TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Dissertações: Auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  2.385 Palavras (10 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

CURSO – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Auditoria

David Alves Caires – RA: 2323403605

Renata Pereira Rodrigues – RA: 3317505677

Karina Martins da Silva – RA: 2030914436

Nome Tutor Presencial Dinorah Lima

Nome Professor EAD Carmem Martins Regis

Belo Horizonte/MG

Setembro/2014

SUMÁRIO

Introdução--------------------------------------------------------------------------------------- 3

Aspectos Conceituais--------------------------------------------------------------------------- 4

O que é auditoria--------------------------------------------------------------------------- 4

Tipos de auditoria-------------------------------------------------------------------------- 4

Postura do auditor -------------------------------------------------------------------- 5

Processo e Procedimentos de Auditoria-Demonstração Contábil Auditada- 6

Planejamento de Auditoria------------------------------------------------------------------ 7

Carta de Responsabilidade e SOX--------------------------------------------------------------- 7

Conclusão----------------------------------------------------------------------------------- 11

Referências Bibliográficas------------------------------------------------------------------------ 11

INTRODUÇÃO

A presente atividade pretende mostrar a importância da auditoria, seus conceitos, os conhecimentos necessários a um auditor, as responsabilidades do auditor externo e do auditado, a postura que um auditor deve ter, as demonstrações contábeis que são auditadas e a finalidade de se auditar, o processo de planejamento de auditoria, o conceito da Carta de Responsabilidade e da Lei de Sarbanes-Oxley.

ETAPA 1

ASPECTOS CONCEITUAIS

1. Explicar o que é Auditoria?

Auditoria significa conferência, verificação, análise e avaliação e, acima de tudo, comunicação dos resultados dentro de um determinado objetivo ao qual a auditoria se propõe. A palavra auditoria tem como origem o latim audire, cujo significado é ouvir.

2. Quais os tipos de auditorias existentes? Explicar cada um

A auditoria pode ser dividida em dois grandes grupos: Auditoria interna e Auditoria externa.

A auditoria interna é conduzida por funcionário da própria empresa na qual a auditoria é executada e em geral envolve a avaliação de desempenho, controles internos, sistemas de computação/informação, qualidade de serviços e produtos etc. Busca a identificação de não conformidades, prevenção e/ou detecção de falhas de operação, discrepâncias nas atividades administrativas, possibilitando maior confiabilidade das informações geradas, bem como garantindo a salvaguarda dos ativos da empresa.

A auditoria externa ou independente é executada por funcionário da empresa de auditoria independente e tem como finalidade aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos seus usuários. Nesse sentido, compreende expressar uma opinião através da emissão de um parecer sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada no(s) período(s) sob exame e assegurar que estas foram elaboradas em todos os aspectos relevantes, em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade e legislação específica aplicáveis.

3. Quais as responsabilidades do auditor externo e do auditado?

Tanto auditor como auditado têm obrigações e responsabilidades, o primeiro e fundamental ponto é o fato que as demonstrações contábeis são de propriedade e responsabilidade exclusiva do auditado, sendo este responsável direto por tudo que nela conste ou que porventura seja omitido por qualquer motivo.

O auditor independente é submetido a diversas normas em relação ao seu trabalho. Abaixo serão citados e explicados os principais:

• Registro na CVM: todo auditor, seja ele pessoa física ou jurídica, tem a obrigação de ter registro efetuado junto a Comissão de Valores Mobiliários.

• Guarda da documentação e sigilo: para fins de fiscalização do exercício profissional, toda a documentação, papéis de trabalho, relatórios e pareceres dos serviços realizados devem ser conservados em boa guarda, pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do parecer. Toda a documentação da auditoria é confidencial, devendo ser mantida em local seguro e sob sigilo.

• Responsabilidade compartilhada: em nenhuma hipótese a responsabilidade do auditor será modificada, mesmo quando algum contador na função de auditor interno contribua na realização dos trabalhos. O fato de um papel de trabalho ser preenchido pela auditoria interna do auditado não isenta o auditor independente de responsabilidade sobre algum tipo de erro ou fraude que possa acarretar erro no seu parecer final.

• Revisão externa: os auditores deverão se submeter a cada quatro anos a uma revisão externa realizada por outro auditor registrado na CVM.

Em relação ao auditado, a nota explicativa da CVM da Instrução 308/99 cita as responsabilidades do mesmo em relação a auditoria externa. Além da normatização dessa Instrução, o auditado tem outras responsabilidades que são relacionadas no documento denominado “carta de responsabilidade da administração”, onde o auditado lista nominalmente e assina todas as suas responsabilidades diante das demonstrações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com