TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atpa Eletrica

Dissertações: Atpa Eletrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1 Passo 1

Corrente Alternada

Nesse tipo de corrente, o fluxo de elétrons que carrega a energia elétrica dentro de um fio não segue um sentido único. Ora os elétrons vão para frente, ora para trás, mudando de rota 120 vezes por segundo. Essa variação é fundamental, pois os transformadores que existem numa linha de transmissão só funcionam recebendo esse fluxo de elétrons alternado. Dentro do transformador, a voltagem da energia transmitida é aumentada, permitindo que ela viaje longe, desde uma usina até a sua casa.

Corrente Contínua

Aqui o fluxo de elétrons passa pelo fio sempre no mesmo sentido. Como não há alternância, essa corrente não é aceita pelos transformadores e não ganha voltagem maior. Resultado: a energia elétrica não pode seguir muito longe. Por isso, a corrente contínua é usada em pilhas e baterias ou para percorrer circuitos internos de aparelhos elétricos, como um chuveiro. Mas ela não serve para transportar energia entre uma usina e uma cidade.

Geradores de Corrente Alternada

Motor elétrico de corrente alternada, é um equipamento rotativo que funciona a partir de energia elétrica, diferente de outros motores elétricos, o motor CA não precisa, necessariamente, qualquer entreposto dele à alimentação e serve, basicamente, para "girar" um segundo acoplado, ou movido.

Estes motores podem ser divididos, num primeiro momento, em síncronos e assíncronos, sendo que, este último, sofre escorregamento conforme a intensidade de carga (i.e., oscila a rotação), contudo, é a esmagadora maioria nas indústrias.

Outra grande divisão dentre os motores CA (de corrente alternada), são em trifásicos e monofásicos. A diferença entre estes dois tipos de alimentação alteram profundamente a versatilidade e desempenho do motor, sendo, os monofásicos, muito mais limitados e necessitados de capacitores de partida, senão, não conseguem vencer a inércia.

Os motores de CORRENTE ALTERNADA têm outras muitas divisões todas elas mundialmente normalizadas, dentre as mais comuns temos: motor de dupla polaridade, o qual pode rodar em duas velocidades diferentes em detrimento da potência, motor de eixo-duplo, com uma saída para cada lado.

Geradores de Corrente Continua

Máquina de corrente contínua é uma máquina capaz de converter energia mecânica em energia elétrica (gerador) ou energia elétrica em mecânica (motor).

A energia elétrica utilizada hoje em dia na distribuição e transporte de energia elétrica é a corrente alternada, porém os motores de corrente contínua têm tradicionalmente grandes aplicações nas indústrias sendo que, são eles que permitem variação de velocidade como de uma esteira ou de um trem por exemplo. Componentes da eletrônica já conseguem fazer os motores assíncronos variar a velocidade facilmente pelo seu menor mantimento, está a substituir os motores de corrente contínua na maior parte das aplicações.

Passo 2

Falar com Professor

Passo 3

Vantagens de Transmissão em Corrente Contínua

Transmissão mais confiável–operação em tensão reduzida caso haja problemas de isolamento, operação com metade da potência, se um dos polos ou parte da estação estiver fora de serviço, menos exposição a raios, pois só temos dois condutores contra três em corrente alternada ou seis em igualdade de transmissão.

Desvantagens de Transmissão em Corrente Contínua

Custo dos terminais–este era um dos grandes obstáculos no uso da corrente contínua. Este fator foi muito diminuído devido às novas tecnologias de tiristores.

¤Confiabilidade e disponibilidade de válvulas–este era o maior obstáculo básico e fundamental até meados de 1970, visto que as válvulas a vapor de mercúrio apresentavam baixa confiabilidade.

¤Custo de manutenção–a baixa confiabilidade das válvulas de vapor de mercúrio tornava os custos de manutenção das estações conversoras bastante elevadas se comparadas à corrente alternada. Com novas tecnologias isto não se verifica, conforme experiências existentes.

Desvantagens de Transmissão em Corrente Contínua

Pouco conhecimento da tecnologia–o grande número de projetos a partir de 1970, difundiu esta tecnologia, facilitando este tipo de transmissão. Vale salientar que estes comentários referem-se especificamente às estações conversoras e não as Linhas de transmissão.

Passo 4

Fazer Relatório

Etapa 2 Passo 1

Classificação dos motores de corrente contínua

São motores de custo elevado e, além disso, precisam de uma fonte de corrente contínua, ou de um dispositivo que converta a corrente alternada comum em contínua. Podem funcionar com velocidade ajustável entre amplos limites e se prestam a controles de grande flexibilidade e precisão. Por isso seu uso é restrito a casos especiais em que estas exigências compensam o custo muito mais alto da instalação.

Funcionamento e Constituição do motor de corrente contínua

O motor CC é constituído por circuito indutor, circuito induzido e circuito magnético.

Sendo constituído por elementos fixos e moveis, dá-se o nome de estator a parte fixa do motor e o nome rotor a parte móvel do mesmo. No caso do motor CC o circuito indutor encontra – se no estator e o circuito induzido no rotor.

O circuito induzido é constituído por um enrolamento envolvendo um núcleo ferromagnético laminado, isto é, dividido em chapas entre si.

Constituição. Dínamo: princípio de funcionamento; tipos de excitação; curvas características; potência e rendimento. Motor de corrente contínua: tipos de excitação; curvas características; potência e rendimento.

O que faz girar o rotor do motor elétrico?

O rotor do motor precisa de um torque para iniciar o seu giro. Este torque (momento)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com