TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Animal

Trabalho Universitário: Biologia Animal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 2

A evolução dos Peixes

Os peixes são vertebrados, ou seja possuem um conjunto de cartilagens ou de ossos pequenos e encaixados denominado coluna vertebral. A coluna vertebral e responsável pela sustentação do corpo e pela proteção do sistema nervoso. Ela é também parte do sistema esquelético (ósseo) dos vertebrados. E o esqueleto desempenha ainda outras funções: ele mantém o formato do organismo, protege seus órgãos internos e, em muitos casos, é e importância vital para o movimento.

Por meio de estudos de fosseis, sabe-se atualmente que os primeiros vertebrados do planeta surgiram nos mares do período Cambriano, há cerca de 550 milhões de anos. Eram, portanto, os primeiros peixes: inicialmente, os ostracodermos; depois os placodermos.

Os ostracodermos tinham o corpo protegido por placas ósseas, mas o esqueleto não era ossificado. Eram pequenos e lentos. A maioria deles não possuía pares de nadadeiras, como os peixes atuais. Eram desprovidos de mandíbula e apresentavam boca circular. Para se alimentar, sugavam e filtravam material que chegava ao fundo do mar.

Desapareceram no período Devoniano, há aproximadamente 400 milhoes de anos. Os parentes mais próximos dos ostracodermos que se conhecem hoje são as lampreias.

Como os ostraondermos, as lampreias são destituídas de mandíbula e de pares de nadadeiras, mas o corpo não é recoberto de placas. Apresentam também boca circular e, por isso, diz-se que esses animais são ciclostomados. Quando os ostracodermos se extinguiram, os mares já eram habitados pelos placodermos. Esse grupo de peixes trazia uma adaptação que viria a ser muito importante na historia evolutiva dos vertebrados: a mandíbula. Possuíam pares de nadadeiras e uma carapaça óssea protegendo a região anterior do corpo; o esqueleto era parcialmente ossificado.

Os placodermos não eram “filtradores”como os ostracodermos, mas predadores ativos. A maioria das espécies não chegava a 1 metro de comprimento, mas algumas passavam de 10 metros.

No período carbonífero, há 350 milhões de anos, os placodermos já estava praticamente extintos. Mas seus ancestrais já tinham dado origem aos peixes cartilaginosos e aos peixes ósseos, as duas classes que conhecemos hoje.

Entre os peixes ósseos atuais, ainda subsiste um gruo de peixes “primitivos” chamados crossopterígios. Apresentavam membros rudimentares em que estava inseridas as nadadeiras. Foram elas que provavelmente deram origem aos membros dos animais terrestres.

Os crossopterigios formam hoje uma subclasse dos peixes ósseos que conta com apenas um representante vivo conhecido, o celacanto.

Atualmente os peixes podem ser classificados em condrictes também chamados peixes cartilaginosos e os osteíctes também conhecidos como peixes ósseos. Essa divisão é baseada principalmente na estrutura do esqueleto interno desses animais. Os peixes cartilaginosos apresentam esqueleto constituído de cartilagem, enquanto os peixes ósseos possuem esqueleto ósseo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com