TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa

Trabalho Universitário: Atividade Colaborativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

O ponto chave para a conquista de resultados substanciais é ter uma boa estratégia. Portanto, devem-se empenhar esforços para que essa fase seja bem trabalhada e gere conteúdo de qualidade.

A metodologia Balanced Scorecard (BSC) foi criada no início dos anos 90 pelos professores Robert Kaplan e David Norton da Universidade de Harvard e hoje em dia é uma das principais ferramenta de trabalho dentro de uma organização. O primeiro artigo sobre esta metodologia foi publicado na Harvard Business Review em 1993. Em meados dos anos 90, o Balanced Scorecard passou a serem associados a outro instrumento muito importante chamado “mapas estratégicos”. Atualmente é quase impossível separar um conceito do outro, se falamos de BSC estamos falando também de mapas estratégicos e vice-versa.

No inicio o BSC era apenas uma ferramenta de avaliação de desempenho dentro da organização, mas nos dias de hoje é considerado como um sistema de "Gestão Estratégica", tornando possível uma visão dos principais elementos da estratégia das organizações que o adotam, focando não apenas a tomada de decisão, mas também a comunicação da estratégia e o retorno de seus resultados.

Segundo Kaplan e Norton (1997, p.11):

O processo do scorecard tem início com um trabalho de equipe da alta administração para traduzir a estratégia de sua unidade de negócios em objetivos estratégicos específicos. Ao estabelecer metas financeiras, a equipe deve priorizar a receita e o crescimento de mercado, a lucratividade ou a geração de fluxo de caixa. Mas particularmente no caso da perspectiva do cliente, a equipe gerencial deve ser clara quanto aos segmentos de clientes e mercados pelos quais estará competindo...

Após o estabelecimento das metas financeiras e do cliente, a organização deve identificar objetiva e medidas para seus processos internos... O elo final – as metas de aprendizado e o crescimento – expõe os motivos para investimentos significativos na reciclagem de funcionários, na tecnologia e nos sistemas de informações, e na melhoria dos procedimentos organizacionais.

O marcador de equilíbrio (BSC),representa o equilíbrio entre os indicadores externos (Clientes ou acionistas) e indicadores internos (processos, inovação, aprendizado e crescimento), cuidando das deficiências dos sistemas. E é usado principalmente pelos executivos (CeO’s) das organizações, a fim de tomadas de decisões para reavaliação do planejamento estratégico.

Para implantação do BSC deve seguir 3 etapas principais:

 Definir os objetivos e estratégias que sua empresa deseja seguir.

 Recriar os processos ineficientes.

 Estabelecer indicadores controláveis e quantitativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com