TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps competencia social

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.036 Palavras (13 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso de Serviço Social

Polo Padrão

        GISLAINE B. M. DO AMARAL                                RA: 394432

        KEDMA COUTINHO M. BARBOSA                      RA: 394536

        MARLENE PADILHA                                  RA: 389134

        MEIRE APARECIDA NETTO                         RA: 396926

        SILVANA M.S LUCAS                                         RA: 396203

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DA DISCIPLINA DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Competências Profissionais do Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação da Profa. Elisa cleia Nobre.

CAMPO GRANDE-MS

ABRIL/201

                                                 INTRODUÇÃO

           Serão discutidos neste trabalho os desafios e perspectivas que o profissional de assistência social se depara no exercício da sua função, analisando o desempenho do seu trabalho na atualidade porem, sem voltar nossos olhos para o passado, onde sua concepção se confunde com o surgimento do capitalismo caminhando juntos e encarando os desafios desta profissão, profissão essa de suma importância para a população que conquistou esse direito no decorrer dos tempos,após enfrentar muitas lutas diante de uma política ditatorial onde não tinham a preocupação com a população de atender suas necessidades,condições de sobrevivência.Desde então esses profissionais trabalham entre a política vigente e as necessidades da população.trataremos também , as diferenças entre os programas societários e os Éticos Políticos.

        




Origem dos Conselhos de Fiscalização:

Deu se início a criação e ao prático funcionamento dos Conselhos de Fiscalização das Profissões em 1950, através da regulamentação feita pelo Estado às chamadas “profissões liberais”. Portanto, Serviço Social, precisa de Conselhos para que tenha a devida regulação. Em 27 de Agosto de 1957 foi reconhecida legalmente como profissão através da Lei 3252, e logo depois foram regulamentados  e estabelecidos os instrumentos normativos e fiscais, sendo anteriormente conhecidos como Conselho Federal e Regional de Assistentes  Sociais e a partir de Junho/1993 alterado para Conselho Federal e Regional de Serviço Social. Atribui-se ao CFESS e CRESS  a fiscalização de tudo que engloba a pratica profissional do Assistente Social, procurando agir de forma  a atender a população com democracia e imparcialidade. Todo o processo de fiscalização até chegar aos dias atuais teve um grande avanço, sendo ampliado, renovado e alcançando objetivos dos mais simples até os mais complexos, se fortalecendo  através de uma política-pedagógica, externando assim o compromisso da classe com serviços prestados de qualidade, sem perder a base de integridade  nas questões sociais.

 Movimento de Reconceituação

Este movimento  acontece progressivamente  na América Latina   nos anos de 1930 até os meados de 1960, principalmente nos lugares onde há desigualdades sociais. Esse processo renovador aconteceu na chamada crise do Serviço Social tradicional, fortalecido e Estimulado pelos fatores econômicos, políticos, sociais e culturais da época. Sempre quando se fala Em Serviço social devemos considerar que os movimentos  que ocorrem e ocorrerão nessa área. Em sua maioria será baseado em uma constante busca de progresso e avanço do bem comum. Na junção de todos os métodos e teorias que são estudadas, aprimoradas e compreendidas, a prática do serviço social deverá ter sempre um compromisso final com a classe que necessita ser atendida em suas necessidades básicas. No movimento de reconceituação, é correto a afirmação de que há um divisor de águas.

Depois dessa fase, antes e depois daquele serviço social de origem que era conservador e tradicional, voltando assim um olhar futurista de renovação, onde a classe trabalhadora terá voz e vez. O movimento no Brasil teve influencia direta do que ocorreu na América latina, porém com identidade e linguagem própria, de acordo com a personalização das questões sociais que imperavam então. A ruptura com o velho sistema não acontece imediatamente, ha questionamentos e até um ar de resistência, pois o novo vem acompanhado de ajustes e técnicas que substituem o que agora é considerado quase obsoleto.

Sobre a Lei n° 8.662, de 07 de Junho de 1993, que dispõe sobre a confiabilidade e as atribuições privativas do Assistente Social, bem como sobre a aptidão dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Serviço Social. A rotina do Assistente Social deve ser dirigida pelos itens fundamentais do Código de Ética da profissão, não fugindo em nada no quem tange a princípios legais de todo funcionamento da área, estando à ação em qualquer ambiente que se faz necessária a intervenção do profissional em questão.

As principais colunas de ação do Assistente Social, ou seja: o Planejar, Elaborar, Coordenar, Executar, Orientar e Avaliar, deverão obrigatoriamente fazer parte em quaisquer itens e deixar bem especificado no que se refere à metodologia de trabalho do assistente social. Como dita a resolução 569/2010, do dia 25 de março de 2010 0 CFESS  congrega a vedação da pratica de terapias pertinentes ao titulo ou atividade profissional do assistente social,produto de um empenho ético-politico e teórico metodológico foi uma conquista muito importante e coletiva da categoria .Foi mencionado pontos importantes nesse trabalho:

 A pratica do assistente social acontece mediante a graduação no curso de nível superior, portanto o mesmo estará qualificado para o desempenho profissional,devera possuir seu diploma e também o registro junto ao CRESS que possui pertinências ao exercício da profissão,com a intenção de acompanhar o profissional se o mesmo não esta indo contra as normas  constadas na lei 8662/1993e seu código de ética, o desempenho com a pratica de terapias e competência de um profissional especializado para essa finalidade sendo necessário um modo de intervenção na vida dos indivíduos,alguns profissionais trabalham sobre as situações subjetivas do sujeito,porem cada profissão tem por finalidade objetivar suas habilidades e competências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (180.3 Kb)   docx (63.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com