TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Associação Brasileira de Recursos Humanos e o Presidente da Elancers

Seminário: Associação Brasileira de Recursos Humanos e o Presidente da Elancers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Seminário  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

Em entrevista ao Diário Catarinense Cezar Tegon - Diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos e presidente da Elancers, multinacional brasileira no segmento de recrutamento e seleção - fala sobre os principais erros dos candidatos na hora de preencher o currículo: “A maioria das empresas hoje estão usando o currículo eletrônico.

O professor precisa tornar-se um facilitador em vez de impor o seu ponto de vista. É importante fazer os alunos se sentirem parte da produção de conhecimento participando dos debates e dando ideias para compor a disciplina. Essa postura estimula um ambiente dinâmico, onde o conhecimento é compartilhado em rede.

2. Reconhecer os ambientes digitais

É preciso aprender a usar as mídias sociais, adaptando-se a esses ambientes onde os estudantes convivem e se expressam. Trazer para sala de aula conceitos, expressões e conteúdos que estão circulando no Twitter e Facebook, por exemplo, aproxima o conhecimento do dia a dia dos alunos.

3. Provocar os alunos

Bons professores estimulam, desafiam e engajam os alunos. Além de facilitar a interação, o professor precisa provocar a busca pelo conhecimento com as ferramentas corretas. Ter a habilidade de instigar a participação e o questionamento é fundamental para o docente que irá conviver com uma geração extremamente estimulada pela tecnologia.

4. Aprender com os alunos

Que tal começar o dia espiando o que está acontecendo nas redes sociais? Essa é uma boa oportunidade para conhecer melhor o universo da Geração Y. O professor precisa estar aberto para receber informações novas dos estudantes e compartilhar com eles o conhecimento de maneira mais horizontal. Aprender com os alunos faz parte do processo.

5. Fazer da sala de aula um espaço para a experiência

O professor deve estar aberto para experimentar novas formas de organizar as aulas, aplicativos que facilitem a transmissão de conhecimento e softwares que ampliem os limites da sala de aula. É importante estar disposto a conhecer novas formas de educar, fazendo educação e tecnologia andarem juntas.

(Texto do sait desafios da educação).

Com as mudanças socioeconômicas decorrentes da tecnologia digital em nossa sociedade, o comportamento dos alunos já não é mais o mesmo e a preocupação em prepará-los para atender as demandas do cotidiano já está cada vez mais intensa para os professores. A exigência do mundo tecnológico é cada vez maior, requer pessoas qualificadas para atender as exigências do mercado capitalista e engajar-se no mundo da comunicação com muito mais freqüência.

Ser professor hoje por si só já é um desafio. Nas escolas públicas brasileiras onde uma grande quantidade de professores atua, poucas mudanças aconteceram em relação às tecnologias. Quando a escola está equipada com recursos tecnológicos, faltam funcionários; quando há funcionários, falta qualificação para atender as demandas metodológicas digitais.

Os alunos da era digital sabem usar os recursos tecnológicos no seu cotidiano, influenciados pelo novo modelo de mundo tecnológico social em que estão inseridos; nasceram privilegiados numa era onde a comunicação e a informação estão disponíveis para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com