TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia só Para Baixinhos

Artigo: Biologia só Para Baixinhos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  8.971 Palavras (36 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 36

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PONCHE VERDE

DOENÇAS CAUSADAS POR ORGANISMOS UNICELULARES E PLURICELULARES

NICOLAS FERNANDO BARBOSA – 2ªA

BIOLOGIA – ROSANA

CRISSIUMAL – RS, 23 DE MAIO DE 2014

Objetivo do Trabalho:

De cada doença exigida no trabalho, citar transmissão, causas, sintomas, tratamento e prevenção. Aprendendo um pouco mais sobre vírus, bactérias, protozoários e fungos.

Vírus

Gripe

Formas de transmissão: se transmite de pessoa para pessoa através das gotículas emitidas com a tosse ou espirros.

Causas: é causada pelo vírus influenza .

Sintomas: febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço.

Tratamento: normalmente ela é tratada com medicamentos para o alívio dos sintomas como, analgésicos, antipiréticos, descongestionantes nasais, etc.

Forma de prevenção: A principal medida de prevenção da gripe é a vacinação. A vacinação deve ser repetida anualmente e deve ser feita especialmente nos grupos de risco, idosos, crianças e doentes crônicos.

Poliomielite

Formas de transmissão e causas: é causada pelo poliovírus que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através de contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca de pessoas infectadas) e provocar ou não a paralisia.

Sintomas: a poliomielite te três tipos de infecções. Infecções subclínicas, não paralíticas e paralíticas. Aproximadamente 95% das infecções são subclínicas, que pode não ter sintomas.

- Infecções subclínica: desconforto geral ou ansiedade, dor de cabeça, garganta vermelha, febre leve, dor de garganta, vômitos. Os sintomas podem durar 72 horas ou menos.

- Não paralítica: dor nas costas, diarréia, cansaço excessivo, dor de cabeça, irritabilidade, dor nas pernas (músculos e panturrilha), febre moderada, rigidez muscular, sensibilidade muscular e espasmos em qualquer região do corpo, dor e rigidez no pescoço, dor ou rigides nas pernas, braços, costas ou abdômen, erupção

na pele ou lesões doloridas, vômitos. Os sintomas podem durar de uma a duas semanas.

- Paralítica: febre de 5 a 7 dias antes dos outros sintomas, perda de sensibilidade, sensação de inchaço no abdômen, dificuldade de respiração, constipação, dificuldade em urinar, babar, dor de cabeça, irritabilidade ou perda do controle do humor, contrações ou espasmos musculares na batata da perna, pescoço ou costas, dor muscular, sensibilidade ao toque, um leve toque pode ser doloroso, rigidez no pescoço ou nas costas, dificuldade de deglutição.

Tratamento: os sintomas são tratados com base em sua gravidade. Os tratamentos incluem: antibióticos, medicamentos como betanecol para retenção urinaria, bolsa de água quente para reduzir a dor muscular e os espasmos, fisioterapia, órteses, ou botas ortopédicas para ajudar a recuperar a força e o funcionamento dos músculos.

Forma de prevenção: a melhor maneira de prevenir a poliomielite é através da vacinação. A vacina Sabin (‘’gotinha’’) é de fácil aplicação e dever ser feita aos 2, 4, 6 e 15 meses e a criança deve receber doses de reforços anuais.

Dengue

Forma de transmissão: ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus transmissor da doença.

Causas: A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. A transmissão se dá pelo mosquito que, após um período de 10 a 14 dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida.

Sintomas: existem três tipos de sintomas. A da dengue clássica e da dengue hemorrágica.

- Dengue clássica: febre alta com início súbito (39° a 40°C), forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tontura, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, muitas dores nos ossos e articulações Dor abdominal (principalmente em crianças).

- Dengue hemorrágica: Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue clássica. A diferença é que a febre diminui ou cessa após o terceiro ou quarto dia da doença e surgem hemorragias em função do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos.

Tratamento: O tratamento da dengue se baseia no uso de remédios como o paracetamol ou dipirona para controlar a febre e diminuir as dores no corpo. Beber muita água, chá ou suco e descansar para que o corpo combata o vírus de forma eficiente.

Forma de prevenção: A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Febre Amarela

Forma de transmissão: Febre amarela é uma doença infecciosa causada por um tipo de vírus chamado flavivírus, cujo reservatório natural são os primatas não-humanos que habitam as florestas tropicais.

Causas: A transmissão da doença não é feita diretamente de uma pessoa para outra. Para isso, é necessário que o mosquito pique uma pessoa infectada e, após o vírus da febre amarela, ter se multiplicado, pique um indivíduo que ainda não teve a doença e não tenha sido vacinado.

Sintomas: febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular muito forte, cansaço, calafrios, vômito e diarréia.

Tratamento: Doente com febre amarela precisa de suporte hospitalar para evitar que o quadro evolua com maior gravidade. Não existem medicamentos específicos para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.9 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com