TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BOLSA FAMILIA: AVANÇO, LIMITES E POSSIBILIDADES PROGRAMAS QUE ESTÁ TRANSFORMANDO A VIDA DE MILHOES DE FAMÍLIAS NO BRASIL.

Por:   •  19/10/2015  •  Ensaio  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

                                         SERVOÇO SOCIAL

ROSÂNGELA S. G. CARDOSO

 

BOLSA FAMILIA: AVANÇO, LIMITES E POSSIBILIDADES PROGRAMAS QUE ESTÁ TRANSFORMANDO A VIDA DE MILHOES DE FAMÍLIAS NO BRASIL.

Nos fala da criação do Bolsa e Auxilio Gás Família uma das novidades do programa em relação a iniciativas iguais as anteriores foi a unificação de todos os benefícios sociais do governo federal (Bolsa Escola,Bolsa Alimentação, Cartão Alimentação) em único programa.O governo Lula, com a criação do MDS, vai agrupar e juntar essas políticas em um único programa que procura unificar as ações publicas nas áreas de Assistência Social, segurança alimentar e nutricional,saúde,educação infantil transferência  de renda.

Enfatiza que o programa em estudo é considerado uma política social com todos os seus limites, o bolsa família é no mínimo um indicador do quanto é possível fazer com políticas desse tipo. Políticas que acabam mudando a vida de muita gente.

Ressalta que os números mostram que o programa vem tendo um impacto positivo no setor educacional pelo fato de que recebe o beneficio as famílias devem estar com seus filhos na escola, tendo uma boa freqüência, isso e um ponto positivo, pois assim melhora o padrão de vida da família.

Atua como complemento à educação, na medida em que interfere nas condições concretas para desenvolver a qualidade na educação. Afinal o Bolsa Família está dentro do direito á distribuição de renda, direito á uma renda básica, direito à alimentação e sem isso não há quem aprenda qualquer lição da vida ou da escola.

Devemos lembrar que a partir do momento em que as crianças estão na escola não estão trabalhando, há uma diminuição no índice de trabalho infantil.

Reflete-se sobre o caráter de encontro regulado através das vantagens de diminuição da pobreza e possibilidade de alcance mínimo de cidadania aos usuários beneficiados. Tornam se necessária  discussões para ampla compreensão dos aspectos do programa, a fim de promover suporte de aperfeiçoamento das práticas já adotadas para o funcionamento e acompanhamento sistemático  do programa e seus impactos na educação.

Fala também sobre a violência e da seguridade social no Brasil e verdade que não basta afirma a vivência da desigualdade social para equacionar o problema da violência. Ha diversas faces desse problema que requerem medidas de curto prazo, que não podem esperar pela diminuição consistente dos graus de desigualdade, o que só ocorrerá no longo prazo.

Fala dos dados abundantes  mostrando a situação de extrema vulnerabilidade social que  compromete a maior parte da população jovem entre 15 e 24 anos.

Faz-nos saber sobre a herança positiva que recebeu do FHC e também menciona outros nomes que deveriam receber credito pelo êxito do programa. Sua paternidade englobam os principais partidos como PSDB, PT, PFL.

o êxito do Bolsa Família,reconhecido hoje dentro e fora do Brasil, é um passo importante na direção e transformação da realidade.  

DE: Marco Aurélio Weissheimer

LIVRO:Bolsa Família Avanço, Limites e Possibilidades Programa que está Transformando a Vida de Milhões de Família no Brasil.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com