TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade Etapa 1 E 2

Dissertações: Atps Contabilidade Etapa 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.819 Palavras (8 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 8

Atividades Práticas Supervisionadas

Trabalho apresentado a Faculdade Anhanguera Jacareí-SP, como parte dos requisitos da matéria, Estrutura e Analise das Demonstrações Financeiras ministrada no quinto semestre do curso de Ciências Contábeis.

Orientador: Quintanilha

Jacareí – SP

2014

Equipe de Trabalho

Nome: Rafael Alves Pereira Junior

RA: 1025759833

Nome: Regiane Ribeiro de Matos Mendes

RA: 1158384018

Jacareí – SP

2014

Sumário

Introdução ___________________________________________________Pag.5

Etapa 1 _____________________________________________________Pag.6

Etapa 2 _____________________________________________________Pag.14

Introdução

O objetivo principal deste trabalho é ter por objetivo apresentar a definição e a forma de utilização dos indicadores financeiros como instrumentos de análise financeira de uma empresa, demonstrando a importância que representam diante de questões relacionadas ao seu crescimento e à capitação de investimentos.

A partir das demonstrações financeiras de uma empresa, obtém-se uma série de dados que posteriormente serão transformadas em informações por meio da análise de balanço, e que irão embasar a tomada de decisão da administração, dos investidores e de seus credores.

Através da análise de balanços pode-se extrair a real situação econômico-financeira de uma empresa, o seu desempenho, a eficiência na utilização dos recursos, os pontos positivos e negativos, a evolução e as perspectivas para o futuro, as falhas da gestão administrativa que necessitam de correção, a origem das alterações de rentabilidade e as medidas necessárias a serem adotadas para solucionar os pontos críticos encontrados.

Etapa 1

Aula-tema: Estrutura das demonstrações financeiras. Analise Vertical e Horizontal do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício.

Passo 2

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é considerado importante por analisar a situação financeira da empresa normalmente realizada no período de um ano. Ao verificar a situação da empresa é possível: investir, fazer reservas ou cortar gastos e se prevenir se forem o caso de resultados negativos. O balanço patrimonial deve ser feito de forma rigorosa e é necessário para auxiliar no controle do patrimônio.

Balanço patrimonial: ativo, passivo e patrimônio liquidam.

O balanço patrimonial é dividido em duas categorias principais:

Ativo

Ativo, Consiste nos bens, direitos e qualquer recurso movimentado pela empresa. Também os investimentos financeiros, títulos públicos ou privados que a empresa tem por receber.

Passivo: as obrigações, os deveres que a empresa tem que cumprir com o estado, seus funcionários e com outras empresas.

Subdivisão dos ativos e passivos

Os ativos e passivos podem ser subdivididos para facilitar os cálculos e estatísticas, os ativos:

Ativos atuais: Todo dinheiro e recurso aplicado.

Ativos fixos: Itens do patrimônio que pode ser aplicado em um tempo mais longo.

Ativo á longo prazo: Fontes abstrata de recursos.

Passivo

Para os passivos temos:

Passivo Atual: Contas fixas mensalmente (pagamento de funcionários, taxas, impostos, atribuições, etc.)

Passivo á longo prazo: Todas as notas que serão pagas em um período mais logo.

Patrimônio liquido: Pode ser definido pelo resultado da diferença entre o ativo e o passivo, ou seja, é o capital que a empresa tem em caixa. Esse capital pode ser transformado em reserva ou investir em outros bens.

DRE

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

A DRE é a principal demonstração de fluxo, pois através do resultado que pode ser positivo (receita), negativo (despesas) ou nulo (receita e despesas iguais) pode-se tomar uma decisão financeira de forma precisa.

Índices Financeiros

Os índices financeiros são elaborados com base nos dados extraídos das

demonstrações contábeis divulgadas pelas sociedades em geral, como exemplo, os balanços patrimoniais e os demonstrativos de resultados do exercício

Análise Vertical

Objetivo demonstrar a composição de um grupo do Balanço Patrimonial, através dos valores percentuais de cada conta, junto com o valor total dos respectivos grupos. Também utilizadas em outras demonstrações, como por exemplo, na Demonstração do Resultado do Exercício

Análise Horizontal

Através desta análise, será possível verificar as variações das contas e grupos, tendo um determinado ano por referência. Desta forma, perceberemos a evolução das respectivas análises, onde houve maior investimento, o que melhorou ou diminuiu, dentre outras conclusões, de um ano para o outro.

Liquidez

Os indicadores de liquidez têm por objetivo avaliar a capacidade da empresa em pagar suas obrigações de forma imediata, no curto prazo e no longo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com