TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases E Ácidos

Artigos Científicos: Bases E Ácidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Por meio deste trabalho viemos relatar sobre experimentos químicos efetuados em uma aula prática no laboratório da escola. Nesta aula fizemos experiências para analisar o caráter ácido e básico de algumas substâncias usadas no nosso cotidiano.

Explicaremos detalhadamente o que são ácidos e bases. Sendo que o primeiro é toda substância que se ioniza em presença de água e origina, como um dos íons, o cátion H+.

Já o último é toda substância que, em uma solução aquosa, libera exclusivamente como ânion, o íon OH– (hidróxido). Da mesma forma citaremos o que são indicadores e pra que são utilizados.

Explicaremos também os procedimentos executados durante as experiências, os materiais e reagentes utilizados além dos objetivos e resultados obtidos.

OBJETIVOS

- Analisar o caráter ácido/básico de algumas substâncias que usamos no dia-a-dia.

ÁCIDOS

Segundo a definição de Arrhenius, ácidos são substâncias que, ao serem dissolvidas em água, sofrem ionização e apresentam como único tipo de íon positivo o cátion H+.

Além de terem sabor azedo, como o vinagre, a laranja, a acerola e o limão, um odor asfixiante, reagirem com certos metais, como o zinco, o magnésio e o ferro, produzindo hidrogênio gasoso e um baixo ponto de fusão e ebulição, os ácidos alteram a cor de certas substâncias chamadas indicadores.

Esses indicadores são substâncias que mudam de cor de acordo com a acidez do meio, são muito utilizados em laboratório, como o azul de bromotimol que obtém um aspecto amarelado em meio ácido e o alaranjado de metila que fica vermelho. Através dele também pode se medir o pH da substância, no caso dos ácidos que contam com o pH inferior a 6 em temperatura de 25º.

Os mais comuns são, ácido sulfúrico, ácido fosfórico, ácido fluorídrico, ácido nítrico, ácido clorídrico, ácido acético e ácido carbônico.

Podem ser classificados como monoácido, diácido, triácido e tetrácido enquanto ao número de H+. Binário, ternário e quaternário em relação ao número de elementos, oxiácido e hidrácido dependendo da presença de oxigênio. Os ácidos são fortes e fracos, quanto mais moléculas de ácido ionizado na água mais forte ele será.

As substâncias ácidas reagem com as básicas, formando sais e água, essa reação chama-se neutralização.

BASES

Base é toda substância que, em solução aquosa, libera exclusivamente como ânion, o íon OH– (hidróxido).

Quando dissolvidas em água conduzem corrente elétrica, também reagem com ácidos (neutralizando-os) para formar sal e água, separam-se quando aquecida e mudam a cor dos indicadores. As bases têm sabor amargo e são semelhantes ao sabão quando as tocamos. Geralmente são usadas para produtos químicos.

Como as bases são antiácidas, ajudam a neutralizar a acidez no estômago. As mais conhecidas são a de Hidróxido de Magnésio, Hidróxido de Cálcio e Hidróxido de amônio.

Elas podem ser classificadas como monobase, dibase e tribase, enquanto ao número de OH–. E podem ser fracas ou fortes, quanto mais solúveis em água a base é, mais forte ela será. As bases da família dos metais alcalinos são solúveis, já a dos metais alcalinos terrosos são praticamente insolúveis e o restante das famílias é insolúvel.

Como as bases se ionizam em íons de hidróxido conclui-se que quanto mais íons de hidróxido houver em uma solução, mais básica ela será. As bases contém o pH de 8 a 14.

MATERIAIS E REAGENTES

MATERIAIS:

- Béqueres;

- Bastão de vidro;

- Conta gotas;

- Colher de medida.

REAGENTES:

- Azul de bromotimol;

- Alaranjado de metila;

- Suco de repolho roxo;

- Sabão;

- Pasta de dente;

- Omo;

- Suco de limão;

- Suco de laranja;

- Sabonete;

- Vinagre;

- Refrigerante;

- Bicarbonato de sódio;

- Hidróxido de sódio;

- Hidróxido de cálcio;

- Leite.

PROCEDIMENTOS

Na identificação de ácidos e bases, colocamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com