TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASE ATIVA DE EQUILÍBRIO. REACÇÕES DE NEUTRALIZAÇÃO. PONTO DE EQUIVALÊNCIA E TITLUMETRIA

Trabalho acadêmico: BASE ATIVA DE EQUILÍBRIO. REACÇÕES DE NEUTRALIZAÇÃO. PONTO DE EQUIVALÊNCIA E TITLUMETRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 6

AEDB – ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

FACULDADE ENGENHARIA DE RESENDE

RELATÓRO QUIMICA 08

Resende

Junho 2013

RELATORIO EXPERIMENTO 08 – QUIMICA – 2013

1. INTRODUÇÃO:

EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE. REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÃO. PONTO DE EQUIVALÊNCIA E TITULOMETRIA

1.1 Teorias de ácido e base

O comportamento ácido-base é conhecido de longa data. Os termos ‘ácido’ e ‘sal’ datam da Antiguidade, ‘álcali’, da Idade Média e ‘base’ do século XVIII. Boyle, no século XVII, estudou os indicadores, inclusive o corante vermelho do pau-brasil. Os indicadores começaram a ser utilizados em titulações no século XVIII.

As teorias ácido-base, ou seja, as teorias que procuram explicar comportamento dessas substâncias baseando-se em algum princípio mais geral, são também bastante antigAS. As principais, cronologicamente em relação a seu surgimento, são as teorias de Arrhenius (1887), dos sistemas solventes (1905), protônica (1923), eletrônica (1923), de Lux (1939), de Usanovich (1939) e ionotrópica (1954), sem esquecer as críticas de Werner (1895 a 1911).

1.2 Titulometria - Titulação

Uma titulação consiste num procedimento analítico, no qual uma quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste com um reagente padrão oupadronizado. Quando em uma titulação o volume de uma determinada solução é monitorado (uso de bureta, por exemplo) o procedimento é chamado de volumetria (AMÓS, 2004; BARBOSA,2000).

Na titulação existem dois componentes fundamentais que são: titulante, reagente ou solução cuja concentração é conhecida e, o titulado, composto ou solução cuja concentração é desconhecida. Normalmente, a titulação é feita adicionando-se, controladamente, o reagente de concentração conhecida (titulante) à solução da substância com concentração desconhecida (titulado), ou vice-versa, até que se julgue que ela reagiu por completo. Então, através do volume de reagente adicionado (titulante) e da sua concentração, determina-se a quantidade de matéria de reagente consumido; em seguida, através da estequiometria da reação (equação química balanceada), determina-se a quantidade de matéria da substância e, se conhecido o volume da solução que a continha, pode-se também determinar a concentração da mesma.

Numa titulação ácido-base é adicionado lentamente e com agitação, o titulante (solução colocada na bureta) ao titulado (solução colocada no erlenmeyer) até se detectar uma variação brusca de uma propriedade física ou química, resultante da reação completa, entre o titulante e o titulado.

Oponto de equivalência de uma titulação ácido-base ocorre quando as quantidades de ácido e base estão nas proporções estequiométricas evidenciadas pela respectiva reação química. Do ponto de vista prático, a detecção do ponto de equivalência pode fazer-se usando um indicador apropriado, que, mudando de cor para um valor de pH ( o mais próximo possível do ponto de equivalência), assinala o fim da titulação. Contudo, uma definição mais rigorosa da evolução de pH ao longo da titulação, e do ponto de equivalência em particular, consegue-se por leitura de pH com um pHmetro. Aonde os elétrodos vão fornecendo uma informação em contínuo, permitindo, com facilidade, a construção de curvas de titulação, com o ponto de equivalência sendo o ponto de inflexão dessa curva, o qual é dado geometricamente pelo ponto médio do troço vertical da mesma. Este tipo de análise chama-se titulação potenciométrica (VOGEL,1992; BACCAN, 1987).

De maneira geral, existem três requisitos que devem ser empregados em uma reação de titulação: I. A reação deve ser simples e de estequiometria conhecida, pois os compostos não-estequiométricos (bertoletos) não obedecem a lei das proporções definidas. I. A reação deve ser rápida. II. No ponto de equivalência deve haver mudanças químicas ou físicas(pH, temperatura, condutividade)(VOGEL,1992).

1.3 Padronização

O procedimento de se determinar, com precisão, a concentração de um reagente analítico é denominado, de forma geral, padronização Existem duas principais metodologias para se efetuar a padronização de uma solução. Uma delas é mediante a pesagem exata de uma amostra do ácido ou de uma base, sólidos, puros (denominada padrão primário), e depois titular esta amostra com uma solução de ácido ou de base a ser padronizada. A outra metodologia é padronizar a solução mediante titulação com outra solução que já foi padronizada (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, 2008).

1.4 Indicadores

Os indicadores corados são substâncias assim designadas pelo fato de, pela sua cor, darem indicações ao observador sobre as espécies químicas que existem ou predominam num sistema material. Quando ocorre uma reação química há alteração de concentrações das espécies presentes: os reagentes dão origem total ou parcialmente aos produtos de reação(OLIVEIRA, 1999).

Em situação de equilíbrio químico há coexistência de reagentes e produtos, uns e outros em maior ou menor quantidade, consoante a extensão do equilíbrio, i.e., a sua maior ou menor deslocação no sentido direto ou inverso da reação. Estas afirmações são válidas, seja qualfor o tipo de reação que ocorre, precipitação, ácido-base, complexação, ou redox; os indicadores são escolhidos em conformidade e geralmente são espécies que intervêm em reações do mesmo tipo que a reação principal, mas menos extensas (PRADO, 2002).

2 OBJETIVO

Preparação de uma solução 0,1 N de HCl. Padronização dessa solução, a fim de conhecer sua normalidade

3- MATERIAL:

Ácido clorídrico, HCl concentrado; Balão volumétrico de 250 mL; Bécher de 100 mL; Bureta de 50 mL; Erlenmeyer de 250 mL; Garra; Pipeta volumétrica de 20 mL; Pipeta graduada de 10 mL; Proveta de 50 mL; Solução de carbonato de sódio (5,30 g / L) Na2CO3; Solução de indicador metilorange; Suporte universal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com