TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Contemporaneidade

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.350 Palavras (18 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 18

 


CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

     

 CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO


Prof.ª Ma. Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre


Desafio Profissional


UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CENTRO EDUCACIONAL Á DISTÂNCIA


Disciplinas Norteadoras: Sociedade e Família e Serviço Social Contemporâneo
Tema: Serviço Social da Atualidade.

Passo 1

Conceito de família de acordo com o texto.

A família é o lugar onde você aprende a viver em sociedade, é o lugar onde você começa a ver o significado de mundo. É o lugar onde você aprende a falar, a se socializar, a ordenar e dar sentido às experiências vividas. Qualquer que seja a composição da família, ela é o filtro onde se começa a ver e a significar o mundo. Tudo começa ao nascer e dura por toda a vida.

Conceito de Família do Autor: MIOTO,1997
[...] família pode ser definida como um núcleo de pessoas que convivem em determinado lugar, durante um lapso de tempo mais ou menos longo e que se acham unidas (ou não) por laços consanguíneos. Ela tem como tarefa primordial o cuidado e a proteção de seus membros, e se encontra dialeticamente articulada coma estrutura na qual está inserida.

Conceito de Família do Autor: SZYMANSKI, 2002
[...]família na atualidade, é constituída por um grupo de indivíduos que, devido à existência de laços afetivos, optam por conviverem juntos, como acordo de cuidado mútuo entre seus membros.

[...] família é o lugar onde se ouvem as primeiras falas com as quais se constrói

a auto-imagem e a imagem do mundo exterior. É onde se aprende a falar e,

por meio da linguagem, a ordenar e dar sentido às experiências vividas. A família, seja como for composta, vivida e organizada, é o filtro através do qual se começa a ver e a significar o mundo. Este processo que se inicia ao nascer prolonga-se ao longo de toda a vida, a partir de diferentes lugares que se ocupa na família (SARTI, 1999, p. 100).

Mudanças que a contemporaneidade

A sociedade contemporânea vive em constantes transformações se comparada com a sociedade e seu modo de vida de décadas passadas. Imensas transformações ocorreram ao longo desses anos, levando as famílias a adaptar-se ao novo modelo e as novas configurações familiares. Vivemos em uma sociedade extremamente capitalista, onde muitos vivem à margem da sociedade, levando as famílias a sofrerem desajustes financeiros e afetivos em suas relações familiares.

A família contemporanea não é composta exclusivamente por membros que apresentam laços de consanguinidade entre si, pois com as transformações ocorridas, as famílias ganharam novos arranjos e contornos, e encontramos pessoas que apresentam laços afetivos, onde compartilham além do mesmo ambiente também afeto, carinho, valores éticos e culturais. Isso não significa que a família nuclear tenha sido extinta, mas porque alguns fatores contribuíram para a construção de vínculos efetivos nas famílias na atualidade, como;

A inserção da mulher no mercado de trabalho;

O controle da reprodução;

A redução do número de filhos;

O aumento da expectativa de vida, em especial nos centros urbanos

As novas representações de papéis femininos X masculinos, mudando a estrutura de poder;

Novas tecnologias reprodutivas e exames de DNA para confirmação de paternidade na década de 1990; dando origem a outros vínculos familiares;

 A diversificação de modo de viver em família, com o surgimento de vários arranjos familiares, (famílias reconstituídas; constituídas através de uniões estáveis monoparentais; avós que moram e cuidam de netos; unipessoais; formadas por união homossexual.):

As novas formas de expressão da sexualidade, dos afetos na familias, portanto as relações e de gênero;

O número de divórcios, separações e recasamentos  aumentou significando  alterações pelas quais passa a vida familiar de nossa sociedade.

Independente de sua configuração a família é uma instituição que tem por objetivo promover a educação e o bem estar físico e mental de seus membros, influenciando sobremaneira, no comportamentos de mesmos no meio social durante todo seu desenvolvimento como cidadão.

Diante de uma realidade tão caótica se faz necessário a utilização das políticas publicas de maneira objetiva e definitiva no ensejo de salvaguardar os novos modelos de famílias capazes de suprir todas a necessidade pelas quais passam a sociedade carente do nosso país.

Passo 2

Importância da família.

A matricialidade sociofamiliar se refere à centralidade da famílias como núcleo. Ela desempenha um papel fundamental na efetivação de todas as ações e serviços na política de assistência social, pois seu objetivo, além, de centralizar a família, garante sua sobrevivência, acolhe cuida de suas necessidades básicas, enfim garante sua proteção social.

A sociedade contemporânea vive em constantes transformações se comparada com a sociedade e seu modo de vida de décadas passadas. Imensas transformações ocorreram ao longo desses anos, levando as famílias a adaptar-se ao novo modelo e as novas configurações. Vivemos em uma sociedade extremamente capitalista, onde a família é contraditória, onde muitos vivem à margem da sociedade, levando as famílias a sofrerem desajustes financeiros e afetivos em suas relações familiares e essas mesmas famílias são marcadas por desigualdades, e competições, todavia  continua sendo fundamental no âmbito da proteção social.

A família contemporanea não é composta exclusivamente por membros que apresentam laços de consanguinidade entre si, pois com as transformações ocorridas, as famílias ganharam novos arranjos e contornos, e encontramos pessoas que apresentam laços afetivos, onde compartilham além do mesmo ambiente também afeto, carinho, valores éticos e culturais. Isso não significa que a família nuclear tenha sido extinta, mas porque muitos fatores contribuíram para a construção de vínculos efetivos nas famílias na atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com