TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de servico social na contemporaneidade

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]
[pic 2]

SERVIÇO SOCIAL

Trabalho acadêmico apresentado como exigência da disciplina Servico Social na Contemporaneidade da Universidade Anhanguera.

                                                                 Prof.ª. EAD: Ma Edilene Xavier R. Garcia

                                                                 Profª.: Tutor presencial: Fátima Aparecida Guil

                 

   

                                            Cassiana Carmello RA: 2624481736

                                            Cíntia Márcia Terezani RA: 4362834854

            Giseli Cristina de Oliveira RA: 2624481825

         Natalia Bueno de Toledo RA: 2315325729

               Rosangela De Souza Ceretti RA: 4356831790

MATÃO – SP

Marco/2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUCAO..........................................................................................................03
  2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................04

      2.1 Conceitos de Familia....................................................................................................04

      2.2 Relações entre Família e Serviço Social......................................................................05

      2.3 DESAFIOS PROFISSIONAIS...................................................................................06

      3-  CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................08

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.......................................................................09

INTRODUÇÃO

 Essa atividade é importante para refletir sobre o conceito de família, para que analise as diferentes configurações familiares na sociedade atual.

Apresenta as diferenças das famílias antigas para as atuais e fala da importância da família na sociedade e a família como área de atuação no serviço social.

Enfim o tema é muito atual e complexo e necessita de uma análise profunda, afinal a família será um segmento que nunca deixará de ser trabalhado no Serviço Social enquanto existir.

DESENVOLVIMENTO

CONCEITOS DE FAMILIA

Varias mudanças ocorreram na sociedade brasileira, sua transformação de sociedade rural na qual predominava a família patriarca, para a sociedade de bases industriais com suas implicações de mobilidade social, geográfica e cultural acarretou transformações igualmente marcantes na estrutura do modelo tradicional de família.

Define que a família antiga tinha como missão a conservação dos bens, e ajuda muito no cotidiano de um mundo em que o homem e a mulher não poderiam sobreviver isolados. A partir da idade moderna a família conjugal, era agrupada sob o domínio das relações de trabalho e que originou a grande família do feudalismo x capitalismo.

A organização familiar mudou bastante ao longo do tempo, o modelo de família com pai, mãe e filhos foi sendo deixando de lado, o pai perdeu a pretensão de todo poder, numa época onde a mulher ganha espaço e começa a ser chefe da família também. E cada vez mais frequente casos de famílias sem a estrutura que se diz padrão, são frequentes também os casos de separações onde desestrutura mais ainda a relação familiar, o que é novo na família contemporânea é o predomínio de pessoas solteiras e divorciadas vivendo sozinhas com seus filhos com a busca pela independência individual.

Numa época de tantas modificações uma configuração familiar bem polemica é formada por casal de homossexuais, quando assumem uma relação estável passam por um processo de questões difíceis de serem elaboradas, principalmente pelo fato de serem casais do mesmo sexo.

O Novo Código Civil de 2001, exclui a união de homossexuais e de pessoas que moram sozinhas (família unilateral), tipos de arranjos que existem e continuam a crescer, porém que não atendem ao formato previsto em lei que define entidade familiar somente a convivência entre homem e mulher.

Outra estrutura familiar são os casais sem filhos por opção, geralmente formadas por indivíduos que desejam maior ascensão profissional e maior independência social e financeira e assim não abrindo espaço para a vinda de filhos. Outra estrutura são as famílias unipessoais ou unilaterais formadas por um único indivíduo que opta por ter um espaço físico individual, seja pela busca por independência, ou pela necessidade de estudar, ou oportunidade de trabalho. Atualmente tem crescido o número de pessoas solteiras, divorciadas ou viúvas/viúvos vivendo sozinhos.

Outra formação familiar são as associações (família por associação) compostas geralmente por amigos sem grau de parentesco, sem filhos e que não apresenta envolvimento sexual entre seus membros, que se reúnem em um convívio amistoso baseado na amizade.

A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E SERVIÇO SOCIAL

Ao longo da história a família foi tratada como uma idéia estática, imutável e universal, sendo a configuração tradicional da família nuclear, formada por um casal e seus filhos, a mais aceita pela sociedade. Porém deve-se ter em mente que a família como instituição social sofre mudanças ao longo do tempo, acompanhando o processo de mudança que ocorre dentro da própria sociedade a qual está inserida.

A Política Nacional de Assistência Social - PNAS (2004) identifica que:

[...] são funções básicas da família: prover a proteção e a socialização de seus membros; constituir-se como referências morais, de vínculos afetivos e sociais; de identidade grupal, além de ser mediadora das relações dos seus membros com outras instituições sociais e com o Estado. (PNAS, 2004 apud. SILVA, s.n)

Toda demanda necessita de uma resposta e cabe ao profissional resolve-las. Cada demanda necessita de uma ação, seja uma ação institucional, utilizando instrumentos como bens, serviços, benefícios, programas, ou mais além através de uma ação sócio profissional, que deve ser no intuito de compreender as contradições e relações da família com a sociedade e assim criar condições necessárias para que esta faça seu papel e sua função social plenamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (126.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com