TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade Gerencial

Artigos Científicos: Atps Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  3.776 Palavras (16 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 16

Sumário

1. Introdução........................................................................................................

2. Conclusão.......................................................................................................

3. Referências Bibliográficas..............................................................................

1. Introdução

Nessas duas etapas iremos ver sobre Contabilidade Gerencial como Sistema de Informação Contábil, divididos em três tópicos a arquitetura de um sistema de informação contábil, os fundamentos e a abrangência do sistema de informação.

Contabilidade por Responsabilidade e Unidade de Negócios para que possamos fixar os conceitos do resultado da empresa, iremos mostrar exemplos de empresas multinacionais que possuem produtos específicos no mercado brasileiro. Iremos explicar também sobre a estrutura das atividades da empresa e analisar os centros geradores de resultados.

2. Contabilidade Gerencial

 A contabilidade Gerencial é focada no processo decisório interno da organização. Decidir investimentos, identificar produtos e serviços que geram lucros ou prejuízos, e uma serie de outras informações são obtidas através da contabilidade gerencial ou da contabilidade utilizada como ferramenta para a tomada de decisão.

 Utiliza todos os conceitos da contabilidade societária, e naquela fundamenta seus números. Neste ponto é conveniente destacar que, se a gerencial não estiver comprovada na contabilidade societária, não merecerá credibilidade irrestrita.

 Com a gerencial, podemos analisar um produto, serviço, centro de custo ou centro de resultado como se fosse uma empresa. Mensuramos em reais, dólares, euros ou qualquer moeda que seja do interessa da empresa.

 Existem duas contabilidades: geral e gerencial. A contabilidade geral é principalmente destinada para públicos externos das entidades. A mesma segue as normas técnicas emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis- CPC. Todas as entidades reportando para públicos externos precisam obedecer às normas de registro e de divulgação ditadas nas normas do CPCs com o respaldo do Conselho Federal de Contabilidade e da lei federal em vigor.

 É uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.

 Contabilidade Gerencial, em síntese, é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade. A gestão de entidades é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações e a contabilidade é a principal delas.

 A contabilidade gerencial não inventa dados, mas lastreia-se na escrituração regular dos documentos, contas e outros fatos que influenciam o patrimônio empresarial.

 Dentre as utilizações da contabilidade, para fins gerenciais, destacam-se, entre outros:

1. Projeção do Fluxo de Caixa

2. Análise de Indicadores

3. Cálculo do Ponto de Equilíbrio

4. Determinação de Custos Padrões

5. Planejamento Tributário

6. Elaboração do Orçamento e Controle Orçamentário

 A contabilidade gerencial utilizar-se de temas de outras disciplinas, ela se caracteriza pôr ser uma área contábil autônoma, pelo tratamento dado à informação contábil, enfocando planejamento, controle e tomada de decisão, dentro de um sistema de informação contábil.

 Com a contabilidade gerencial deve fazer a conexão entre ações locais dos gerentes e a lucratividade da empresa, para que estes possam saber que direção tomar. Medindo corretamente o impacto de ações locais no desempenho global, a contabilidade gerencial também serve como agente motivador, pois bonificam as pessoas que contribuem significativamente ao objetivo da empresa, esta tem o objetivo de fornecer informações para que os gerentes possam decidir qual o melhor caminho para a empresa.

3. Arquitetura de um Sistema de Informação Contábil

A característica gerencial da informação contábil determina que o sistema de informação contábil deve estar totalmente alinhado e integrado com os demais subsistemas de informação do sistema empresa. Todas as atividades dos processos empresariais terminam por convergir para o sistema de informação contábil, uma vez que este é especializado na mensuração econômica, elemento necessário para dar consistência aos aspectos operacionais de cada atividade. A arquitetura de integração de todos os subsistemas de informação da empresa é apresentada atualmente pelo conceito de Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE), conhecido pela denominação ERP (Enterprise Resource Planning). Dentro deste ambiente, o Sistema de Informação Contábil (SIC) constitui-se num componente chave, dado o alto grau de integração necessário. Os ERP tem sua constituição estruturada de forma genérica, havendo necessidade de sua adaptação para cada empresa, o que implica num estudo aprofundado das informações constantes de todos os subsistemas e suas integrações com a contabilidade. O trabalho apresenta uma proposta de estruturação do Sistema de Informação Contábil no SIGE/ERP,caracterizada em um Modelo Conceitual, dentro de um enfoque sistêmico e considerando todas as etapas do processo de gestão, objetivando potencializar o uso da informação contábil dentro das empresas.

4. Fundamentos de um Sistema de Informação Contábil

Com a intensificação da competitividade e com o recente processo de globalização, os gestores de empresas estão contando cada vez mais com os relatórios contábeis em busca de informações que possam ser úteis para o gerenciamento empresarial. O Sistema de Informação Contábil é uma importante ferramenta no que diz respeito ao fornecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com