TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade prática supervisionada apresentada a disciplina

Por:   •  5/6/2015  •  Artigo  •  3.958 Palavras (16 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 16

                         UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
                          BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
                           POLO DIRCEU-TERESINA-PI
[pic 1]

                       

JORNAL VIRTUAL–ATPS

Atividade prática supervisionada apresentada a disciplina-Formação Social, Econômica e Política do Brasil ministrada pela professora  a distancia  Maria Clotilde Bastos e a tutora presencial claydivane.

Marinalda Alves De Araújo Sousa RA  432898

Elizamar  Mendes do Rego RA  410997

Elizete da Rocha Oliveira RA  412899

Francisca Feitosa mesquita da silva RA 425548

Suelene Alves de Sousa RA 424314

Francisca das Chagas do  Nascimento RA 423742

Katiane Furtado RA 7941713942

TERESINA-PI, junho de 2013

JORNAL NET –A NOTICIA  HISTÓRICA

O BRASIL ANTES E ATUALMENTE

O BRASIL DE DEBRET        

Jean-Baptiste Debret (1768-1848), desenhista e pintor, que chegou ao Brasil em 1816 com outros artistas franceses trazidos pelo Príncipe Regente D. João VI e só retornou à França em 1831. Durante esse período, retratou diversas cenas brasileiras, mas, sobretudo, o dia a dia das pessoas humildes e dos escravos. Ao registrar a vida na corte, o cotidiano do Rio de Janeiro, o comércio de escravos, a riqueza da flora, os costumes dos indígenas e dos negros, criou um importante acervo de fontes iconográficas sobre o Brasil das primeiras décadas do século XIX.

A forma como índios e escravos foram pintados por Debret, foi um tanto contraditória às vezes retratava-os fortes e com postura heroica, outras vezes pintando-os em situações de maus tratos sub-humanos, colocando-os aparentemente subordinados e conformados com as condições tornando-os um símbolo de coragem e força, que em uma tentativa de destacar essas qualidades,[pic 2]

Nas produções artitiscas de Jean Batist Debret, o Brasi colonial aparece sem máscaras. As questoes sociais da epoca eram latentes.Ao colocar em suas telas tipos humanos  marginalizados como os negros produziu uma fonte de informaçao valiosíssima.

 Na tela ao lado o negro é mostrado como um animal irracional.Percebe-se a violencia como é tratado e com direito nenhum de reclamar.A degladação da figura humana   é visivel na condição de escravo, explorado, injustiçado, imigrante e infeliz.

                                                                                                                         

        Na segunda figura as condições sub-humanas são realistas, verifica-se a condição de escravos altamente explorados e direito, nem se cogita.[pic 3]


                                                               

[pic 4]

Neste quadro é retratado o cotidiano da casa grande, e neste caso as crianças, filhas de escravos são tratadas como animais que estão a esperar os restos de comida. E os pais não podem nem sequer sentar para esperar o final da refeição.

 Debret também retratou a figura heroica do nativo brasileiro, que se utilizava de técnicas para caça .Valorizou estes em sua bravura, seu físico forte enquanto em outros denunciava a escravidão, talvez sem propósito de crítica.[pic 5]

As pinturas puderam assim retratar o homem em sua cultura , tradição, costumes e confirmando a identidade do povo brasileiro, que deu origem a população mestiça de hoje.

                                   

O Filme Carlota Joaquina, _ A princesa do Brasil (1995, Produção de Carla Ca rmurati) [pic 6]

        As cenas numeradas a seguir foram extraídas do filme e pretende fazer um paralelo entre as situações de antes com as situações atualmente.

  1. A infância de Carlota Joaquina- Era explorada pela sua personalidade e pela sua inteligência, que a torna uma pessoa madura antes de sua formação, perdendo parte de sua infância.

Relação com dias atuais- baseado na cena do filme a relação com trabalho infantil, que é explorado por adultos e comprometem a infância sadia dessas crianças.

Conclusão Por causa da facilidade e conquista de bons resultados, adultos usam criança para pedir e se prostituir, trabalhar ou até mesmo roubar.

  1. A posição do rei como autoridade- o rei não tinha um perfil apropriado para o cargo que exercia , as decisões reais eram administrada por Carlota Joaquina.

Relação com dias atuais-No dias atuais vê-se que o povo não escolhe adequadamente seus representantes

Conclusão-Por causa da má administração de nossos governantes, vivemos em péssimas condições de saúde, educação, transporte , moradia e baixa renda salarial.

  1. A chegada de Carlota Joaquina e de D. João no Brasil 

Com a chegada da família real houve um aumento dos preços na alimentação em geral

Nos dias atuais acontece o mesmo. O comercio explora o povo quando acontece qualquer evento, aumenta os preços dos serviços e mercadorias.

Concluindo Por que a sociedade  participa em massa ,os eventos principalmente a copa do mundo se torna caro e os menos favorecidos não participam pois há uma inflação enorme. E os pobres continuam excluídos e gera ondas de violência por causa dessa exclusão.[pic 7]

  1. A nomeação do amante de Carlota Joaquina

Fernando recebe o cargo e abandona Carlota, com medo de ser descoberto pelo esposo.

Nos dias atuais a prática da oligarquia e de interesses é forte. Infelizmente, a maioria das pessoas não se interessa por sentimentos e sim por interesses.

Concluindo, a troca de favores acontece ainda hoje. E o bem estar comum da sociedade não é tido como prioridade e sim o individualismo, e o povo ainda hoje sofre por causa dessa prática.

A REPÚBLICA DA ESPADA(1889-1894)

A primeira república, também conhecida como República velha, que tem a República da Espada que vai de 1889-,1894 período em que o Brasil foi governado pelos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.[pic 8]

Durante esse período os militares compunham a única força politica capaz de manter a ordem interna para a consolidação do novo regime.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (605.8 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com