TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A prática de gestão de recursos humanos em empresas brasileiras

Seminário: A prática de gestão de recursos humanos em empresas brasileiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Seminário  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

Passo 1

Definição de gestão de pessoa

Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização, para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho. No Brasil, as práticas na gestão de recursos humanos vigentes nas empresas brasileiras ainda continuam bastante heterogêneas.

Historicamente, no entanto, podem ser constatadas alterações nas características gerais dessas práticas. Essas ocorreram, principalmente, em função de alterações na legislação trabalhista e nos modelos de gestão e de produção.

mudanças organizacionais

mudanças organizacionais nada mais é do que qualquer alteração, planejada ou não, na relação entre a organizacão e o meio ambiente, que possam trazer consequências na eficiência ou eficácia organizacional, ou seja, uma necessidade organizacional para conseguir se adequar as variações do mercado, afim de satisfazer o seu cliente externo e por consequência vencer a briga com o seu concorrente.

Passo 3

Retratando um paralelo entre o filme Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas.

1.-O filme tempo modernos de Charles Chaplin do ano de 1930 mostra um funcionário de uma empresa siderúrgica nos Estados Unidos que trabalha num posto de trabalho de uma linha de montagem dinâmica (Fordismo) fazendo suas atividades simples, robotizadas, repetitivas e desgastantes sem intervalo de descanso. Chega um momento que sofre um colapso nervoso e estresse, tendo que ser internado num hospício.

Até aqui em nenhum momento se pensou que o culpável do colapso nervoso do funcionário proletário fosse do sistema de produção da época. Ao contrário, os polícias, os colegas, chefes e patrões achavam que a culpa fosse do funcionário por ser fraco emocionalmente, preguiçoso e pobre. E não haver podido dar conta com o serviço robotizado da época. Em contraposição, a moderna gestão de pessoas queconsidera aos funcionários como parceiros e não como robô ou mão de obra. Com dinamismos, criatividade, competência, flexíveis, proativos, dentro de equipes interdependentes, com muita vontade de fazer as coisas bem e melhor para poder levar ao sucesso a uma empresa.

2.-Quando saí do hospício para a vida real. -Encontrou a empresa onde trabalhava fechada!-. Como consequênciada Grande Depressão econômica do ano de 1929, consistente num longo período caracterizado pela oferta maior que a demanda do produto, por causa do aumento da produtividade na linha de produção nos Estados Unidos e pela diminuição das importações pela Europa; sem simultaneamentetransformar as formas de consumo sociais e as reais condições de vida dos trabalhadores industriais. Ocasionando numerosas falências de empresas, desemprego elevado, escassez de crédito, baixos investimentos, fome, e miséria.

Nessa época se aplicou rigorosamente os princípios de Taylor com as linhas de montagem dinâmica do Ford, obcecado pela produtividade, estudo de tempos e movimento, e padronização de trabalho na administração ou gestão de pessoas, trazendo como consequência uma sobre produção ou grande produção em massa de tal magnitude que ocasionou uma grande recessão inimaginável sem fronteiras.

3.-Acabando preso novamente Carlitos por ser confundido com um líder comunista ou grevista. Já que nesse tempo começaram a se formar grupos de sindicatos para velar pelos interesses dos trabalhadores. Até então considerados marginados e considerados como fatores de produção e não de capital intelectual nem de talento.

A moderna Gestão de pessoas acredita todo ocontrario ao pensamento Fordista e dos princípios de Taylor, na compatibilidade dos objetivos e interesses entre a organização como lucro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com