TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Economia

Dissertações: Atividade De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 6

Explique como a política fiscal pode ser usada para reduzir os níveis de inflação:

Explique a importncia de cada um dos objetivos da política econômica abaixo:

a) Alto nível de emprego: O alto nível de emprego é importante, pois, dessa forma, as pessoas recebem um salário e têm condições de adquirir mercadorias. Ao contrário, o desemprego gera pouca demanda, fazendo com que os produtos permaneçam nas prateleiras. Logo, se não há procura de produtos, a produção diminui e conseqüentemente o lucro também. Assim existe uma preocupação quanto ao nível de emprego para que haja um equilíbrio entre a demanda e a oferta.

b) Estabilidade de Preços: Um fator que influi na estabilidade dos preços é a tão famosa inflação. É ela a responsável pelo aumento contínuo e generalizado no nível de preços. Contudo, aceita-se que um pouco de inflação seja integrante dos ajustes de uma sociedade em crescimento, porque esse avanço econômico dificilmente se realiza sem que ocorram elevações dos preços.

c) Distribuição de renda: A distribuição justa de renda também é meta da macroeconomia, tanto em relação ao nível pessoal quanto ao nível regional. Observa-se que a cada dia essa disparidade aumenta, ou seja, os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres, mais pobres. Mas, Garcia e Vasconcellos (2002, p. 86) apontam que “[...] a renda de todas as classes aumentou. O problema é que, embora o pobre tenha ficado menos pobre, o rico ficou relativamente mais rico [...]”.

d) Crescimento econômico: Quanto ao crescimento econômico têm-se dúvidas em relação a sua importância como meta principal da política econômica. Tudo porque o crescimento econômico oferta à coletividade uma quantidade de mercadorias e serviços maior que o crescimento populacional.

Juntamente com esse processo surgem novas indústrias, que trazem consigo poluição – piorando a qualidade do meio ambiente – , aumento de renda – cuja redistribuição é em prol dos mais ricos da população.

Esse progresso econômico visa estimular a atividade produtiva a fim de aumentar o produto nacional, fato que ocorre quando existe desemprego e capacidade ociosa.

Explique como a política fiscal pode ser usada para estimular o crescimento econômico:

Diz respeito aos instrumentos disponíveis pelo governo para a arrecadação de impostos e contribuições, e o controle de suas despesas. Ela também é utilizada para estimular ou inibir os gastos do setor privado. Assim, se o objetivo é reduzir a taxa de inflação, as medidas fiscais empregadas são a redução dos gastos da coletividade ou o aumento da carga tributária, o que inibe o consumo. Porém, se a meta é o crescimento do emprego, aumentam-se os gastos públicos e diminuem-se os tributos, elevando assim a demanda. Se o objetivo a atingir é a melhor distribuição da renda, então os recursos utilizados devem se dar em benefício dos menos favorecidos. O governo passa, então, a gastar em regiões mais atrasadas, impor impostos progressivos, ou seja, quanto maior o nível de renda, maior a proporção paga do imposto em relação à renda, etc.

O QUE É POLÍTICA MONETÁRIA

é o controle da oferta de moeda (dinheiro) na economia, ou seja, o meio de estabilizar e controlar ao máximo os níveis de preços para garantir a liquidez ideal (equilíbrio) do sistema econômico do país. Para controlar a moeda e a taxa de juros as autoridades monetárias utilizam-se dos instrumentos diretos e indiretos: Recolhimento Compulsório, Redesconto Bancário, Operações com títulos Públicos, Controle e Seleção de Crédito e Persuasão Mora

EXPLIQUE:

Reserva Compulsória:

As reservas compulsórias são reservas em dinheiro depositadas pelos bancos comerciais no banco central, uma porcentagem dos depósitos á vista e á prazo.

Servem para dar maiores garantias ao sistema financeiro, sistema bancário, contra crises, tipo, problemas de liquidez em bancos.

Servem também para controle de crédito, e conseqüentemente para um possível controle inflacionário

Os depósitos compulsórios ou reservas obrigatórias são um percentual determinado sobre os depósitos à vista que os bancos são obrigados a depositar no Banco Central. Através da elevação (ou redução) destas reservas, o Banco Central consegue diminuir (ou aumentar) a oferta de moeda na economia, sendo este um instrumento de política monetária.

Emissões:

Open Market: Mercado no qual o banco central de cada país opera de modo a regular o fluxo de moeda, comprando e vendendo seus títulos. O open opera com grande flexibilidade e sem limitações. As transações geralmente são feitas por telefone ou por meios eletrônicos. Também conhecido por mercado secundário, é onde são negociados títulos públicos já emitidos.

Operações de mercado aberto (open Market): Compra ou venda de títulos públicos pelo Banco Central (BC). Se a remuneração é atrativa, os bancos comerciais comprarão títulos do BC, e terão menor dinheiro em caixa para emprestar ao público. Se p BC compra títulos dos bancos, é o oposto: Os bancos terão mais dinheiro para emprestar, e o estoque de moeda aumentará segundo o multiplicador bancário.

Explique qual o efeito da redução da taxa de juros sobre a inflação:

a) os juros altos desestimulam o investimento, o que, por sua vez, reduz a aumento da capacidade produtiva. Ao final do processo, a economia não cresce e cria-se um círculo vicioso: a baixa oferta provoca mais inflação, que faz os juros subirem mais, que inibe novos investimentos, o que, ao final, leva a taxas de investimento mais baixas;

b) ii) os juros altos também desestimulam o consumo, porque tornam o consumo presente (em contraposição ao consumo futuro) muito caro. O indivíduo passa a considerar mais seriamente a hipótese de consumir menos hoje e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com