TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistência de enfermagem no sistema renal e nutrição.docx

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 2

Assistência de enfermagem no sistema renal e nutrição.

Artigo:

Cuidar permanência: enfermagem 24 horas, nossa maneira de cuidar.

Angelina Monteiro Furtado; Viviane Peixoto dos Santos Pennafort; Lúcia de Fátima da Silva; Lia Carneiro Silveira; Maria Célia de Freitas; Maria Veraci Oliveira Queiroz

Universidade Estadual do Ceará. Mestrado Acadêmico em Cuidados Clínicos. Fortaleza, CE

Resenha:

O artigo reflete sobre o cotidiano de pacientes dialiticos, descreve seu perfil e procura mostrar a importância, não somente da assistência mas também do cuidado especial e intensivo da enfermagem para os mesmos.

São adotados sete cuidados de enfermagem: acolhimento, vínculo, técnicas especializadas, estímulo ao autocuidado, avaliação do tratamento, enfrentamento da rotina desestimulante e resgate à cidadania. Cuidados esses que são meramente detalhados no decorrer do artigo.

O acolhimento ao paciente é realizado através do ouvir. O paciente necessita de comunicação. O vínculo é dado através da fala, onde o paciente expõe seu pensamento sobre a mudança em seu corpo. As técnicas especializadas são usadas para ajudar o paciente a enfrentar seu novo horizonte. O autocuidado necessita de apoio e incentivo. Avaliação do tratamento envolve a explanação de possibilidades ao paciente. O enfrentamento da rotina é mostrado pela equipe junto ao paciente diariamente. E por fim o resgate a cidadania é mostrar, dia após dia ao paciente que sua inserção na sociedade não foi mudado, ele não é excluído...é apenas diferenciado!

O cuidar permanência é um trabalho realizado diariamente durante a dialise mas com a finalidade de ser continuo também em casa. Mesmo sem a presença da enfermagem em casa, o cliente sob o cuidar permanência esta sob cuidados durante 24 horas, pois foi incentivado e instruído durante sua permanência no hospital sobre como deve prosseguir com sua vida extra hospitalar. Seja no trabalho, em casa, na escola... No momento de sua alimentação (que é muito importante ao paciente dialitico, pois deve sempre manter ordem e regras nessa parte de sua saúde. A nutrição adequada ao dialitico permite uma melhor resposta do organismo ao tratamento, uma melhor, mais intensa e até mesmo mais rápida a terapia aplicada.), suas atividades e relacionamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com