuíam instruções suficientes para estarem à altura de outros profissionais. Foram privilegiadas a uma formação baseada na prática com técnicas enfatizando competência e habilidade, passando a aumentar o conhecimento científico concernente a profissão.

Em 1960 a 1980, as teorias tomaram parte de modelos conceituais às enfermeiras, que tais teorias foram desenvolvidas por norte-americanas, que foram encaminhadas para outros países, buscando o significado dos fatos ocorridos dos pacientes na busca de um saber diferencial, como se a prática não fosse teoria, formando uma ideia de saberes não apenas isolados, mas em massas por instituições hospitalares e comunitárias, firmando-se o trabalho em equipe.

Em 1988, é desencadeado o processo de implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), adquirindo aos enfermeiros um desempenho criterioso, mostrando-se preocupados com as situações críticas aos pacientes no sistema de saúde, aprofundando a reflexão no sentido de esboçar estratégias de defrontação.

As enfermeiras eram só um grupo, hoje precisam ser elas mesmas possuindo um grande estilo profissionalmente dentro e fora da instituição, passando a montar a sua história, contendo a própria autonomia.

Um dos avanços no trabalho do enfermeiro é a tecnologia, com o surgimento de aparelhos modernos e sofisticados que trouxeram benefícios e rapidez na luta contra as doenças, tanto na parte do especialista, quanto na do paciente, agregando um novo olhar diante a saúde.

Atualmente o enfermeiro está preocupado na sistematização da assistência, em que tem a consciência de poder garantir a responsabilidade junto ao cliente através de diagnósticos, prescrições adequadas aos cuidados com o enfermo, e até mesmo quanto a gerenciar uma equipe.

O enfermeiro é influenciado até hoje diante a compreensão na área da saúde, que estabeleceram preconceitos e conceitos desde a trajetória histórica. Esse passou a desempenhar funções que são de outros profissionais da equipe médica, podendo até incumbir missões a membros menos qualificados de sua equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com