TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios da aposentadoria por idade

Artigo: Benefícios da aposentadoria por idade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  Artigo  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  295 Visualizações

A aposentadoria por idade, anteriormente denominada aposentadoria por velhice, exige um limite mínimo de idade para se afastar, para os homens essa idade se inicia aos 65 anos e para as mulheres aos 60 anos. Em todos existem períodos de carência, o tempo mínimo de contribuição exigido para ter direito ao benefício de se aposentar é de 180 contribuições, ou seja, quinze anos. No mais, se a pessoa não contribuiu não se aposenta., pois estas ficarão isentas de benefícios oferecidos pela aposentadoria.

Os benefícios da aposentadoria são descontos fornecidos no imposto de renda e no IPTU, Transportes gratuitamente, planos de saúde, preferência em filas, prioridade em processos jurídicos e programas habitacionais ,e até salários mínimos disponibilizados pelo INSS.

Para um idoso contribuinte, os benefícios apresentados pela aposentadoria contribuiriam para uma estabilidade em sua vida, visto que, as vantagens propiciam poucos gastos, assim, o aposentado poderia usufruir de seu salário consigo mesmo. Porém, estes privilégios da aposentadoria não são encontrados de forma igualitária em todos os locais.

Estudos realizados pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), afirma que a America Latina apresenta a pior distribuição de renda de todo o mundo. Isto se deve ao fato do crescimento da faixa etária acima de 60 anos ser maior perante a população total, como o sistema previdenciário apresenta dificuldades, a terceira idade enfrenta a velhice nas piores condições.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com